IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "CONTENTE, Ariadne da Costa Peres"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará(2018-01-26) FREITAS, Renan Ferreira de; SANTOS, Elizabeth Diana Cardoso; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Este estudo teve como objetivo conhecer quais os saberes mobilizados pelos estudantes participantes do curso: Formação Inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços não formais acerca de práticas educativas vivenciadas em espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem. Assim, para que se pudesse conhecer o que os estudantes expressam sobre espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, fizemos uso de três questões norteadoras para que eles pudessem expressar quais foram os saberes mobilizados acerca do tema. Foram no total16 participantes no curso, sendo eles alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, do campus de Bragança, Pará. Consideramos que o curso, de uma forma geral, alcançou seus objetivos, pois, as atividades propostas foram realizadas de forma proveitosa. E mesmo que alguns estudantes já tenham conhecimento ou tivessem vivenciado atividades lúdicos nesses espaços, muitos apresentam um entendimento confuso sobre o uso dos espaços não-formais e ensino por meio de atividades lúdicas. Com o estudo podemos constatar, em diversos trechos das falas dos alunos, momentos em que eles destacam os aprendizados proporcionados pela experiência vivenciada. As ações do curso são uma forma de instigá-los a estudar e pesquisar mais sobre o tema, para assim melhorar suas abordagens e concepções quando em prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepção de alunos do 5º ano do ensino fundamental sobre meio ambiente(2017-04-24) SAMPAIO, Kelly Cristina Rocha; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção sobre Meio ambiente de alunos do 5°ano do ensino fundamental de uma escola em convênio com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) localizada no bairro da Terra Firme na cidade de Belém. A turma com 24 alunos foi dividida em seis grupos com quatro integrantes cada. Cada grupo respondeu livremente três perguntas sobre Meio ambiente sendo duas delas, orientadas a serem respondidas por meio de desenhos. Os resultados obtidos revelaram que apesar da categoria “Natureza” ter uma forte expressividade por meio dos desenhos, a categoria “Problema Ambiental” também teve uma grande representatividade nas respostas escritas onde os alunos demonstraram estar cientes dos problemas ambientais no que diz respeito ao descarte de resíduo.