Graduação - CBREVE
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - CBREVE por Orientador "FERREIRA, Robson dos Santos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre os conhecimentos mobilizados por um carpinteiro de Breves-PA em sua atuação profissional(2021) PANTOJA, Edson Guimarães; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho trata de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo cujo objetivo é evidenciar a mobilização de ideias e habilidades matemáticas na construção de uma casa de madeira por um carpinteiro da cidade de Breves-PA. Para fundamentação teórica utilizamos a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio que considera o fazer matemático desenvolvido em diversos grupos culturais. Metodologicamente, para a coleta de dados da pesquisa de campo, utilizamos a observação, entrevista não estruturada, gravações de áudio e capturas fotográficas. Para melhor explicitar os resultados criamos categorias que evidenciam as habilidades e ideias matemáticas utilizadas pelo carpinteiro: habilidades para projeção da quantidade de material; técnicas para nivelamento; e técnicas para construir o telhado. Nessas categorias são evidenciadas habilidades matemáticas, bem como habilidades com operações básicas de adição e multiplicação, porcentagem, regra de três simples, proporcionalidade, unidades de medidas. Nesse sentido, consideramos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, de modo que foi possível evidenciar o modo que a matemática está presente na realidade do carpinteiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A base nacional comum curricular do ensino médio: um olhar para o papel das tic’s no ensino de matemática(2021) NEVES, Elton Cunha das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo, analisou-se o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no processo de ensino de Matemática evidenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Tal trabalho deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Em relação ao papel da tecnologia, recorreu-se às ideias Tikhomirov (1981) e Levy (1993). Como resultados, foi identificado que a BNCC possui duas perspectivas em relação ao uso de tecnologias. A primeira trata do uso de tecnologia como suplementação do pensamento, evidenciando a tecnologia como ferramenta de ensino; e a segunda está centrada na perspectiva da reorganização do pensamento. Nesse sentido, entende-se que a BNCC apresenta avanços na perspectiva da utilização de tecnologias digitais para o ensino de matemática, uma vez que elas são apresentadas como elementos integrantes do conjunto de competências previstas para os alunos do ensino médio na área de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio(2024-06-13) LOPES, Edivaldo da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ENSINO REMOTO: desafios no processo de ensino de matemática no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Bagre – PA(2021) PANTOJA, Denise da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho aborda os desafios enfrentados por uma turma do sexto ano do ensino fundamental no processo de ensino de matemática no período de ensino remoto. Tal abordagem faz-se necessária dada a necessidade de discussões em relação ao planejamento do retorno das aulas presenciais, com vistas a minimizar as defasagens de aprendizagem decorrentes desse período. O objetivo foi analisar as características do processo de ensino de matemática com as aulas remotas e quais foram os desafios enfrentados por alunos e professores nessa modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado em uma escola pública do município de Bagre - PA. A análise evidenciou as fragilidades do ambiente escolar, no desenvolvimento dos alunos, por meio do ensino remoto, tais, como: a falta de estrutura; o acesso a equipamentos e a internet. Gerando, consequentemente, a defasagem dos conteúdos de matemática explorados nesse período.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto: uma experiência no curso de licenciatura em matemática da UFPA Campus Marajó/Breves(2021) NEVES, Marcos Vinícius Vieira das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo, analisou-se o desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade, ofertado na modalidade ensino remoto e ministrado por um professor do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA campus Marajó/Breves-PA. Para tal, examinamos quais conhecimentos foram mobilizados pelo professor da referida faculdade no desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade na modalidade remota bem como os desafios enfrentados pelo professor e pelos alunos. Utilizou-se como base teórica o modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Tecnológico) desenvolvida por Matthew Koehler e Punya Mishra, no qual discutem os conhecimentos necessários para a atuação docente. Para a coleta de dados, fizemos o acompanhamento do desenvolvimento da disciplina e aplicado, para o professor, um questionário com a finalidade de compreender quais foram os conhecimentos mobilizados para o desenvolvimento de suas aulas na modalidade de ensino remoto. A partir dos resultados, observou-se que tal modalidade de ensino é bastante desafiadora, tanto do ponto de vista da formação dos professores e da estrutura, bem como em relação às condições dos alunos para acompanhá-las.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU: uma análise do livro didático do Programa Forma Pará do ensino médio(2024-07-26) ATAIDE, Alexandre de Castro; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537O livro didático de matemática desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, uma vez que é um material comum nas escolas brasileiras como apoio ao trabalho do professor em sala de aula. Nessa perspectiva, a análise de livros didáticos se mostra importantes para a tomada de decisão no processo de escolha e uso desse material. Nesse trabalho, o como objetivo é analisar o capítulo de um livro didático do Ensino Médio pertencente ao Programa Prepara Pará. Assim sendo, foi analisado o capítulo que trata de equações polinomiais do 1º grau e para tal foi utilizado como fundo teórico as concepções algébricas apontadas por Ribeiro (2011). A pesquisa foi de cunho qualitativo e por meio dela foi observado que as atividades propostas no capítulo analisado se aproximam da concepção intuitivo-pragmático por estarem relacionadas a problemas de ordem prática do dia a dia, no entanto nos exemplos apresentados não são exploradas diferentes estratégias de resolução, apresentando apenas a resolução por meio de um conjunto de técnicas indicando aproximação a perspectiva processual-tecnicista.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um olhar para a atuação profissional do professor de matemática em início de carreira(2021) VIEGAS, Rafael de Souza; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Um dos fundamentos da formação inicial do professor de Matemática é a articulação entre teoria e prática para que desta forma esta formação possa contribuir com a futura prática docente desses futuros professores. Em relação à prática, essa é compreendida como uma aprendizagem que reflete na formação do indivíduo porque permite, entre outras coisas, o pensamento criativo, aprendizado a partir dos erros, auxílio na resolução de conflitos etc. Partindo desta perspectiva, o nosso interesse nessa pesquisa se concentrou em analisar o reflexo da formação inicial de dois professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará – campus do Marajó/Breves em suas atuações como professores de matemática em início de carreira. Como referencial teórico nos pautamos nos estudos de Silva (2007), Nicola (2016), Guimarães (2004), Mota (2018), Freire (1996) entre outros. A pesquisa foi de cunho qualitativo, por meio da aplicação de questionário aos dois professores. Ao final do trabalho, observou-se o reconhecimento por parte dos professores da importância das disciplinas e atividades práticas ofertadas no curso para as suas atuações profissionais em sala de aula e o reconhecimento da necessidade da ampliação da carga horária dedicada a prática na graduação.