IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental(2017-04-30) MIRANDA, João Vagno da Costa Silva; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924A educação financeira de uma criança abrange componentes que vão além dos conceitos econômicos, sendo importante uma atenção especial à preparação dos mais novos quanto ao uso correto do dinheiro, para que cresçam responsáveis e bem informados. Pensando nesta problemática, este artigo, , tem por objetivo principal, mostrar a importância da educação financeira na infância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-03-01) NUNES, Valdilene Mendes; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924No presente trabalho tenho como objetivo investigar se o ensino de geometria vem acontecendo nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas em que realizei meu estágio obrigatório e não obrigatório, para responder tal objetivo fiz um levantamento teórico acerca da área geometria, haja vista que a referente pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que para a coleta de dados realizei uma entrevista semiestruturada com quatro professores que atuam nos anos iniciais todos com formação em pedagogia, sendo três de uma mesma escola Estadual e um de uma escola Municipal. Desta forma diante da análise foi possível perceber que apesar de muitos professores tentarem atribuir um sentido a geometria, ainda é muito difícil à revalorização desse ensino nos anos iniciais, com isso possibilitando a alguns professores a decisão de relegarem a disciplina para segundo plano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexão acerca do ensino de geometria no brasil: o uso do jogo para esse ensino nos anos iniciais(2017-04-20) SILVA, Márcia Raimunda Martins da; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924Refletir sobre o ensino de Geometria nos Anos Iniciais, e por meio dele utilizar os jogos como peça fundamental. Trabalhar o uso correto do ensino Geometria para alunos dos anos iniciais, foi o meu principal foco. Usar o lúdico para ensinar geometria, onde predomina ainda a abstração foi um diferencial em meu trabalho, no Estágio Supervisionado pude desempenhar com mais afinco utilizando os jogos, com os alunos do Ensino Fundamental Menor (8 / 11 anos). Utilizei a sala de aula como fonte de pesquisa para minha tese, a necessidade de compreensão e assim tornar as aulas de Geometria mais prazerosas, onde todos pudessem aprender e entender por que Geometria é tão importante, principalmente nos Anos Iniciais, onde surgem todos os questionamentos e dúvidas relacionadas a esta disciplina. Como resultado de minha pesquisa qualitativa, foi a grande aceitação dos jogos para o aprendizado de Geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexão acerca do tema tratamento da informação nos anos iniciais de escolarização(2016-06-10) MIRANDA, Fernando da Silva; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924Nessa presente pesquisa sobre o tratamento da informação nos anos iniciais tem como principal foco a parte de tabela e gráficos, tento como objetivo de mostrar as dificuldades do ensino-aprendizagem sobre a parte de tabelas e gráficos, tento como base de pesquisas os relatos dos professores na área dos anos inicias os documentos oficiais que são, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e a Base Nacional Comum Curricular os livros didáticos. Pude chegar a conclusão que através dessa pesquisa concluir que os problemas de ensino-aprendizagem pode ser resolvidos de maneira simples num assunto tão rico para ser explorado pelos professores trabalhando com fatos do cotidiano do aluno trazendo para dentro da sala de aula assuntos que faz com que os alunos tenha interesse em aprender e com isso ser torna uma adulto com autonomia, com a capacidade de solucionar problemas do seu cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões de um acadêmico em licenciatura integrada: experiências, vivências e memórias na formação educacional(2016-06-15) VASCONCELOS, Mauro Duarte de; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924O trabalho de conclusão de Curso (TCC) em questão apresenta as reflexões do acadêmico Mauro Vasconcelos discente do curso Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará elencando suas múltiplas experiências no contato com a vida acadêmica e a aplicação do conhecimento produzido em pesquisa e análises práticas, bem como suas vivências e como foi tocado pessoalmente ao logo deste processo revivendo esta intensa trajetória de vida por meio de suas memórias, ou seja, daquilo que o marcou e se eternizou em sua história. Nos capítulos existentes, refaço minha trajetória de vida desde o primeiro contato com a educação perpassando pelo meu estudo em níveis fundamental e médio no sistema regular e as dificuldades apresentadas que servem como base de análise até o período hodierno. Aliado a isto, elenco minhas experiências no contexto acadêmico expondo as pesquisas voltadas à inclusão e ao papel do professor, bem como a análise da relação professor aluno no contexto do desenvolvimento e da aprendizagem, aproveito ainda para destacar minhas experiências práticas ao falar do estágio. Trata-se de uma revisitação ao meu passado para que se possa compreender, de modo aprofundado e repleto de experiências, como um profissional é formado pela união entre os conhecimentos repassados e as situações vivenciadas por toda sua vida, de modo intrínseco.