IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "CARVALHO, Francisca Maria"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA)(2018-03-05) COSTA, Selma do Socorro Pinheiro; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é um ensino destinado a jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso ou não puderam concluir o estudo na idade certa. Através da pesquisa efetuada com esse público, levantamos o seguinte questionamento: como é conduzido a leitura e a escrita nas diferentes áreas da Educação de Jovens e Adultos? Pressupomos que as aulas de leitura e de escrita na Educação de Jovens e Adultos ocorrem de forma interdisciplinar, permitindo aos alunos ler não somente os textos escritos, mas o mundo e a si mesmo. Dessa maneira, nosso objetivo principal foi refletir sobre a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos, especificamente, demonstrar os procedimentos pedagógicos utilizados nas aulas de leitura e escrita de todas as disciplinas da Educação de Jovens e Adultos na 1ª Totalidade; apresentar um roteiro pedagógico de leitura e de escrita para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Participaram desta atividade 2 (dois) estudante da Educação de Jovens e Adultos da 1ª. Totalidade, turno da noite. Esta investigação ocorreu em três momentos. No primeiro, realizou-se a observação das aulas na Escola Estadual Augusto Olímpio em Belém-PA. No segundo momento, desenvolveu-se uma atividade pedagógica sobre a alimentação saudável, por meio do texto “O Menino que não gostava de comer alimentos saudáveis” de Faglioli e Nasser (2008). No terceiro momento, analisou-se as provas das disciplinas Português, Matemática, História/Geografia e Ciências, realizadas pela professora regente. Os resultados apontaram que os alunos da EJA alguns conseguem ler e escrever e entendem o que respectivamente escrevem e que outros ainda não conhecem nem o alfabeto, nas provas acertaram mais questões de Ciências e História/Geografia do que em Português e Matemática, respectivamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos(2019-12-13) FRANCO, Dayse do Socorro Assunção; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Tivemos como objetivo principal averiguar o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas. Especificamente, identificar a importância do uso da primeira língua dos surdos, a Libras, para aquisição de uma segunda língua, o português escrito. Adicionalmente, analisar a aquisição de leitura e escrita da língua portuguesa como segunda língua para surdos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental 1. Levantamos a hipótese de que crianças surdas que adquirem Libras e português ao mesmo tempo terão dificuldade no processo de aquisição de leitura e escrita de uma segunda língua, no caso do Brasil, o português escrito, uma vez que elas chegam à escola sem a primeira língua (L1). Nessa perspectiva, adotamos a teoria de Soares (2003), que declara que os processos de alfabetização e letramento são simultâneos e interdependentes, porque envolvem conhecimentos, habilidades e competência. Chomsky (1957 apud Quadros, 1997) defende que todo ser humano precisa ter acesso o quanto antes à sua primeira língua para adquirir uma segunda língua. Para Quadros (1997), alfabetização e letramento para surdos só serão eficazes se considerarmos o tipo de língua a que eles estão expostos. Participaram dessa pesquisa 4 alunos do 1º e 2º anos de escola pública estadual de ensino especializada para surdos na cidade de Belém, com surdez e outras deficiências. O material da pesquisa foi composto por 9 atividades pedagógicas elaboradas pela professora das crianças surdas mencionadas. Também foi realizada uma entrevista oral com essa professora regente. Os dados confirmaram que as crianças surdas estão em processo simultâneo de aquisição da primeira língua, a Libras, e da segunda língua, o português escrito, pois vivem em ambiente ouvinte e não têm domínio da sua língua natural. Tais evidências nos permitem inferir que o processo de alfabetização e letramento exigirá dessas crianças surdas um esforço enorme para que elas possam internalizar a sua língua nativa e a leitura e a escrita do português.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de significação da criança surda através dos sentidos corporais(2018-12-19) PEREIRA, Isabelly Coutinho; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Tivemos como objetivo, principal, compreender o processo de construção da significação inata a partir dos sentidos corporais. Especificamente, identificar a habilidade de compreensão e produção dos sentidos corporais da criança surda dos anos iniciais. Registrar a importância do contexto no processo de significação e o aspecto social da cognição da criança surda. Pressupomos que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir dados contextuais que compõem sua vida diária. Nesta perspectiva, adotamos como aporte teórico Quadros (1997) sobre aquisição da linguagem (AL) em crianças surdas. Participaram deste estudo 4 alunos surdos da educação infantil de uma Unidade de Ensino Especializado na cidade de Belém-Pa, com idades entre 6 e 8 anos, sendo duas do sexo feminino e dois do sexo masculino. O material da pesquisa consistiu de um vídeo de 15 minutos referentes aos sentidos dos participantes: visão, olfato, paladar, tato e audição. Os dados confirmaram que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir de dados contextuais que compõem sua vida diária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações semânticas entre língua materna e matemática: uma conexão possível(2018-03-09) MACIEL, Márcio José Duarte; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Neste estudo apresentamos a relação semântica entre a língua materna e a linguagem matemática. Especificamente, descrevemos a impregnação mútua entre a Língua Materna e Matemática; analisamos a metáfora e a polissemia na relação de dependência entre a Língua Materna e a Matemática; buscamos contribuir no ensino-aprendizagem da Língua Materna e da Matemática na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Adotamos como aporte teórico Machado (1993) que apresenta a impregnação da mútua da língua materna e da língua Matemática. O material do estudo compôs 10 (dez) expressões retiradas de Machado. Destas expressões analisamos 10 (dez) palavras com funções matemáticas e linguísticas: denominador, coordenadas, arestas; tangente; ângulo, retidão; xis; círculo; esfera; infinitas. Desta forma, examinamos primeiramente as palavras; em seguida, o significado delas nas expressões no contexto social. Os resultados confirmaram a teoria de Machado (1993) de que há uma relação mútua entre a Língua Materna e a Matemática.