Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "CUNHA, Débora Alfaia da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura(2021-01-22) CUNHA SOBRINHO, Pamille da; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O texto apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que contou com análise de artigos sobre avaliação da aprendizagem e sobre avaliação na perspectiva da educação inclusiva. O estudo incluiu a análise de 16 artigos, selecionados a partir de uma consulta ao banco de dados do Scielo. Os critérios para a escolha dos artigos foram à presença das palavras-chave: aprendizagem, avaliação e atendimento educacional especializado, sendo excluídos os artigos que não correspondiam aos critérios de seleção. Dessa forma, a partir do referido levantamento, o procedimento seguiu o caminho metodológico: resumo, descrição das pesquisas e comparação dos estudos, identificando os sujeitos da pesquisa, a metodologia e os resultados. A análise dos diferentes artigos evidencia que a avaliação, tanto dos alunos sem deficiência quanto dos com deficiência, é um processo em construção que requer a mudança e a melhoria de vários aspectos, com destaque ao aperfeiçoamento profissional dos docentes. Assim, as pesquisas indicam a formação continuada e a capacitação de professores e demais servidores da escola, como uma condição prévia para que ocorra, de fato, uma avaliação emancipatória e formativa, tão necessária a inclusão no âmbito escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corporeidade nas práticas pedagógicas da educação infantil(2023-12-18) NASCIMENTO, Jaqueline Santos do; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O estudo tem como objetivo compreender de que forma a corporeidade se expressa nas diferentes práticas cotidianas de uma escola pública de educação infantil. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, se constituindo em uma pesquisa exploratória sobre a temática. Para coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturas, gravadas com duas professoras de uma escola municipal da cidade de Castanhal/PA no ano de 2023. Após análise, os resultados foram organizados em 3 categorias de debate. A primeira categoria denominada “sobre o corpo que se mexe”, apresenta-se questões sobre o comportamento, movimento corporal e o desenvolvimento da motricidade das crianças. Em “alimentação, higiene e cuidados com o corpo infantil” debate-se sobre as formas que as professoras buscam para promover hábitos de autocuidado e de autonomia entre os discentes. A última categoria, “sobre o corpo infantil e as demandas sociais”, demonstra como os debates contemporâneos, colocados por diferentes legislações, chega ao currículo de educação infantil, trazendo discussões relevantes à corporeidade, como a prevenção ao abuso infantil, inclusão, igualdade de gênero e consciência étnico-racial. Os resultados indicam que tais categorias permitem visualizar como os participantes da pesquisa incluem a corporeidade nas suas práticas. Conclui-se que a corporeidade é um instrumento importante como prática pedagógica e indispensável para o desenvolvimento da criança, precisando o docente estar atento as manifestações corporais da criança e entender a importância de trabalhar a corporeidade, em suas múltiplas manifestações, no cotidiano da educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma cumbuca cheia de saberes: a alimentação segundo as crianças dos anos iniciais(2023-12-18) SANTOS, Gessy Sousa dos; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este artigo deriva de uma pesquisa realizada com crianças do 3o e 4o ano dos Anos Iniciais de uma escola pública na periferia de Castanhal/PA, centrando-se na temática da alimentação. Possuindo o objetivo de fornecer visibilidade aos saberes das crianças sobre a temática da alimentação. A fundamentação teórica segue as contribuições da Sociologia da Infância, com sua ênfase no protagonismo das crianças. O artigo adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa exploratória, realizada por meio de rodas de conversa, registro das aulas em diário de campo, contação de histórias com produção de desenhos e cartas. Nos resultados observamos os aspectos da influência da indústria alimentícia nas falas das crianças quando elas indicam os nomes das marcas dos produtos que consomem como, Todinho, Orion e outros. As falas das crianças também apontaram certas evidências da normatização de falas violentas durante as refeições, entre outros. Desse modo, concluímos que as crianças apresentaram seus saberes sobre alimentação correlacionando informações que foram adquiridas no contexto escolar com suas vivências pessoais e com os diálogos estabelecidos entre os próprios alunos durante a pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá(2019-07-22) AMARAL NETO, Paulo Damasceno do; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Trabalho de Curso (TCC) denominado “Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Pará / campus Guamá” é a finalização de um ciclo de estudos na graduação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos em comunidades remanescentes quilombolas e no projeto de Extensão Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira – LAAB, projeto coordenado pela professora Drª Débora Alfaia da Cunha. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa na modalidade de estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semi estruturadas, focadas na experiência de entrada e permanência, de três discentes do curso de engenharia civil da UFPA - Campus Guamá. A pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e permanência desses alunos no referido curso, identificando dificuldades e especificidades desse trajeto acadêmico. Os resultados indicam o sucesso da política de acesso por cota. Contudo, também evidenciam que esses alunos precisam, para o êxito de sua permanência, de um maior acompanhamento por parte da instituição, uma vez que apresentam dificuldades de entrada que podem resultar em imediato abandono do curso. Entre as dificuldades, destacam-se o óbice entre o ensino de matemática recebido na educação básica da rede pública e o demandando pela universidade, bem como as necessidades de moradia e de alimentação. Além disso, na adaptação desses alunos, urge a elaboração de políticas de combate ao racismo institucional, ainda vivenciado por esses sujeitos ao longo do percurso acadêmico. Apesar dos obstáculos e desafios para a inclusão da diversidade na UFPA, as conclusões indicam que a inclusão de alunos quilombolas é uma política importante no avanço na cidadania dos homens e mulheres negras da Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores(2018-11-19) BARROS, Jaquiele de Aquino; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos, sociais; bem como sua formação plena enquanto sujeito social e crítico. Neste viés, pretende-se fazer uma releitura de um dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico nas instituições de Ensino Infantil: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, tendo como base, entrevistas semiestruturadas com três docentes da escola “Arco-Íris do Saber”, situada no município de Ipixuna do Pará. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa de estudo de caso. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Andrade (2010); Brasil (2010); Freire (1982); Kramer (1993), Leite e Carvalho (2017). Nessa perspectiva, os resultados mostram que as educadoras desenvolvem pedagogicamente ações e atividades potencializadas pelos princípios norteadores. Evidencia-se, assim, que as problemáticas mais frequentes na instituição dizem respeito ao espaço físico e a carência de materiais pedagógicos que contemplem o público da educação infantil. E, que as professoras entrevistadas não dominam os aportes teóricos abordados sob o viés dos princípios norteadores, no entanto, suas práticas cotidianas condizem com os ideais de tais princípios. Conclui-se que, apesar das problemáticas frequentes na instituição, o principal incentivo ao trabalho diário com crianças, está relacionado aos sentimentos que envolvem os cuidados e o ensino diário com as crianças. O amor/afeto sem dúvidas é o grande motivo pelo qual sustenta a prática educativa na escola “Arco-Íris do Saber”, um amor competente, compromissado e carregado de comprometimento com o conhecimento infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA(2018-11-21) MONTEIRO, Victor Ferreira; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado temos uma formação inicial fragilizada, onde as Instituições de Ensino Superior (IES) tem parcela de contribuição, pois são elas que primeiro preparam o docente para atuação na educação básica. Doutro, a carência de políticas públicas de formação continuada dos órgãos federais, estaduais e municipais, sobre um viés professor pesquisador-reflexivo, dotado de habilidades e competências para uma boa atuação na sala de aula. Neste sentido, o referido trabalho objetivou investigar como os professores dos anos inicias do ensino fundamental avaliam a sua própria prática pedagógica no ensino de matemática, sob a perspectiva reflexiva, tendo em vista a construção do seu professorado. Para isto, seguimos os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista com questões semiestruturadas destinadas a três professores atuantes pela Escola Municipal Maria de Nazaré. Evidenciamos uma prática pautada na repetição e nas experiências profissionais, mas que se preocupa com a contextualização dos conteúdos. Uma prática pedagógica carente de formação continuada, bem como destacamos no inventário de recursos, que demonstra a ausência de conhecimentos didático-metodológico necessário que permita a adequada utilização de recursos mais complexos. É importante criar condições para que o professor seja sujeito do seu professorado, para que a prática de amanhã seja melhor do que a prática de hoje.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identidade e negritude: cor negra e cabelo crespo sob o olhar de alunos de uma escola pública no km 14, Irituia (PA)(2018-11-19) AMORIM, Francisca Andréia Gonçalves de; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de alunos adolescentes sobre a estética negra, a partir de seus olhares sobre o cabelo crespo e a cor negra, na perspectiva de evidenciar as implicações destas concepções no processo de afirmação e valorização da identidade negra. Para tanto, aborda considerações históricas, sociais e educacionais que perpassam contextos de opressão e empoderamento das relações étnico-raciais do país. Nos procedimentos metodológicos da pesquisa, utilizou-se o enfoque de estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa, na qual os sujeitos pesquisados foram 78 alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da escola Nicolau Neres da Silva, localizada no Km 14, município de Irituia, estado do Pará. Como aporte teórico das discussões, foram utilizados autores como Gomes (2002, 2003), Munanga (1999, 2009), Domingues (2008), Figueiredo (2002), e Oliveira (2015). Com base nos resultados da análise, constatou-se que as concepções dos alunos acerca da estética negra em sua grande maioria são positivas, apontando avanços significativos nas problemáticas da questão racial do país, no entanto, essas concepções ainda se mostram insuficientes para a efetiva afirmação e valorização da identidade negra. Os dados também apontaram para a ocorrência de discriminações com a cor negra e o cabelo de ancestralidade africana na escola, e que estas acarretam problemáticas no convívio escolar e na aceitação da negritude.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura(2022-12-27) MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos.