IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "MARTINS, France Fraiha"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência e tecnologia digital: práticas de uma licenciatura com vistas ao ensino dos anos iniciais de escolaridade(2014-12-22) CONCEIÇÃO, Elisama Rosário da; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Este é um memorial de formação que busca refletir sobre as minhas experiências no contexto das práticas de ensino que vivenciei em minha formação utilizando as tecnologias digitais. Nos relatos que trago, selecionei duas sessões que tem como objetivo analisar as minhas práticas docentes desde a minha adolescência até minha formação inicial quando, de forma antecipada, realizei aulas na condição de ‘professora’ e como essas ações influenciaram de forma positiva na escolha da minha profissão. Trago e aponto também reflexões sobre a importância da docência antecipada para nós, licenciados do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, bem como algumas práticas associadas às tecnologias digitais. Considero formativas todas as experiências relatadas, pois me ajudou a refletir, tomar consciência dos meus processos formativos e tornar-me a docente que sou e que quero ser.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente: letramento científico e digital de uma futura professora(2014-12-22) MOURA, Monique Sandy Espírito Santo de; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Este é um memorial reflexivo na modalidade narrativa, que se baseia nas minhas experiências vivenciadas ao longo do meu processo de aprendizado na condição de aluna do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens voltada para os anos iniciais na Universidade federal do Pará. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a minha formação no contexto do letramento científico e digital, desde a educação fundamental até a graduação na perspectiva de futura professora que venho me constituindo ao longo dos meus processos de ensino e aprendizagem. Este trajeto da minha vida como discente levou-me a um auto relato reflexivo que motivou a escolha pela temática Formação docente: letramento científico e digital de uma futura professora. Produzo um memorial reflexivo que busca entrelaçar ações e reflexões que influenciaram de forma positiva as minhas futuras práticas educacionais, provendo novos conhecimentos tanto no âmbito dos conteúdos específicos quanto de questões sociais. Neste contexto, os recursos tecnológicos digitais estão agregados aos conteúdos do currículo para que nós, futuros professores, possamos transitar entre os conhecimentos tecnológicos e científicos, fornecendo condições básicas para um letramento cientifico e digital com vistas à vida social e acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital(2017-05-25) MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Sabendo do movimento de transformação e inovação que a cada dia a sociedade passa, apresento este Trabalho como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Nesta pesquisa lanço a seguinte pergunta: Em que termos o curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens tem contribuído para a constituição docente de futuros professores dos anos iniciais em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos? E as questões norteadoras que auxiliam na busca por respostas à questão principal, que são: em que termos os licenciandos mobilizam conhecimentos no âmbito do uso das tecnologias digitais durante o curso? Que ideias sobre o uso de tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais emergem do processo formativo pelo qual estão passando? Nesta pesquisa contei com a colaboração de 6 discentes do curso, que estavam cursando o 8° semestre, elegi estes colaboradores Pelos critérios de estarem no último semestre do curso e por se disponibilizarem a participar da pesquisa. Utilizei como instrumento de coleta de dados as manifestações desses estudantes no ambiente Virtual Moodle e entrevistas semiestruturadas, gravada em áudio para melhor contribuir com a análise. As análises dos resultados revelam que a formação de professores vivenciada durante o curso de graduação de Licenciatura integrada corrobora com as perspectivas indicadas no projeto político pedagógico do curso. Ainda como resultados das análises, os sujeitos anunciam as dificuldades existentes no ambiente escolar quanto a questão da implementação dos recursos tecnológicos para o ensino dos anos iniciais. Durante este estudo pude compreender que essas tecnologias são incorporadas na formação, mas ainda precisamos aproximar essas tecnologias das escolas para que essas possam ser vistas como um potencial educacional.