Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Navegando Faculdade de História - FAHIS/CANAN por Orientador "KETTLE, Wesley Oliveira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)(2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A história de Mestre Tomáz e a poesia do Carimbó em São João de Pirabas(2023-12-18) TAVARES, Luana da Fonseca; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente projeto tem como objetivo compreender a importância da poesia na forma de carimbó, do Mestre Tomáz (1939-2018), para o município de São João de Pirabas. Busca-se entender a maneira pela qual Mestre Tomáz emerge como referência da cultura popular em Pirabas, considerando que ele é um dos mestres da cultura inventariada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A pesquisa visa verificar como a população pirabense reconhece o legado deixado pelo mestre, se percebe suas composições contando a história de seu povo e de sua cultura. Nesse contexto, os conceitos a serem trabalhados são história local, memória e cultura popular. A metodologia adotada consistirá em pesquisa de campo, com entrevistas, buscando encontrar a presença do Mestre Tomáz nas narrativas sobre a história e cultura locais de Pirabas. Durante a investigação, serão também analisados documentos pessoais de familiares, como fotografias e escritos, além de materiais relacionados à prática da dança, entre eles tambores, flauta artesanal, ganzá, reco-reco, banjo, maracás, afoxé, pandeiros e vestimentas do grupo. O objetivo é compreender como o Mestre Tomáz está inserido na história local de Pirabas. Como hipótese, considera-se que Mestre Tomáz desempenha um papel importante no desenvolvimento histórico do município por meio de seu carimbó, embora não seja amplamente reconhecido pela população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História e memória: Comunidade Quilombola Campo Verde(2022-01-17) SILVA, Elizabete Trindade da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das músicas escritas por moradores da comunidade quilombola Campo Verde e como as pessoas se identificam através dessas músicas, firmando uma identidade e mostrando resistências, lutas e conquistas por seus direitos. Para a realização desta pesquisa fez-se necessário o uso de fontes como: entrevistas com moradores, lendas, fotos e letras das músicas. Para tanto, fiz uma análise da história de fundação do município de Concórdia do Pará, sua localização geográfica, a história de fundação da comunidade de Campo Verde no período de 1979 até os dias atuais. Em se tratando de uma comunidade quilombola também se engloba nesta pesquisa um pouco da história de fundação da ARQUINEC (Associação dos Remanescentes de Quilombo Nova Esperança de Concórdia do Pará).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história local de São João de Pirabas-Pa no ensino de História: debates e representações(2023-12-18) COSTA, Thamires Souza da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700A presente pesquisa busca analisar, problematizar e promover discussões no que se refere á inserção do ensino de história local nas aulas de história na escola Guajarina Menezes Silva, situada no Município de São João de Pirabas-PA. Com isso, refletir a importância da representação dos elementos locais no ensino e aprendizagem dos educandos nos anos finais do ensino fundamental. Almeja-se contribuir com o processo de construção do conhecimento histórico escolar do educando, através de propostas metodológicas que conscientize os diferentes usos do ensino de história local na disciplina de história e nesse sentido fazer pensar e refletir a atuação da prática docente no processo do ensino/aprendizagem. Para o embasamento da pesquisa, buscou-se dialogar com autores que discutem e enfatizam a relevância do ensino de história local na vida educacional dos discentes, por tanto se realizou pesquisas bibliográficas, análises de documentos oficiais da educação, documentos normativos da escola, além de recorrer ás fontes orais, necessárias para o bom desenvolvimento das investigações. Através das análises foi possível perceber os fatores que afetam a efetivação do ensino de história local na prática em sala de aula. Em decorrência disso, foi possível pensar e aplicar o projeto pedagógico “Feira Cultural” no espaço escolar com os discentes do 9° ano, como estratégia de viabilizar e valorizar os elementos locais através do ensino de história local.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Histórias das praças do Cristo e Matriz em Castanhal-PA (1904-1982)(2022-06-27) MONTEIRO, Arthur Bezerra; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248O artigo que se apresenta argumenta acerca da história das praças do Cristo e Matriz em Castanhal-PA, entre os anos de 1904 e 1982. Em seguida, apresentam-se questões pertinentes de como essas praças foram espaços de conhecimento e cultura para a população castanhalense. Além disso, houve o processo de revitalização que aconteceu na Praça do Cristo, em grande parte influenciada ao cenário do milagre econômico que o Brasil passou. Visto isso, o propósito principal da pesquisa é analisar a história dessas duas praças na cidade de Castanhal/PA, apontando suas representações e importância na vida dos sujeitos. Por fim, para a construção do trabalho, não só se utilizou das fontes; Castanhal, Memórias em Pedaços e do Livro Tombo da Paróquia de São José, mas também da história oral para a investigação do trabalho. Desta forma, por meio dessas pesquisas, viabilizaram-se as resoluções considerando que as praças do Cristo e Matriz tomam parte na prática histórica e relacionam os conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Olhos sobre pixels: Projeto Historix como recurso digital para o ensino de História(2021-06-16) MONTEIRO, Ian Silva Lemos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Este trabalho tem o intuito de analisar e discutir as produções do Laboratório Virtual de Ensino de História da Universidade Federal do Pará (LVEH), projeto coordenado pelo Prof. Dr. Wesley Kettle, o qual faço parte desde 2018 e que tem como intuito ocupar a internet através das redes sociais sendo estas YouTube, Facebook e Google Classroom, buscando pensar a História, termos de divulgação científica e produção do conhecimento, dentro de espaços que são entendidos como “locais de entretenimento”, como é apontado pela autora Faye Sayer (2015). Partindo disso, foi possível realizar trabalhos de relevância para a discussão do ensino de história e da história pública, o LVEH promoveu dentro da plataforma do Facebook um simpósio online com a intenção de aproximar os professores do ensino básico das discussões da academia. Durante o ano de 2018, foram promovidos 2 simpósios online os quais foram debatidos artigos, entre eles, um sobre a Educação de Jovens e Adultos e outro sobre Educação e Cultura Surda. Simultaneamente, também foram postados vídeos no canal do Laboratório sobre a produção acadêmica dos profissionais da UFPA, especificamente do campus Ananindeua, onde foi possível discutir o trabalho dos pesquisadores e ouvir dos mesmos sobre a pesquisa. Ao longo do ano de 2018, o LVEH conseguiu discutir e expandir os produtos da UFPA, na mesma medida em que reaproximou a universidade com aqueles profissionais que ela havia formado, destacando também a oferta de nosso primeiro curso online “Arqueologia no Ensino de História” com parte importante deste processo em 2018. Em 2019, tivemos a produção de um vídeo com a Professora Siméia Lopes que falou sobre a “História Econômica na Amazônia do Séc. XVIII e XIX” e demos início a criação de um repositório virtual, onde inserimos e-books enviados por seus autores para que possamos divulgá-los e que pode ser encontrado em nosso site (lveh.ufpa.br). Para além disso esse trabalho também traz a análise de outro caminho a ser trilhado pelos historiadores a partir do formato de vídeo-ensaio e vídeohistória, que consistem em vídeos curtos que estão ligados não apenas a linguagem acadêmica mas que pode também se conectar a elementos da cultura em geral, apresentando-se como elemento facilitador para o entendimento da história, sempre levando em consideração as mudanças, transformações, construções e disputas causadas por novos espaços de divulgação e formação de narrativas históricas e que hoje estão cada vez mais presentes nos espaços digitais. A utilização das redes sociais na educação é uma tarefa importante e a experiência com o Laboratório Virtual de Ensino de História expõe que esta possibilidade pode ser realizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patrimônio ambiental urbano: uma história sobre o Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio(2021-02-25) VIDIGAL, Victória Emi Murakami; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700A seguinte pesquisa aborda a História do Parque Ambiental Antônio Danúbio, situado na cidade de Ananindeua – PA, desde o seu processo de criação e as atividades que o mesmo oferece em seu espaço, além de sua potencialidade como patrimônio ambiental do município. A temática da História Ambiental e do Patrimônio cultural e ambiental é pertinente para a nossa sociedade como um todo, pois é possível debater questões sobre identidade, cultura, memória e preservação de uma cidade ou até mesmo de um espaço verde em meio ao centro urbano. O Parque Antônio Danúbio aborda como um todos questões importantes não apenas para sua própria preservação, mas também da cidade de Ananindeua como um todo, preocupando-se com o seu interior e exterior; não apenas em salvar o lugar em um passado, mas também no presente e no futuro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patrimônio e imaginário: os construtores da Igreja de Santo Alexandre na Amazônia Colonial(2024-07-05) MORAES, Maria Vitória Andrade; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-6425-0661A igreja de Santo Alexandre foi construída no século XVII em Santa Maria de Belém do Grão-Pará e hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação do imaginário que o chamado “senso comum” têm acerca da Igreja de Santo Alexandre no tempo presente e sobre os indígenas, negros e mestiços que construíram essa edificação, tendo em vista que esses indivíduos têm pouca visibilidade dentro da história. Por conseguinte, é necessário identificar quais foram os sujeitos do século XVIII que participaram da construção desse lugar e investigar a participação desses indivíduos no processo de construção da igreja. Para isso, realizamos uma análise da fonte documental Catalogo deste Colégio de Santo Alexandre, seos bens, officinas, fazendas, servos, gados, dispendios e dividas activas e passivas na qual verificamos a identidade desses trabalhadores e seus ofícios. Além disso, contextualizamos o mundo do trabalho daquele período e analisamos o questionário feito aos estudantes a fim de analisar de que forma esses sujeitos são percebidos no presente.Como resultado, observamos que esses trabalhadores não são percebidos pelos estudantes e vamos discutir os possíveis motivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A perspectiva ambiental no ensino de História em São João de Pirabas-Pa(2023-12-18) MAGNO, Gizelle Albuquerque; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente trabalho propõe fazer uma análise da Perpectiva Ambiental no Ensino de História de escolas do município de São João de Pirabas/PA, utilizando de questionários para entrevistar professores que atuam na área. Com a produção deste artigo, pretende-se compreender a problemática e os desafios que os professores de História encontram para inserir a Educação Ambiental em suas aulas, porque embora reconheçam a importância de trabalhar o ensino alinhado a esta perspectiva, são muitos os desafios. Este trabalho visa perceber também, quais definições os professores de História têm sobre a natureza e o meio ambiente dentro da prática educacional, se relacionam os conteúdos do currículo programático com o tema ambiental, se problematizam as modificações ambientais relacionando-as com a história local, se há alguma proposta no plano político pedagógico da escola em que atuam e/ou projetos sobre o tema, além de perceber quais disciplinas são envolvidas nessas propostas. Desse modo, é importante conhecer as discussões educacionais sobre a perspectiva ambiental no ensino de História das escolas de Pirabas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As plantas amazônicas sob a perspectiva da História Ambiental: os “Aditamentos” do Padre Tapuitinga Anselm Eckart (1753-1785)(2024-07-04) SILVA, Maurício José Quaresma; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700Durante a segunda metade do século XVIII, administradores coloniais, homens de ciência e missionários religiosos participaram da Comissão Demarcadora de Limites, que foi estabelecida com a assinatura do Tratado de Madri em 1750. Além disso, esses demarcadores elaboraram descrições acerca dos elementos da natureza, registrando o conhecimento científico sobre a Amazônia colonial. Nesse contexto, o padre alemão Anselm Eckart (1721-1809) não apenas participou do trabalho religioso nas aldeias missionárias do Estado do Grão-Pará e Maranhão entre 1753 e 1757, mas também registrou suas impressões acerca da fauna, da flora, do clima, da hidrografia e da paisagem da região amazônica em seus relatos de viagem. Portanto, esta pesquisa analisa, sob a perspectiva da História Ambiental, as representações das plantas amazônicas, especificamente o algodão, o cacau, o cravo, a mandioca e o tabaco, nos “Aditamentos à descrição das terras do Brasil” (1785), de autoria do padre Eckart. Diante disso, verificamos que essas plantas amazônicas possuíam, além da dimensão econômica atribuída ao longo do processo de colonização, outras dimensões que foram importantes em diferentes aspectos da vida amazônica e transatlântica, o que demonstra o protagonismo histórico da flora do Vale Amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História(2021-10-30) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões de História ambiental em Marajó de Dalcídio Jurandir: olhares e sentidos sobre a natureza(2021-03-25) SANTOS, Paulo Henrique Santos dos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente trabalho analisa as relações entre seres humanos, natureza e o passado a partir do romance Marajó (1947) de Dalcídio Jurandir, sob a perspectiva da história ambiental. Estabelecemos diálogos entre a historiografia e a literatura para demonstrar uma ampliação da compreensão sobre os problemas resultantes da desigualdade social encontrada principalmente nos municípios paraenses de Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari na primeira metade do século XX. Destacamos a permanência prejudicial de estruturas historicamente construídas ao longo tempo nessa sociedade. Demonstramos as diferentes relações com a terra entre grupos oprimidos e opressores, a presença ativa dos animais não humanos que exercem uma importante influência na dinâmica local e a subversão de uma tradição literária em que a natureza é representada de forma abundante e harmônica, dando lugar a denúncia de degradações ambientais relacionadas a exploração por parte dos grandes fazendeiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rio Ipixuna, “praticamente a identidade da cidade”: diálogos entre História e patrimônio ambiental(2023-07-10) FRANCA, Talys Fernandes; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente trabalho busca fazer um diálogo entre História ambiental, patrimônio e História local. Para isto, irá evidenciar através de analises bibliográficas, questionários com alunos do 9° ano e entrevistas com moradores antigos de Ipixuna do Pará; as diversas concepções com relação a patrimônio, ao rio Ipixuna e como se dá as aulas de História do município no que diz respeito a estes aspectos. O texto buscará explanar a importância de se entender as diferentes visões patrimoniais e com relação ao rio Ipixuna, apontando como possibilidade a abordagem deste rio como patrimônio ambiental do município de Ipixuna do Pará, demostrando assim, as problemáticas geradas pelo não reconhecimento da importância do rio Ipixuna para a História do município e consequentemente a falta de cobrança por sua preservação. E para além disso mostrará os benefícios de trazer a realidade do alunado para as aulas, por meio da História local, a partir do foco no rio Ipixuna como agente histórico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vila Moiraba e o Rio Tocantins: História em perspectiva ambiental(2024-10-16) JESUS, Maria de Nazaré Lobo de; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700A Vila Moiraba pertence ao Quilombo São Benedito e está localizada à margem direita do Rio Tocantins, o segundo maior rio totalmente brasileiro, cuja nascente está em Goiás e deságua no golfo marajoara, no Pará. Vila Moiraba é um distrito do município de Cametá, situado no nordeste paraense. Considerando as vivências que esses moradores tiveram e têm com o Rio Tocantins, recurso natural que faz parte do contexto histórico da comunidade, o presente estudo trata de “Vila Moiraba e o Rio Tocantins: História em perspectiva ambiental”, com o objetivo de registrar o protagonismo dos moradores no uso desse curso d’água, além de possibilitar reflexões sobre a conservação e preservação do Rio Tocantins e de sua margem em frente à Vila Moiraba. O estudo também visa promover o conhecimento histórico local sob uma perspectiva ambiental. Para tanto, foi necessário investigar as atividades desses sujeitos ao longo do tempo, entre meados do século XX e XXI, especificamente entre os anos de 1940 e 2023, de acordo com os relatos dos entrevistados. Realizou se, então, uma pesquisa baseada em relatos orais, fotografias, observações de campo e estudos bibliográficos para complementar o tema abordado. Diante disso, verificou se que os moradores possuem memórias históricas, cujas experiências narradas evidenciam a presença de elementos e modos de vida em interação com o Rio Tocantins. Constatou se que algumas atividades permanecem parte integrante das vivências desses sujeitos, possibilitando, assim, um diálogo sobre a perspectiva ambiental.