IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências e meio ambiente: a concepção de alunos do Ensino Fundamental I sobre poluição do ar(2019-12-17) CRUZ, Juliana Soares da; OLIVEIRA, Endell Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7851301942139700; https://orcid.org/0000-0001-7799-7126; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646O ar é um significativo elemento do ambiente, contudo, a maior parte da população não possui uma sensibilização sobre as problemáticas existentes que envolvem o ar. O presente artigo propõe-se examinar qual a concepção que os alunos do Ensino Fundamental I possuem acerca desta poluição. O objetivo deste trabalho é analisar como os alunos relacionam a poluição do ar com os diversos problemas causados na sociedade, e como o uso da Educação Ambiental pode promover pensamentos diferenciados a partir da sua aplicação em sala de aula. O trabalho foi realizado em uma escola da rede pública de ensino de Belém, e os sujeitos participantes foram 23 alunos do 3ano do Ensino Fundamental. A pesquisa está fundamentada em uma pesquisa qualitativa e como metodologia foi usada roda de ciências, utilização de música e varal de desenhos. Para a investigação dos resultados foi utilizada a Analise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados pode-se inferir que os alunos entendem sobre a poluição do ar, e após a aula houve uma melhor compreensão acerca dos conceitos abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará(2019-12-17) SANTOS, Francisco Avelar; OLIVEIRA, Endell Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7851301942139700; https://orcid.org/0000-0001-7799-7126; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646Os espaços não formais de ensino é um grande aliado na formação de Educadores e também para discentes da Educação Básica. Assim, o seguinte artigo teve como objetivo principal investigar as concepções de um professor formador de professores dos anos iniciais sobre o potencial do Planetário do Pará para o ensino de ciências. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como um professor formador de professores dos anos iniciais enxerga a importância do Planetário do Pará no ensino de ciências como espaço não formal de ensino? O trabalho tem uma abordagem de cunho qualitativo e os resultados da pesquisa estão pautados na análise do relato escrito pelo docente formador de professores de ciências para os anos iniciais. Os resultados apontaram que o Planetário do Pará se tornou uma importante ferramenta de apoio pedagógico, pois desperta o encantamento, a imaginação, o fascínio pela origem do universo naqueles que o visitam, e isso os incentiva a buscar cada vez mais assuntos que se relacionem com o tema.