Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por Orientador "SANTANA, André Ribeiro de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos jogos pedagógicos na educação infantil(2023-01-24) ARAÚJO, Fernanda da Silva; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O presente trabalho objetiva resgatar as memórias do meu trajeto escolar e a importância de todo esse processo até nos dias atuais como docente e estudante no curso de Pedagogia pela PARFOR (Plano Nacional de Professores). Nesse aspecto, considero a Educação imprescindível na formação de uma criança, adolescente e adultos. É ela a chave primordial para ampliarmos nossa formação intelectual, moral e social. Através de um resgate passado eu pude lembrar e em relembrar todo o caminho percorrido da minha vida escolar até inicio da minha vida como: professora e acadêmica e acredito eu, que houve diversas superações, não há palavras para descrever o início da minha trajetória como professora, hoje me considero uma educadora. E todo esse caminho transcrito, permitiu aprender e estou aprendendo a cada dia, para que eu possa desenvolver um trabalho pautado, buscando exercer meu papel de educadora, o melhor possível, dentro das minhas possibilidades, para conquistarmos uma educação transformadora para nossos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR(2023-01-26) MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências da infância até a formação que será apresentada em forma de memorial (1989 a 2023). Nesse sentido, a construção do memorial apresentará os aspectos da trajetória de vida dificuldades, lutas e vitorias até a entrada na parfor para cursar pedagogia. Metodologia apresentará Reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração do memorial de formação permite que o processo de narrar e de escutar a si e ao Outro seja fator de busca de novas identidades profissionais e de novos conhecimentos. Assim, o memorial é um dispositivo pedagógico de reflexão crítica que reinventa o cuidado da pessoa consigo mesma e o cuidado com o Outro, fato que é de extrema relevância para o futuro profissional dá educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial EJA e SOME: os impactos na minha vida acadêmica(2023-01-23) PINTO, Aldemy Silva; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O presente trabalho sob o tema EJA E SOME: Os impactos na minha vida acadêmica traz uma abordagem sobre a minha história de vida como discente, docente e acadêmico o qual através de minhas lembranças proponho possíveis reflexões sobre as dificuldades que acompanham o aluno desta modalidade de ensino em pauta e que dificultam também o seu prosseguimento nos estudos devido a falta de domínio dos conhecimentos matemáticos, entre outros. Falo também das dificuldades que tive como aluno da EJA e do some no que diz respeito aos conhecimentos de alguns disciplinas, dentre elas a de Matemática. Essa discussão nos ajudará a perceber como estas modalidades de ensino muitas das vezes deixa muito a desejar, pois os alunos, tanto numa modalidade quanto na outra, ficam sem estudar determinados assuntos de suma importância devidos à falta de tempo. Isso nos leva a indagarmos, se nestas modalidades os alunos finalizam o cursos com muitas dificuldades, agora imagina só o que acontece com aqueles alunos que estudam uma vez por semana e conclui o ensino médio em um ano. Questões como essas nos fará refletir sobre a qualidade de ensino que alguns institutos particulares oferecerem por aí afora e repensar qual tipo de profissionais está se formando. Como professor da EJA destaco alguns aspectos positivos e negativos desta modalidade de ensino e a forma como era tratado pela escola. Para construção deste trabalho, utilizarei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, buscando estabelecer uma possível relação entre minha história e o tema proposto, através de uma abordagem qualitativa, levando em consideração uma relação dinâmica entre o sujeito e o contexto no qual está inserido. Utilizando como gênero textual o memorial que tem sido muito usado em trabalhos acadêmicos, o qual fundamentarei teoricamente através de Freire (1987) e (1996), Tardiff (2012) pois o mesmos discutem a respeito das reflexões deste memorial. Está estruturado em três capítulos, no primeiro falarei sobre o princípio de minha história de vida, no segundo sobre minha preparação profissional e no terceiro falarei sobre minha relação com a universidade. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: a vida e trajetória docente para o campo(2023-01-23) ALVES, Eva Evaristo Ferreira; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O presente trabalho o tema: A vida para as dificuldades onde se tornar pedagoga, que trás uma abordagem sobre minha vida estudantil, docente e acadêmica, o qual através do relato de minhas memórias sobre as dificuldades que acompanho o aluno. Bem como ingressar em uma instituição de ensino superior, além de mostrar a realidade que permeia a vida do aluno no meio rural, que na maioria das vezes não tem suas especialidades. Mostrarei ainda, o olhar que tenho hoje, na produção de educadora, para refletir na vida dos alunos. Para construção deste trabalho, utilizarei uma pesquisa descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, buscando estabelecer uma possível relação entre minha história e o tema proposto através de uma abordagem qualitativa, levando em consideração uma relação dinâmica entre sujeito e o contesto no qual está inserido. Utilizando como gênero textual o memorial que tem muito usado em trabalhos acadêmicos, o qual fundamentarei teoricamente através de PERRENOUD (2002) e FREIRE (1987) e (1996) IMBERNÓN (2010; 2016), PIMENTA (2001), TARDIF (2003, 2012), BRASIL (2017), RIOS (2010), pois os mesmos discutem a respeito das reflexões propostas neste memorial. Está estruturado em 7 capítulos, no primeiro falarei sobre o início da minha infância e entrada na escola, no segundo falarei sobre ensino fundamental, ensino médio e por fim sobre minha trajetória profissional, entrada e importância do PARFOR. Por fim, apresentarei os resultados desta pesquisa, buscando assim resgatar fatos importante no decorrer de minha vida e sobre os quais poderei refletir para assim entender meu papel no mundo como ser que precisa lutar diariamente para ter meus direitos respeitados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: as reflexões sobre a trajetória de vida da infância à vida acadêmica(2023-01-24) MESQUITA, Mauriza Santos; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O artigo presente apresenta meu “Memorial: As reflexões sobre a trajetória de vida da infância a vida acadêmica”. Objetivou fazer uma recordação da minha memória, resgatando o passado da infância, o ingresso na escola, ensino médio e o ingressar no curso de Pedagogia – Parfor. O ser humano enquanto cidadão precisa passar por diversas etapas no desenvolvimento pessoal e intelectual, haja vista que a infância tem a sua contribuição para outras etapas na vida adulta. O Memorial Descritivo relata não só a trajetória da minha formação escolar, mas, descreve uma síntese dos momentos marcantes de toda minha história familiar e pessoal. Enquanto formadora de opinião contribuo a minha vida acadêmica ao grande projeto do governo federal PARFOR que me instigou a fazer parte e hoje apresentando esse trabalho chego ao final dessa formação que contribuirá para minha carreira de professora do ensino da Educação Infantil. O PARFOR é acontecimento eminente aos professores que não tinha formação acadêmica, sendo uma realização do meu sonho de chegar à formação acadêmica. Durante o período de formação pude construir conhecimentos e adquiri grandes aprendizagens na assimilação das teorias e práticas no curso de pedagogia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: bastidores da formação profissional de um professor de educação básica(2023-01-24) CUNHA, João da; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Quando falamos em ensino superior nos vem à cabeça algo impossível, pelo menos para nós que viemos de baixo; Lembro que em minha cidade quando víamos um doutor passando as pessoas comentavam: - ‘’ ele se formou em tal lugar’’, -‘’não é qualquer um que consegue estudar 05 anos para estar trabalhando hoje’’, isso não acontecia somente com os doutores, precisavam ver quando passava um delegado. Tínhamos a maior admiração aos professores, que muitas das vezes não tinham nem ensino superior, davam aula apenas com magistério concluído, as vezes nem precisava de tanto. Lá na nossa realidade, nem por um segundo me imaginava concluindo hoje minha graduação, ainda mais por uma federal por intermédio da PARFOR. Os desafios foram enormes, pelo acesso à educação precária que tive em minha infância; as autoridades faziam o que podiam para amenizar a grande evasão escolar, a falta de formação dos professores, a estrutura precária das escolas, mas de fato ainda era insuficiente. Além de mostrar a realidade da dificuldade que é essa trajetória de uma pessoa humilde aos bastidores da formação em ensino superior, mostrarei também a minha atual visão de educação, visão essa que boto em pratica no meu dia a dia como educador. Ao finalizarem a leitura espero que compreendam a importância da oferta a educação superior as pessoas carentes, em como isso transforma realidades, nos traz a luz da sociedade, nos capacita a capacitar outros como nós. O ensino aprendizagem é o único meio de garantir os direitos e deveres dos cidadãos, é o único meio de garantir uma vida digna para as pessoas, é a única forma de evoluirmos. Sem estudo, sem conhecimento estamos andando a passos largos para as injustiças sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: perspectiva de educação de uma professora das séries iniciais(2023-01-24) OLIVEIRA, Cirlene de Jesus; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Minha trajetória de vida exemplifica o quanto o estudo pode ajudar a transformar realidades das quais sem ele seriam certamente precárias, minha trajetória de vida também demonstra o quanto o descaso com a educação pode atrasar a vida de alguém. Desde pequena sempre compreendia que os estudos eram a minha melhor chance de mudar a minha realidade, mas por problemas decorridos da falta de oferta de ensino acessível e da falta de sensibilidade dos profissionais da época, acabei desistindo em alguns momentos da minha trajetória de vida, mas por persistência, sempre retornava após algum tempo com o intuito de concluir os mesmos. Hoje na qualidade de professora sei que os estudos são essenciais para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que são através deles que adquirimos técnicas, metodologias, embasamentos teóricos para lidarmos com o processo de ensino aprendizagem. Visto que a formação educacional dos professores proporciona esses benefícios para o processo de aprendizado dos estudantes e sabendo que na nossa atualidade existem muitos profissionais sem essa formação exigida, surge aqui a necessidade de formação gratuita como o PARFOR para aqueles que não possuem condições de arcar com as despesas, mas que querem se profissionalizar na área em que exercem as suas prerrogativas. Exerci a função de professora de fundamental por muitos anos sem a formação nível superior, acredito que é necessária uma visão mais humanizada do processo de ensino, é necessário mais investimento na capacitação profissional, em oferta de formações e em estrutura física das escolas, pois a realidade nas instituições em que já trabalhei e já estudei em minha infância eram e são precárias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno(2023-01-23) SOUZA, Izaldo Sene de; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O tema Relação professor aluno: uma relação transcendente há sala de aula refletida na trajetória do aluno, apresentado neste trabalho em caráter de memorial tem por objetivo mostrar minha trajetória de vida pessoal, estudantil, docente e acadêmica, também trazer a luz a importância do papel que professores (as) exercem na vida e nas futuras decisões de seus discentes, o qual por meio de relatos de minhas memórias ofereço uma reflexão onde devemos como profissionais da educação ter em relação aos nossos alunos, pois em enumeras vezes assumimos o papel não apenas de professor nas vidas de cada um e que essa relação transcende o piso da sala de aula, indo para além dos muros e pátios da escola. Este trabalho está fundamentado em teóricos como Imbernón (2010), Rios (2010), Mantoan (2015), Tardiff (2012), Freire (1987) e (1996), os quais tratam de temas propostos neste trabalho. Para construir este trabalho farei uso da pesquisa de cunho descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, onde apresentarei fatos marcantes de minha infância, de como iniciei minha vida estudantil, os progressos e desafios enfrentados durante o percurso escolar e pessoal, o inicio do profissional, minha entrada numa das universidades mais renomadas e almejadas do país a Universidade Federal do Pará – UFPA, a importância do programa de formação de professores da educação básica – PARFOR e por fim expor o resultado dessa pesquisa. sempre que possível procurando entrelaçar o contexto da pesquisa com o tema abordado tendo como canal uma abordagem qualitativa propondo trazer a luz a reflexão outrora dita