Graduação - CUNTINS
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Navegando Graduação - CUNTINS por Orientador "MARTINS, Egídio"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise ergológica: implicações da pandemia nas práticas pedagógicas de professoras da E.M.E.F Francisca Arnould de Pina, Cametá-Pa e os desafios do retorno ao ensino presencial(2025-02-21) FREITAS, Whellen Lopes de; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461A pesquisa foi realizada no período de setembro a dezembro de 2023, investigando as implicações da pandemia na prática pedagógica das professoras e o processo de ensino aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Francisca Arnold de Pina no município de Cametá–PA, localizado na mesorregião da Amazônia Tocantina, no interior do Estado do Pará. Com objetivo central de identificar os desafios enfrentados pelos professores e as estratégias adotadas para lidar com as dificuldades de ensino remoto e garantir a continuidade do aprendizado. Se adotou como metodologia a pesquisa qualitativa, para coleta de dados utilizou-se a entrevista com professoras atuantes na escola, a análise foi feita a partir da autoconfrontação na óptica da ergologia. Nesse sentido conclui-se que o retorno às aulas presenciais revelou discrepância no nível de aprendizado dos alunos, com alguns alunos enfrentando dificuldades para acompanhar os novos conteúdos devido ao déficit de aprendizado durante a pandemia, para mitigar esses impactos negativos, é fundamental que os educadores ofereçam suporte diferenciado e implementem estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais dos alunos com suportes adequados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dramáticas de aprendizagem após a pandemia da Covid-19(2025-02-21) CARDOSO, Beatriz Ramos; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461O presente texto tem como ponto de partida analisar as reconfigurações da prática pedagógica das professoras no ensino fundamental I após a pandemia da Covid-19 a partir da E.M.E.I.F Prof.ª Francisca Arnold de Pina no Estado do Pará/ Cametá. Tendo como norte a abordagem Ergológica, como instrumento de coleta de dados a autoconfrontação simples e cruzada, e, análise dos dados seguindo orientações da análise do conteúdo. A reconfiguração do exercício pedagógico das professoras entrevistas dá-se após a pandemia da COVID-19 em decorrência da identificação de dificuldades na aprendizagem dos estudantes, em especial na leitura e escrita. As lacunas expressas pelos estudantes devem servir de alerta para que o Estado intervenha e proponha medidas efetivas para apoiar os professores, especialmente os das séries iniciais do Ensino Fundamental, onde esses profissionais possam atender seus alunos nas condições que de fato merecem, eles que atuam na mediação do conhecimento, tornando-se um ponto de interseção na aprendizagem dos estudantes, propiciando para que o estudante amplie sua potencialidade e transforme a realidade em que vive. Apreende-se que a atuação do professor é imprescindível no ensino-aprendizagem dos estudantes, visto que ele atua como mediador do conhecimento, auxiliando os estudantes. O atuar docente deve estar acompanhada de políticas públicas na educação, uma vez que propiciaria subsídios para um bom desenvolvimento do exercício pedagógico, as políticas públicas na educação são parte fundamental na execução do trabalho docente, é parte importante na constituição de uma educação de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflexos do Pós Pandemia: um paralelo entre as turmas do 1º e 4º ano do ensino fundamental da escola Francisca Arnaud de Pina, Cametá-Pa(2025-04-01) MOIA, Jennifer Anaud; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461O artigo tem como objetivo analisar os reflexos da pandemia da COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Francisca Arnaud de Pina, em Cametá-PA, considerando os impactos distintos provocados pela interrupção das aulas presenciais e o ensino remoto. A investigação busca compreender como esses reflexos se manifestaram no retorno às atividades escolares, especialmente nas dimensões da alfabetização, da defasagem de aprendizagem e do envolvimento familiar. Para isso, utiliza a metodologia da autoconfrontação, que possibilita às professoras refletirem criticamente sobre suas práticas e experiências vivenciadas no contexto pós-pandêmico, permitindo identificar estratégias pedagógicas e emocionais mobilizadas diante dos desafios enfrentados. O estudo também propõe discutir a necessidade de apoio institucional e políticas públicas voltadas à recuperação do ensino e à valorização do trabalho docente em cenários adversos.