IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação de professores para a diversidade cultural e religiosa: um levantamento de teses e dissertações publicadas em três universidades do Pará(2020-01-03) COSTA, Rosileide Farias da; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097É notável traços e influências da matriz africana na formação da população brasileira, apesar de haver no espaço escolar uma desigualdade no tratamento da abordagem de temas da cultura negra, principalmente no que tange aos princípios religiosos. Nesse sentido, é necessário existir nos cursos de formação docente qualificação adequada de modo que o profissional esteja apto a lidar com a diversidade presente no meio escolar em que se insere. Isso contempla o que as Leis 10.639 e a 11.645 orientam ao estabelecerem a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e indígena no currículo escolar. Frente a isso, temos como objetivo analisar resumos de teses e dissertações que tratam da diversidade cultural religiosa africana na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico cujos procedimentos ocorreram em três momentos: no primeiro houve o levantamento de teses e dissertações disponíveis no banco de dados das bibliotecas de três universidades do Pará, defendidas de 2004 a 2019. No segundo, a seleção dos trabalhos e no terceiro, a análise dos resumos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam um grande distanciamento entre o que determina as diretrizes regulamentadoras desse ensino para a diversidade e a prática docente. Consideramos necessária uma formação adequada aos professores para a abordagem dessa temática, com bases sólidas para que a cultura e a história afro-brasileira possam ser transmitidas e valorizadas no meio educacional em uma prática curricular livre de medos e preconceitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre vida e docência(2017-04-24) SOUZA, Márcia Andréa Santana de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097Este Memorial de formação visa descrever retrospectivamente acontecimentos vividos por uma vida transformada pela educação: A minha vida. Como autora desses escritos, compartilho experiências ao longo de minha vida familiar, ao passo que conto meu processo de formação escolar, acadêmica e profissional. São vivências que, sob o olhar de hoje, pude redimensionar, tendo em vista toda a formação internalizada neste caminhar. Mostro a construção de conhecimentos científicos na academia e como tais saberes levaram-me à reflexão de práticas docentes na perspectiva de suas mudanças, em particular, da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Uma trajetória de vida que perpassa o sofrimento causado pelo bullying, e outras recordações, em meio a esses processos de formação e desenvolvimento como pessoa e docente. Mostro a compreensão de teorias que auxiliam meu pensar acerca de uma práxis na educação como professora que se forma finalmente para retomar essa práxis. Relato crenças e valores e as contribuições delas na conquista do maior sonho profissional: a docência. Em momento de reflexão e ressignificação da ética, amor e respeito, pude compreender o valor da experiência como um saber num movimento de ser tocada e transformada por acontecimentos vividos. Acontecimentos que me levaram à procura de respostas especificamente em meu próprio eu e fizeram-me refletir sobre meu papel como agente de mudança na educação. Enfim, todas as experiências relatadas neste memorial- com reflexões sobre momentos dolorosos, desafiantes, felizes e recompensadores- propiciaram a mim um movimento de ressignificação da maneira de ser, estar, pensar e agir no mundo em prol da educação. Ao final dele, posso dizer que venci e que finalmente serei graduada professora para então continuar minha caminhada docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA(2019-01-11) MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097A pesquisa teve como objetivos averiguar a percepção do professor egresso do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens sobre a formação matemática obtida no curso e verificar na matriz curricular do curso a ocorrência de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental I, direcionados ao aprendizado dos futuros professores. Teve como perguntas norteadoras: o que os egressos da Licenciatura Integrada têm a dizer acerca da formação matemática no curso? Os temas voltados à formação matemática dos futuros professores trazem em sua ementa a ênfase ao “o quê ensinar” e o “como ensinar”? O estudo fundamentou-se em Shulman (2014) e outros autores que tratam do ensino e formação matemática. Recorreu-se a análises do Projeto Pedagógico do Curso e das ementas, e de questionário direcionado aos egressos do curso do período regular, de 2010 a 2014. Pode-se constatar que mesmo sendo um curso novo, que tenha um discurso de inovação em sala de aula, ainda comete erros a exemplo de outros cursos de formação de professores para atuar nos anos iniciais, ou seja, a falta de conteúdos específicos de matemática que serão trabalhados durante a prática, isso se justifica tanto pelas ementas dos temas que trazem assuntos gerais quanto na fala dos egressos respondentes, expressando suas percepções sobre a formação matemática recebida no curso, por exemplo quando exprimem que os blocos de conteúdos afetos ao Ensino Fundamental I não foram todos trabalhados, bem como há necessidade de maior e melhor abordagens de assuntos matemáticos e de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática no curso.