Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Navegando Faculdade de História - FAHIS/CANAN por Orientador "SILVA, Wesley Garcia Ribeiro"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Acadêmica porque militante e vice-versa”: recortes sobre a trajetória profissional e intelectual de Jane Beltrão (1970-2024)(2024-11-05) SILVA, Karoliny da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise da trajetória profissional e intelectual de Jane Felipe Beltrão, destacada antropóloga brasileira, cujo contribuiu para os campos da antropologia jurídica, etnologia indígena, estudos de gênero e direitos humanos. O estudo investiga de forma parcial como sua atuação acadêmica e militante influenciou políticas públicas e movimentos sociais, com foco na defesa dos povos indígenas e das populações marginalizadas. Ao examinar sua carreira, o trabalho mapeia os marcos de sua produção acadêmica e avalia o impacto de suas pesquisas no fortalecimento de debates sobre gênero, etnicidade e direitos humanos no Brasil. O estudo parte da hipótese de que Jane Felipe Beltrão consolidou a interseção entre ciência e ativismo, superando barreiras institucionais e promovendo mudanças tanto no meio acadêmico quanto no contexto social e político. A metodologia qualitativa baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, examinando publicações, entrevistas e participações em eventos acadêmicos de Beltrão. O trabalho também analisa o impacto de suas pesquisas na formulação de políticas públicas e nas estratégias de movimentos sociais. Com este estudo, busca-se contribuir para a compreensão do legado de Jane Felipe Beltrão na antropologia brasileira e na luta pelos direitos humanos, com ênfase na valorização das culturas indígenas e na defesa das populações oprimidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cidade da energia: Tucuruí e uma análise da ocupação da Amazônia através da imprensa nas décadas de 1970 e 1980(2024-12-06) OLIVEIRA, Ana Paula Sanches do Carmo; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Este trabalho analisa o impacto da ocupação predatória da Amazônia por meio dos discursos jornalísticos sobre a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí. Proponho uma análise dos impactos dos projetos da ditadura militar de 1964 em Tucuruí e suas repercussões através da imprensa nacional e regional. Embora já existam estudos sobre os impactos socioambientais da obra, este trabalho foca nas narrativas da imprensa, que explicitam questões políticas, sociais e culturais, através das perspectivas exógenas e endógenas. A imprensa foi fundamental na construção da imagem do regime militar como moderno, poderoso e promotor de desenvolvimento onde o Estado estivesse presente e impositivo. A Amazônia passou a ser percebida pelo Estado brasileiro, ou mais precisamente, como alvo das ações governamentais quando foi reconhecido seu potencial econômico e energético, sendo vista como uma “coisa” capaz de gerar enormes lucros – no caso de Tucuruí, eletricidade – e que precisava ser “povoada” e “civilizada”. A ideia de um vazio demográfico e cultural incentivou a produção das representações de uma Amazônia que deveria alcançar o progresso e a integração ao Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História(2024-11-04) MELO, Robson Ferreira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-2734-5442A presente pesquisa objetiva-se por analisar o Multiculturalismo no livro didático de história projeto Araribá, “Manual do Professor” do 7º ano, anos finais do ensino fundamental, sobre a temporalidade de 2008 a 2017. Utilizamos como fontes os Editais e os Guias do PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático) referente à temporalidade de 2008 e 2017 além de 04 manuais impressos, sendo esses: Projeto Araribá 7º ano PNLD 2008, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2011, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2014 e Projeto Araribá 7º ano PNLD 2017 a fim de averiguar à abordagem conceitual de Multiculturalidade nessa obra. Versaremos pela abordagem de Lívio Sansone (2007), Marcos Garcia Neira (2022), Mariana Martins da Costa Quinteiro e Lana Cláudia Fonseca (2018), entre outros, afim de que esses privilegiem o desenvolvimento das discussões sobre o multiculturalismo. Por fim, almeja-se que por meio dessa e de outras pesquisas o multiculturalismo possa ser dialogado dentro é fora de sala de aula. Aonde as Leis, os Docentes e os Materiais Didáticos de História venham a proporcionar um ensino voltado a consolidação de uma consciência multicultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA(2022-02-11) PINHEIRO, Suleima Silva; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934O presente trabalho terá com ponto de partida a educação do campo como lócus de análise dos livros didáticos: Girassol Saberes e fazeres do Campo do ano de 2013 e Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo do ano de 2016. Mais especificamente, os livros de letramento e alfabetização, geografia e história do 2º ano do ensino fundamental, os quais são utilizados na escola Dondon Pinheiro, instituição localizada na região das ilhas do município de Abaetetuba. Tendo como objetivo principal: realizar um breve histórico da luta pela educação do campo e analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático – Campo e os livros didáticos apresentados anteriormente, em que será discutido as temáticas abordadas em relação ao campo e sua preocupação com a realidade do sujeito no que se refere ao espaço, à cultura e ao trabalho. Sendo que tal análise ocorrerá a partir das imagens, dos textos e dos conceitos presente no livro em questão. Isto, por entendermos que a escola é o espaço de formação social e política dos sujeitos, possuindo a função social de difusão dos saberes acumulados e dos processos de reelaboração e produção dos conhecimentos adquiridos pelos homens ao longo dos tempos, logo, um recurso tão utilizado como o livro didático, merece ser melhor analisado, uma vez que, para aqueles que vivem no campo, a escola é também um espaço de luta e resistência, podendo, ser um espaço privilegiado de formação, conhecimento e cultura, valores e identidades das crianças, jovens e adultos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Manto Sagrado e o preconceito velado: o estigma negativo em torno da torcida do Flamengo à luz da Historiografia(2024-11-08) ALVES, Gabriel Ribeiro; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Neste artigo analiso o estigma associado à torcida do Flamengo, frequentemente rotulada pela imprensa e pela sociedade como "torcida de favelado". Ao longo dos anos, tal rotulagem tem influenciado a percepção pública e moldado narrativas que refletem e perpetuam estigmas socioeconômicos e culturais. A pesquisa se debruça sobre a cobertura midiática e como esta abordou a composição social e as características da torcida do Flamengo, considerada uma das maiores e mais diversas do Brasil. Através de uma análise histórica, o estudo busca compreender como o discurso midiático contribuiu para a formação desse estigma e quais impactos sociais e culturais isso gerou ao longo do tempo. A metodologia combina tanto análises qualitativas quanto quantitativas, investigando materiais impressos e digitais que documentam a representação da torcida flamenguista tanto na imprensa quanto na cultura popular. Um grande questionamento a se fazer para entender o debate é: por que o clube mais popular do país, que disputa o esporte mais popular do país, vem a ser tão estigmatizado negativamente pelas pessoas, que não torcedores, em geral? Ao explorar as narrativas que emergem nesses contextos e como elas se relacionam com as dinâmicas sociais e culturais, o artigo pretende ampliar a discussão sobre as complexas relações entre futebol, mídia e sociedade, bem como seus reflexos na construção de identidades e desigualdades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pixação na Amazônia: um fenômeno urbano contemporâneo(2023-07-13) DOMINGUES, Caio Henrique Ferreira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442O presente trabalho de conclusão deste curso aborda em sua temática principal o fenômeno da pixação na metrópole paraense no final do século XX. E sua relação com as dinâmicas sociais presentes no cenário urbano que passa por um processo de crescimento considerável, levando em consideração uma bibliografia que aborda metodologias apropriadas no debate da cultura visual. Busca-se o entendimento da prática do pixo e seus agentes mobilizadores. A construção de identidade urbana e quais reações a intervenção provocar, também fazem parte das problemáticas aqui abordadas. A prática no espaço público do debate, usando como referência o jornal Diário do Pará e de que maneira ele mobiliza o debate sobre o uso do espaço público. A metrópole responde às provocações que são as pixações em forma de projetos de leis e estratégias anti-pixação que criminalizam a prática e seus agentes, nesse sentido é fundamental uma análise sobre esse processo. Por fim, a presente pesquisa se volta para a intervenção e suas configurações no tempo presente, nela é possível identificar marcas de um processo histórico que diz respeito também ao processo de urbanização da metrópole paraense, além de dinâmicas típicas do mundo da arte. Sendo assim, a pixação carrega elementos culturais, pois as intervenções paraenses são únicas e fazem parte da construção da identidade urbana, provocando um debate sobre o uso do espaço público e mexem com estruturas institucionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008(2024-11-05) SILVA, Wellester Ramos da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442A inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar têm se destacado nas últimas décadas, especialmente após a promulgação da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Esta pesquisa objetiva analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos da coleção “História Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos, utilizados no município de Tucuruí entre 2020 e 2023. A investigação busca verificar se as representações indígenas nesses materiais são suficientes para promover uma compreensão equilibrada e informada das culturas indígenas, alinhadas à legislação vigente. A hipótese central propõe que, apesar dos avanços legislativos, a representação indígena nos materiais didáticos ainda é insuficiente, impactando a formação da identidade cultural dos alunos e a preservação do conhecimento histórico das populações indígenas. Além disso, a pesquisa explora a diversidade cultural apresentada e sugere a inclusão de materiais complementares locais para enriquecer o processo educativo. Este estudo contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, valorizando a diversidade cultural indígena e reforçando a necessidade de uma abordagem pedagógica respeitosa e autêntica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Os trovadores da esquina”: o violão e os violonistas em Belém (final do séc. XIX e início do séc. XX)(2024-11-11) COSTA, Atillan César Coelho; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Esse estudo discorre sobre a presença do violão na sociedade belenense do final do século XIX e início do século XX. Sendo um instrumento acessível e popular, o violão possuia um grande alcance social, aparecendo em serenatas de rua, no carnaval, nas soirées dos clubes sociais ou mesmo no teatro, quando os violonistas clássicos se apresentavam na capital amazônica. Além disso, o instrumento acompanhava os novos ritmos que as transformações urbanas propiciavam, como a maior atividade noturna em bares, cafés e salas de cinema, sendo tocado por grupos de choro, por orquestas de “pau e corda” e por músicos amadores em rodas de serestas da boemia. Porém, se a adesão ao violão era ampla, satisfazendo tanto o gosto popular quanto o público das salas de concerto, os violonistas por vezes eram associados a “perturbação da ordem” quando ocupavam as ruas em horários avançados da noite, pois infringiam os ideais de ordem e civilidade que estavam em voga. Nesse sentido, a imprensa, que também passava por modificações, refletindo os novos aspectos do cotidiano e dos costumes, oferece-nos a oportunidade de adentrarmos no cenário musical e social de Belém daqueles anos. Nesse caso, a pesquisa se dá a partir do levantamento de crônicas, notícias e fotografias sobre o violão e os violonistas utilizando como base os jornais Folha do Norte, Estado do Pará, Diário de Notícias e a revista A Semana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A visão dos europeus sobre o Novo Mundo segundo as crônicas de Pero de Magalhães de Gândavo e Jean de Léry: medos e perspectivas desta terra chamada Brasil(2024-10-25) OLIVEIRA, Fernanda de Sousa; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Esta pesquisa consiste em analisar os medos e perspectivas que levaram os viajantes europeus a adentrarem o Atlântico em busca deste Novo Mundo a partir das crônicas de Jean de Léry e Pero de Magalhães de Gândavo. A analise foi desenvolvida mediante a vinda dos cronistas para este território entre 1557 a 1560 onde observou com o presente estudo que o medo consistiu em um método de controle dos europeus sobre sua própria população dentro da metrópole quanto aos habitantes que encontraram neste Novo Mundo, trazendo consigo perspectivas sobre o que encontrariam nas terras além-mar, o imaginário europeu perpassava entre o fim do mundo, monstros espantosos dentre muitas variáveis que encontrariam durante as viagens, mas foram surpreendidos quando aportavam neste território se deparando com indivíduos de boa aparência completamente diferentes do que se tinha de ideário inicial. Apesar de suas diferenças culturais distintas ocorrendo um estranhamento mutuo, os europeus entenderam que apesar do vislumbre a priori quele território se tratava de uma terra farta repleta de uma natureza estonteante a qual os trariam benefícios valiosos.