Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN por Orientador "NASCIMENTO, João Batista do"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo inicial do uso de HQs na aula de matemática(2022) SOUSA, Davison Renan Abreu de; NASCIMENTO, João Batista do; http://lattes.cnpq.br/5423496151598527Neste trabalho iremos apresentar três propostas no uso das histórias em quadrinhos (HQs) envolvendo matemática, pois achamos diversos estudos indicando ser esse recurso envolvido num quantitativo expressivo de elementos que ajudam na aprendizagem e nos fez conceber por objetivo central construir material para capacitação docente em matemática envolvendo esse recurso. O produzido versa nos conteúdos Sistema de Numeração, Combinatória e Teorema de Pitágoras e transversalmente, parte importante na estruturação de personagem de HQ, trazem temas do contexto cultural paraense, respectivamente, lenda do Curupira, Causo\Visagem e Caranguejo bragantino. A construção metodológica mais subjacente em cada proposta é fundamentar matematicamente a ação docente para que promova aula que faça com que a leitura da história em quadrinhos pelos discentes se integre num processo de ensino e aprendizagem. Complementarmente temos por objetivo envolver docente numa breve descrição histórica das histórias em quadrinhos na sociedade e seu uso como recurso didático. Para isso, como referencial teórico utilizamos obras de VERGUEIRO (2004, 2013 e 2017) que discute a HQs na sala de aula e traz os pioneiros no estudo no Brasil, incluindo pesquisas acadêmicas, bem como NETO (2013 e 2015), que aborda as histórias em quadrinhos e práticas educativas, entre outros. E a metodologia que mais utilizamos se baseou no estudo bibliográfico de HQ como recurso didático e dos conteúdos de matemática das propostas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Interdisciplinaridade do Cálculo: aplicações do Cálculo Diferencial e Integral I(2022-12-07) SILVA, Evelyn Sabrina Silva e; LEÃO, Amanda Suellen Sena Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2883501808971398; NASCIMENTO, João Batista do; http://lattes.cnpq.br/5423496151598527Este Trabalho de Curso apresenta um material de apoio ao ensino do cálculo, tem como tema a Interdisciplinaridade do Cálculo e o objetivo de estudar o Cálculo Diferencial e Integral I, bem como mostrar a sua aplicabilidade em diferentes áreas, como ferramenta de motivação, para responder questionamentos do tipo “por que preciso aprender isso?” e destacar a sua relevância, resolvendo questões contextualizadas de livros para ensino do cálculo nas graduações e em provas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), utilizado para avaliar os cursos de ensino superior. Para isso faremos um breve apanhado histórico do Calculo Diferencial e Integral, da sua importância para a sociedade atualmente e apresentaremos os conceitos de cálculo necessários para entender as resoluções dos problemas apresentados. A dificuldade dos discentes nas disciplinas de cálculo e reconhecida por diversos autores, professores e pedagogos e alguns muitos fatores são indicados como contribuintes para o mal desempenho nos cursos que possuem calculo na sua grade. Em função disso, este trabalho desenvolve um material alternativo de apoio ao ensino do cálculo, abordando os principais conceitos do Cálculo Diferencial e Integral e resolvendo problemas de outras áreas e ciências. Também mostraremos alguns comportamentos de funções e gráficos com o auxílio do Software Geogebra, que é um grande auxiliar na modelagem do ensino e no desenvolvimento pratico do conteúdo em sala de aula.