IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "FREITAS, Nívia Magalhães da Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes(2018-02-22) LEÃO, Cássia Nunes; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964; https://orcid.org/0000-0002-8202-975X; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661; https://orcid.org/0000-0002-6838-478XO corpo tem sido objeto de estudo de diversos campos das ciências, na perspectiva de compreendê-lo em sua multidimensionalidade. Entretanto, a despeito desse fato, no ensino de ciências, apresenta-se o corpo humano dividido em “partes”, cuja abordagem pauta-se nas perspectivas anatômicas e fisiológicas. A abordagem do corpo humano requer, para além de sua incidência sobre a dimensão biológica, a consideração dos acontecimentos contemporâneos. Buscamos, por meio da materialidade mediadora do teatro (produção de esquetes teatrais), compreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo o tema corpo humano, contribui para a apreensão crítica e reflexiva de uma das dimensões que o constituem – a dimensão social, precisamente na abordagem do tema obesidade, como uma cena social dos tempos atuais. Adotamos a pesquisa-formação, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa estavam representados por três licenciandas do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. As narrativas das licenciandas foram submetidas à análise interpretativa. Os resultados da experiência revelam que as licenciandas construíram um discurso cênico com criticidade e criatividade, precisamente ao experimentarem um modo próprio de problematização dos aspectos associados à obesidade. Por sua vez, as licenciandas colocaram em evidencia o cotidiano da sociedade, associado aos tempos modernos, notadamente no que diz respeito à celeridade da vida atual na configuração de comportamentos alimentares obesogênico, afastando-se da compreensão do corpo humano desvinculado da sociedade, com todos os seus enredos circunscritos.