IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "LEVY, Lênio Fernandes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de articulações entre: contexto amazônico, saberes docentes e resolução de problemas matemáticos(2017-04-24) NASCIMENTO, Janderrier Aleteia Vasques do; LEVY, Lênio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1171794682934046; https://orcid.org/0000-0002-8513-9460Este trabalho voltou-se para a tentativa de percepção de determinados saberes passíveis de aquisição (ou de construção) por professores ao longo de suas vidas pessoais e profissionais. O intuito foi o de verificar se educadores manifestavam – em seus depoimentos sobre Resolução de Problemas Matemáticos – influências ligadas às suas vivências culturais, ou melhor, influências vinculadas ao contexto amazônico. Realizou-se uma pesquisa com duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém, Pará, cujos dados foram coletados por meio de entrevista e de questionário. Tentou-se verificar se docentes que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao manifestarem saberes do conteúdo (matemático) e saberes pedagógicos do conteúdo (matemático), expressavam aspectos da cultura local quando de suas falas e/ou de seus depoimentos escritos acerca da tendência metodológica chamada Resolução de Problemas Matemáticos. Concluiu-se que houve / há repercussões (nos saberes dos docentes investigados), embora em grau extremamente reduzido, de aspectos da cultura amazônica quando de manifestações (por parte dos professores) acerca da formulação e da resolução de problemas matemáticos.