Graduação - CUNTINS
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Navegando Graduação - CUNTINS por Orientador "COSTA, Adalberto Portilho"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de Jovens e Adultos - EJA: uma análise da prática de ensino dos docentes na turma de 3ª etapa de 2018 da E.M.E.F. Professora Dinorá Tavares Gonçalves.(2019-08-28) SANTOS, Adenilza Silva dos; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766A pesquisa intitulada de Educação de Jovens e Adultos-EJA: uma análise da pratica pedagógica dos docentes na turma de 3ª etapa da E.M.E.F Dinorá Tavares Gonçalves, tem como objetivo identificar os métodos e práticas que os docentes vem adotando nesta escola, bem como a capacidade destes em estimular, empolgar e envolver os estudantes de EJA, com vistas a melhorar os índices de aprovação. O desenvolvimento se deu por meio de uma abordagem qualitativa, baseado em estudo bibliográfico e pesquisa de campo, os procedimentos metodológicos utilizados foram observação, entrevistas e questionário. Autores como FREIRE (1996), SILVA (2013), MCLAREN (1997), PIMENTA (1995), LIBANÊO (1997, MIZUKAMI (1986, SAVIANI (2007) e CANDAU (2010), foram alguns dos teóricos que fundamentaram este trabalho. A primeira parte trata de uma contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as perspectivas atuais, considerando também o desenvolvimento desta modalidade no município de Cametá, como esta surge na escola Dinorá Tavares e quem são os sujeitos que compõe a EJA nesta instituição, a segunda retrata sobre os métodos e práticas pedagógicas do fazer docente, considerando o currículo nesse processo e a terceira apresenta especificamente os dados obtidos nesta pesquisa, onde os métodos e práticas utilizados em EJA nesta escola caracterizam-se somente tradicionais e sem planejamento por arte dos docentes e não chamam a atenção dos alunos, os desafios concentram-se principalmente no cansaço dos docentes por já virem de um dia corrido de aula e falta de recurso, como consequência os que continuam se formam com conhecimentos pouco reflexivos, outros mostram falta de interesse alguns desistem. Sendo assim, cabe ao professor mesmo diante de muitos impasses, buscar meios que facilite a aprendizagem afim de estimular o interesse de seus alunos, empolga-los a sentir vontade de estudar e envolve-los de forma que se sintam parte desse processo, utilizando metodologias em sua pratica que não só transmita o conteúdo, mas também que contribua na formação destes enquanto sujeitos críticos e reflexivos, compreendendo o meio no qual estão inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação e conflito: um estudo do acordo de pesca da comunidade do Rio das Flores(2019-08-13) SOUZA, Michel Gomes de; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766Nosso trabalho intitulado “Educação e Conflito: Um Estudo do Acordo de Pesca da Comunidade do Rio Das Flores”, traz uma reflexão acerca de conflitos existentes dentro dos acordos de pesca da região do baixo Tocantins, em particular o tratado na localidade de Rio das Flores no município de Limoeiro do Ajuru-Pa, pois, tínhamos como problemática saber como o fenômeno educacional poderia contribuir para a resolução dos conflitos existentes no acordo estudado. No primeiro capitulo fazemos um levantamento histórico da região bem como alguns traços culturais e indenitários regionais. No segundo capitulo apresentamos alguns principais conflitos levantados na pesquisa e discutimos sobre os mesmos. No terceiro e último nós dialogamos como alguns autores o papel da educação dentro do processo de formação de indivíduos visando dota-los de consciência sobre conservação ambiental. Obtivemos os dados desejados, através de pesquisa bibliográfica, etnográfica e pesquisa de campo, com enforque em uma abordagem qualitativa. Dentro da qual, os procedimentos metodológicos aos quais optamos, foi fazer uso de entrevista semiestruturada e observação participante, como um método de verificação dos dados obtidos utilizamos a análise do discurso. Através disso tivemos como resultado o levantamento de vários conflitos, que nos permitiram chegar à conclusão de que a praticas educativas, dentro e fora da escola podem ser utilizadas para contribuir para pôr fim em alguns conflitos dentro dos acordos de p