Graduação - CBREVE
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Navegando Graduação - CBREVE por Orientador "FERREIRA, Darlene Teixeira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental(2014-09-14) MACHADO, Juan Cleber; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3058263895154601O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios(2015-11-11) RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo destinados aos diretores das escolas pesquisadas e teve como objetivos: investigar as possibilidades e desafios da utilização da horta escolar para alfabetização científica e ecológica; realizar levantamento sobre a existência de horta nas escolas públicas no municípiode Breves; verificar como escolas que possuem hortas a utilizam no processo de ensino e aprendizagem; e investigar se os professores de Ciências utilizam as hortas para alfabetização científica e ecológica. A pesquisa foi baseada nos princípios do paradigma qualitativo e como instrumento de coleta de dados adotou o questionário. Os resultados indicaram que apesar da riqueza de possibilidades oferecida pelo espaço da horta dentro de escolas, constatou-se que o mesmo não é explorado por professores, em especial pelos professores de Ciências. Na maioria da escola do município de Breves a horta não existe, e nas escolas que há o espaço destinado a horta o mesmo ainda é pouco utilizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LIXO ELETRÔNICO: o que dizem os futuros professores de Ciências Naturais?(2018-05-16) TENÓRIO, Layane da Costa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A questão do lixo eletrônico se tornou um grande desafio mundial. Na última década a intensa evolução tecnológica além de contribuir para as praticidades das tarefas, tem contribuído para o consumo desenfreado da sociedade, e consequentemente, para a alta descartabilidade de eletrônicos. Essa realidade tem levantado a questão sobre a degradação ambiental e suas consequências na saúde humana, em decorrência do descarte incorreto desse tipo de produto, pelo fato de ser composto por materiais não biodegradáveis. A perspectiva do futuro professor de Ciências Naturais sob o enfoque da preservação ambiental implicará em melhores condições de vida, pois contribuirá para formar sujeitos mais críticos e atuantes na sociedade. Os objetivos desta pesquisa foram verificar como o lixo tecnológico é apresentado na concepção dos futuros professores de Ciências Naturais; identificar se os futuros professores conhecem as orientações quanto ao destino do lixo tecnológico; identificar os riscos do destino inadequado do lixo tecnológico; e identificar se os futuros professores sabem dos impactos ambientais causados por resíduos eletroeletrônicos. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 19 licenciandos concluintes do curso de Ciências Naturais. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os licenciandos consultados, não conhecem pouco sobre o assunto, apesar de ser um assunto que rotineiramente tratado no cotidiano. Muitos não conhecem as consequências do descarte inadequado do lixo eletrônico e como o descarte correto poderia recuperar o valor dos produtos após o fim de sua vida útil. Isso demonstra a necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) RECICLAGEM: o que dizem professores de ciências do município de Portel - Pará?(2016-08-12) REIS, Lauriana Barbosa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A relação entre o homem e a natureza ultrapassou os limites da sobrevivência. O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados e descartáveis aumentou a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos. Fica evidente a importância de sensibilizar o ser humano para que estes, ajam de modo responsável e consciente, conservando o meio ambiente saudável para esta e as demais gerações. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos conhecer a concepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre reciclagem; verificar se os professores de Ciências abordam o tema reciclagem em sala de aula; identificar ações desenvolvidas pelos professores de Ciências relacionadas à reciclagem e; conhecer a importância que os professores de Ciências atribuem à reciclagem. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores que ministram aulas de ciência nos últimos anos do ensino fundamental, ou seja, de 6º a 9º ano em escolas públicas do município de Portel, Pará. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os professores consultados, trabalham este tema em sala de aula, e que cada um, possui uma maneira de fazer isso, o que ficou claro também, é que mesmo sendo um assunto que rotineiramente é tratado na televisão, muitos professores não têm o total domínio do real significado do termo reciclagem, atribuindo a ela a definição de reutilização. Isso demonstra a urgente necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores. Pois só assim, será possível a promoção das mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.