IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "BARROS, Jônatas Barros e"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos do discurso de José Veríssimo sobre o Colégio Americano na Belém da Belle Époque(2019-01-27) LEAL, Rubens da Silva; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056O presente trabalho busca analisar e tentar compreender os parâmetros educacionais postos em prática no Colégio Americano, fundado e dirigido por José Veríssimo. Através da obra Notícia Geral Sobre o Colégio Americano (1888) fazer um levantamento de todo o programa de ensino e instrução, principalmente da instrução primária e assim verificar em quais pensamentos filosóficos e científicos serviram de base para a construção da grade curricular do Colégio. Especificamente, o objetivo deste trabalho é tentar compreender como esse modelo educacional de Veríssimo postos em prática no Colégio Americano se enquadravam na sociedade vivida em Belém do fim do século XIX, baseado nos aspectos sociais e culturais da Belém da Belle Époque.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia(2019-01-09) SERRA, Lucivaldo Nascimento; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056O presente trabalho baseia-se na proposição teórica de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre a conservação de energia. A SDI tem como referenciais teórico-metodológicos a alfabetização científica e o ensino por investigação. Isto é de suma importância para uma proposta de ensino que tem por objetivo fazer com que os docentes despertem nos alunos a compreensão das energias existentes. Assim, com o intuito de levá-los a terem acesso aos conhecimentos científicos, faz- se necessário uma elaboração da linguagem e da epistemologia da ciência pelos docentes. Partindo destas informações iniciais, a sequência didática proposta tem como seu ponto crucial, o modo de se obter energia limpa através da consciência da conservação de energia, a partir de atividades que desenvolvam habilidades do fazer científico nos alunos, tais como: o teste de hipóteses, a argumentação, trabalharem com dados, dentre outros. Assim, a alfabetização científica e o ensino por investigação proporcionarão um ambiente pedagógico que possibilite ao estudante ampliar a sua visão de mundo e torná-lo capaz de modificar a sua própria realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento científico expresso em histórias em quadrinhos elaboradas por sócios-mirins do clube de ciências da UFPA(2022-07-13) Silva, Edson José Monteiro da; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056Este trabalho tem por objetivo analisar sobre o letramento científico em seus aspectos educacionais,como pode ser utilizado para alfabetizar letrando os alunos dos Anos iniciais, utilizando histórias em quadrinhos retiradas dos alunos do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. Desta forma, inicialmente serão discutidos os benefícios educativos e sociais que um processo de letramento científico bem feito pode trazer para os estudantes, para justificar a importância da inserção, de forma mais incisiva e categórica, de atividades de letramento científico desde os primeiros anos de alfabetização dos alunos. Em seguida são apresentadas e analisadas quatro histórias em quadrinhos produzidas por sócios mirins do Clube de Ciência da UFPA, produzidas para estimulá-los a demonstrar seus conhecimentos científicos com relação às bactérias e outros agentes que podem atacar o organismo do ser humano. Analisamos nestas histórias como ocorreu e se ocorreu letramento científico distinguindo-o da pura e simples alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludicidade e prática investigativa: o campeão de cambalhotas para ensinar energia mecânica no 5° ano do ensino fundamental - um relato de experiência(2019-12-27) SANTOS, Raimundo Wilson Fernandes dos; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre a utilização do brinquedo Campeão de Cambalhotas, para ensinar conservação de energia mecânica, a alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosalina Alvares Silva Cruz. A aula foi planejada com princípios do ensino lúdico e de práticas investigativas no ensino de ciências. Foi elaborada uma sequência que envolveu distribuição da turma em 6 grupos, em que cada grupo deveria produzir um campeão de cambalhotas, medir o tempo de descida do brinquedo em uma rampa inclinada e encontrar uma estratégia para diminuir o tempo de descida do campeão de cambalhotas. Ao longo do cumprimento dessas etapas, se trabalhou os conceitos de transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética e conservação de energia mecânica, os quais foram aprendidos pelos alunos de modo significativo, como ficou evidenciado nos registros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes astronômicos na escola normal do Pará: a disciplina cosmografia (1900 -1924)(2017-04-26) SOUZA, Elenton Oliveira de; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056O presente texto busca verificar e compreender os conhecimentos de astronomia na disciplina Cosmografia na Escola Normal do Pará. Iremos fazer a pesquisa através de levantamento bibliográfico, de Jônatas Barros e Barros e Paulo Henrique Sobreira e outros, e a análise de documentos do programa do currículo da Escola Normal do Pará no período de 1900 a 1924, com o objetivo de verificar os saberes astronômicos ministrados na disciplina Cosmografia, analisando fontes primárias da Escola Normal do Pará e verificar qual professor regente e o livro texto adotado na Escola Normal. O texto irá relatar uma breve história da Escola Normal do Pará, a disciplina Cosmografia, o conceito de Cosmografia no contexto temporal e quais seus conhecimentos de astronomia ela nos apresenta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia(2019-12-27) SOUSA, Rafael Costa de; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de letramento do pensamento de Magda Soares e outros pares do Ensino de Astronomia como Nadir e Langhi e outros que realizaram trabalhos com simuladores. A metodologia e a pesquisa aconteceu em uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Renato Franco , a problemática do estudo é sobre as concepções de astronomia por meio da utilização de um Simulador chamado Google Sky. A pesquisa ocorreu durante o estágio III, que é um estágio específico em turmas da EJA, que está inserido no 8˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Nas análises e discussões é possível realizar verificações por meios de desenhos e hipóteses levantadas em formas de diálogos e o questionário proposto.