Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Navegando Faculdade de História - FAHIS/CANAN por Orientador "LOPES, Siméia de Nazaré"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comércio fluvial na Capitania do Rio Negro: a atuação dos militares e suas conexões com as ações de fiscalidade e defesa das fronteiras (1780-1808)(2023-07-11) SANTOS, Sammya Daniele Paixão dos; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Esta pesquisa compreende o contexto de tensões diplomáticas geradas pelas demarcações de fronteira na capitania do Rio Negro no período de 1780 a 1808. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comércio fluvial como elemento importante no processo de conquista do vale do Rio Amazonas e seus afluentes. Isso deve-se ao fato de que o conhecimento das vias fluviais eram importantes para a proteção da capitania, as correções das demarcações de fronteira, as quais faziam uso de rios como referência e são por esse caminhos fluvianos que circulam os produtos que abastecem as vilas e os regimentos militares. Desse modo, foram utilizados relatos de viajantes e códices do Arquivo Público do Estado do Para (doravante APEP), os quais consistem em cartas de autoridades políticas e militares sobre a defesa das fronteiras e o estabelecimento do domínio lusitano na capitania.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica(2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Eu tenho pra vender, quem quer comprar?”: análise socioeconômica sobre a atuação das quitandeiras em Belém do Pará na transição do século XIX para o século XX(2023-07-04) SILVA, Júlia Brenda Palheta da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251O atual trabalho tem como objetivo realizar uma análise socioeconômica das mulheres quitandeiras na cidade de Belém entre os séculos XIX e XX. Para compreender a participação ativa destas mulheres na historiografia, nesta pesquisa, elas serão pensadas por meio das fontes tidas como oficiais, visando superar os estigmas coloniais e de domínio impostos sobre estas indivíduas e seus corpos. Por meio desta perspectiva foi possível perceber a importância de compreende-las por meio de suas próprias vozes, na qual estas aparecem não apenas como sujeitas dominadas, mas mulheres importantes para dinamização de parte da economia paraense, mas também para construção da sociedade. Por meio deste objeto de estudo, será possível perceber que, apesar da tentativa de silenciamento, estas mulheres construíam o cenário das ruas e eram fundamentais, uma vez que por meio das vendas, estas alimentavam grande parte da população e por isto não passavam despercebidas nas fontes que visavam marginaliza-las.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA(2023-07-13) SILVA FILHO, Lélio Barbosa da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Em março de 2020, foi decretado no Brasil, estado de calamidade pública devido ao aumento da contaminação pela Covid-19. Com isso, houve a necessidade de limitar a circulação e aglomeração de pessoas. Em meio a essa mudança restritiva, as atividades escolares passaram a ser diretamente afetadas. O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar a atuação de docentes da disciplina de Estudos Amazônicos frente a suspensão das atividades letivas presenciais causadas pela pandemia no município de Marituba, PA, realidade essa que demandou a busca por novas práticas pedagógicas, levando os envolvidos a adequar-se a novos modelos de ensino que atendessem às demandas sociais e estruturais dos indivíduos pertencentes ao espaço escolar. Para este estudo, pretende-se compreender as diferentes problemáticas que se apresentaram aos docentes, discutir como se deu a incorporação de recursos tecnológicos na elaboração e execução de propostas pedagógicas e ações educativas, e como buscou-se abordagens que contemplam conteúdos no âmbito local, objetivando a valorização da regionalidade e construção da identidade sociocultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história em corpos interpretativos: o ensino de História pela dança e o teatro(2022-07-04) MELO, Felipe Araújo de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509O objetivo deste estudo é a reflexão sobre a produção de uma metodologia para o ensino da disciplina história através da dança e do teatro. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos de Formação Docente: ações de ensino aprendizagem em história”, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O foco do projeto era ministrar aulas de reforço da disciplina história utilizando novos recursos didáticos, como música, jogos didáticos, materiais audiovisuais. A dinâmica consistia em acompanhar a professora ou professor responsável pela turma, identificar o conteúdo trabalhado e nos horários vagos de lotação dos professores ofertar as aulas de reforço. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de 2018-2021, teve como alvo a instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, na cidade de Ananindeua/Pará. No decorrer da pesquisa se executaram duas experiências-piloto que propiciaram a aplicação do ensino de história pela dança e o teatro. Através da etnografia da prática docente, como metodologia, foi possível desenvolver diversos registros como diários de campo, fotografias, desenhos, que elencaram o corpo dos alunos como objeto de investigação e se tornaram fonte de analise para compreender o cotidiano escolar e suas implicações na aplicação da proposta metodológica. A pesquisa leva em consideração: Quais os saberes necessários para ensinar história pela dança e o teatro; Cultura Escolar, Controles Corporais e Subversões, o corpo na escola; E por fim a Consciência histórica por meio da Dança e do Teatro. Nesta pesquisa também se problematiza a formação docente, instigando que os cursos de formação de futuros professores de história compreendam a necessidade de um currículo interdisciplinar entre história, dança e teatro. O que se aborda aqui é um ensino de história pautado na prática do corpo dançante e teatral, no qual se desenvolve conhecimento junto aos alunos e alunas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A implementação dos bondes elétricos na cidade de Belém: o liberalismo higienista da elite belenense (1900-1909)(2023-06-16) SILVA, Rafael Baía da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251No início do século XX, a elite belenense vivenciava as transformações fruto do apogeu da exploração da borracha. Este artigo busca analisar como a implementação dos bondes elétricos modificou a circulação das pessoas na cidade de Belém e como foram as repercussões desse desenvolvimento urbano, o qual priorizava o centro comercial em detrimento das áreas habitadas pelas camadas populares da cidade. Soma-se a esse objetivo, analisar o processo de higienização que pautou esse contexto de modernização. Assim como, a análise do discurso que nos auxiliará nessa pesquisa para entender os aspectos políticos e econômicos que pautaram as propostas de modernização da cidade apresentadas por Antônio José de Lemos. Para tanto, foi utilizado os Relatórios do Intendente Antônio Lemos entre os anos de 1900 a 1909 e a consulta no acervo dos jornais de Belém, da Hemeroteca Digital Brasileira, para o mesmo período.