IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "MAGNO, Cleide Maria Velasco"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica(2019-01-16) SANTOS, Rosilene Sousa dos; MAGNO, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa e o questionário como instrumento de coleta de dados (OLIVEIRA, 2008) com três professoras da escola pública. O objetivo geral deste estudo, foi conhecer e compreender os limites e possibilidades da inserção de discussões sobre a cultura de matriz indígena na escola e problematizar a subvalorização dessa cultura e seus impactos na escola para responder em que termos ocorre a inserção da História da Cultura Indígena na Educação Básica? Os resultado de nossas discussões apontaram o interesse das professoras da educação básica em tratar a temática da cultura indígena na escola, porém ressaltaram que os limites da formação e informações caricatas sobre os povos indígenas precisam ser superadas e como possibilidade de quebra de preconceitos e construção de identidades o currículo deve ser multicultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia(2021-06-21) SILVA, Edna Maria dos Santos da; MAGNO, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541No contexto atual da educação, com a mudança brusca da forma de ensino que passou do presencial para o ensino remoto, é necessário que se investigue as mudanças ocorridas nas práticas pedagógicas de professores da rede pública de ensino. Nesse sentido, levantei a seguinte questão: em que termos os professores expressam percepções em relação às suas práticas educacionais em tempos de pandemia? O objetivo foi compreender as percepções sobre as práticas de professores nesse cenário, além de explicitar as práticas educacionais no período da pandemia, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas. Assumo a Pesquisa Narrativa, tendo como objeto, os depoimentos de três professores da Educação Básica da rede municipal de ensino de Belém, manifestada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas via aplicativos digitais. Tais entrevistas constitui o corpus da pesquisa que foi analisada por meio da análise textual discursiva. Nas percepções dos professores o ensino remoto, como o ensino presencial, só pode ser desenvolvido na sua totalidade com o contato direto entre alunos e professor, e que essa falta de contato aliada a um déficit de acesso a tecnologias digitais (smartphone e internet), contribuíram para a regressão no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento digital no período pandêmico: percepções de uma professora na modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)(2022-06-06) OLIVEIRA, Aline Silva; MAGNO, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541Trabalhar o letramento digital é uma tarefa desafiadora para a educação principalmente nesse período de pandemia da Covid-19 no qual estamos vivenciando. Esses desafios se ampliam ainda mais quando observamos as práticas educacionais na modalidade Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) já que os desafios nas práticas de leitura e escrita para esse público se apresenta de forma acentuada, e quando tratamos de letramento digital, os desafios aumentam ainda mais. Nesse sentido, o presente trabalho é uma pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, cujo objetivo é compreender como ocorre a inter-relação das práticas de leitura e escrita na modalidade EJAI, por meio da percepção de uma professora, buscando também identificar as competências das práticas frente ao letramento digital. A metodologia empregada na pesquisa consiste na obtenção e análise de depoimentos sobre o tema em questão com uso da Análise Textual Discursiva associada ao software Iramuteq. Concluímos que o meio digital utilizado na EJAI se apresenta como uma ponte de comunicação, mas não de fato uma ferramenta que propicie o letramento digital, pois a medida tomada para uso das ferramentas digitais ainda não pode ser considerada um processo ideal de construção do letramento digital, pois há uma notória separação dos processos tradicionais com a utilização dos meios digitais. O que necessita ser feito é uma conciliação dos saberes antigos com os novos conhecimentos tecnológicos, não os colocando à parte, mas em conjunto. Essa prática permitirá a (re)construção de práticas e habilidades necessárias para o aprendizado do letramento digital.