Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN
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Navegando Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN por Orientador "LOPES, Francisco Paulo Marques"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática básica e o direito do consumidor: o uso da razão e proporção em postos de gasolina(2023) SILVA, Orivelton Cristian Medeiros da; LOPES, Francisco Paulo Marques; http://lattes.cnpq.br/8131359499246280; https://orcid.org/0009-0006-5572-2782O tema deste trabalho é “A Matemática Básica e o direito do consumidor: o uso da razão e proporção em postos de gasolina”. Avaliou-se como a matemática pode constituir importante ferramenta no dia a dia de todos, não sendo utilizável somente em sala de aula, mas com aplicabilidade nos mais diversos ambientes do mundo prático. Para a escrita do trabalho, a pesquisa aplicada foi do tipo bibliográfico, onde os documentos consultados foram a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Além desses dois documentos, norteadores de currículos de escolas públicas e privadas no Brasil, utilizou-se o Código de Defesa do Consumidor – CDC – regido pela Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, pois mostra-se urgente que, ao aliar a matemática e leis, enquanto a matemática permite que os consumidores entendam os preços e quantidades envolvidas nas transações, o CDC oferece proteção e respaldo legal caso ocorram problemas ou discrepâncias nas operações dos postos de gasolina. Juntos, esses dois aspectos asseguram uma relação equilibrada e transparente entre os estabelecimentos comerciais e os consumidores, promovendo a confiança e a segurança nas transações de combustível. Concluiu-se que a matemática básica, principalmente o assunto de razão e proporção, mostrou-se como instrumento útil nesse processo de fiscalização e consumo consciente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de razões e proporções enquanto ferramenta de defesa do consumidor(2022) SILVA, Daniel Conceição Mendonça da; LOPES, Francisco Paulo MarquesO tema desse trabalho é como fazer uso dos assuntos de Razões e Proporções enquanto ferramenta de defesa do consumidor. Considera-se que esse assunto é de extrema relevância, pois é capaz de demonstrar que a Matemática constitui um campo próspero, contextualizado e aplicável à vida e dia a dia de todas as pessoas. Para produzir o trabalho, utiliza-se pesquisas de caráter bibliográfico a respeito do que preconiza a Base Nacional Curricular Comum e os Parâmetros Curriculares Nacionais e também o que consta nos livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental escolhidos pelo Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020, além de outros autores que debatem sobre a questão. Como ferramenta também se utiliza o que rege a Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – sobre os direitos do consumidor – para mostrar onde os consumidores estão amparados e como, através do conhecimento matemático, podem ser capazes de fiscalizar e compreender se estão sendo respeitados ao efetuar compras. Conclui-se que os conhecimentos acerca dos assuntos de Razões e Proporções mostraram-se úteis no processo de fiscalização e compras conscientes.