Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST por Orientador "COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de jogo educativo para o aprendizado da língua inglesa para adultos(2025-04-03) NOVAIS, Adriel Henrique dos Santos; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389A globalização, impulsionada pelas redes digitais, facilitou significativamente o acesso à informação e à educação. Nesse contexto, o inglês destaca-se como o principal idioma de comunicação global, tornando-se essencial o seu aprendizado em qualquer país. Ademais, o ambiente digital apresenta uma oportunidade única para a aprendizagem do inglês. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo educativo, denominado ShootWord, que visa ao ensino da língua inglesa por meio da técnica de repetição espaçada. Permitindo que adultos possam memorizar palavras do vocabulário inglês no processo de aprendizado. Este trabalho foi desenvolvido na plataforma Unity, bem como validação do desempenho do aprendizado por meio de questionário e critério de pontuação. Os resultados indicam alta taxa de aprendizado, com porcentagem mínima de 60% das palavras aprendidas pelos usuários. Conclui-se que o uso de jogos como o ShootWord é eficaz para ampliar o vocabulário em inglês de adultos, independente da faixa etária.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Inteligência artificial: uma breve revisão bibliográfica de ferramentas de machine learning e deep learning na medicina(2023-12-19) JESUS, Victor Almeida de; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389Após um longo período, a inteligência artificial (IA) tornou-se uma presença cotidiana, sendo essencial em diversas áreas. O foco atual está na compreensão da IA, suas ferramentas e técnicas, e como ela está integrada à aplicabilidade em medicina. Isto é, sendo utilizadas em aplicações como diagnósticos de doenças crônicas, câncer, e predição de doenças cardiovasculares. As abordagens do tipo aprendizado de máquina (ML) e aprendizado profundo (DP) são ferramentas de inteligência artificial, que se concentra na construção de algoritmos computacionais capazes de aprender com dados, em vez de depender de instruções pré-programadas, a fim de predizer, classificar ou detectar padrões. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de fazer uma revisão e levantamento das principais técnicas de Machine Learning e Deep Learning aplicados na medicina. Foram feitos uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de IA e um levantamento de artigos para identificar as principais técnicas de ML e DP, além de sua aplicabilidade na medicina.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Introdução à modelagem 3D com Blender: um estudo de caso aplicado para a facilitação do aprendizado de criação de objetos 3D, voltado para alunos de graduação(2023-12-19) CORREA, Beatriz Pinheiro; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389A modelagem 3D é uma área de grande expansão dentro de diversas profissões, pode auxiliar na visualização e entendimento de um projeto. Nesse contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência à aplicação do minicurso inicial para facilitação do aprendizado de modelagem 3D, para alunos de graduação de diferentes áreas do conhecimento. A proposta foi embasada em pesquisas bibliográficas e experimentação utilizando o software open-source Blender, para identificação e validação de ferramentas iniciais de modelagem 3D. A metodologia deste trabalho apresentou uma revisão bibliográfica para identificação e validação das ferramentas utilizadas, a aplicação de formulário, para identificação de perfil e das áreas do conhecimento dos participantes, por fim a aplicação do minicurso com a proposta de criação de um objeto tridimensional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sistema de automação microcontrolado: controle de irrigação controlado por arduino no cultivo de hortaliças(2023-12-14) SOUZA, Eduarda Ferreira de; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389A automação proporcionada pelos microcontroladores revoluciona práticas agrícolas, como o controle de irrigação. Permitindo fazer o sensoriamento de um ambiente, por meio da coleta de fatores de temperatura e umidade. Isto é, essa capacidade, aliada à tomada de decisões instantâneas por meio de atuadores, destacam as vantagens desses sistemas, desde a eficiência energética na irrigação até a redução do desperdício de recursos hídricos, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis e tecnologicamente avançadas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo de um sistema de irrigação com automação baseada em microcontrolador Arduíno no cultivo de hortaliças. O presente trabalho desenvolveu o protótipo, bem como testes de funcionalidade na coleta de dados de temperatura e umidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uso da técnica BERT para a criação de um chatbot na UFPA Campus Castanhal para suporte de discentes(2025-04-04) MOITINHO, Rômulo Fernandes; SANTOS, Williane Brasil dos; http://lattes.cnpq.br/0265469819491358; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389Este artigo aborda a criação de um chatbot baseado na tecnologia Bidirectional Encoder Representations from Transformers (BERT) para auxiliar os estudantes de Engenharia de Computação da Faculdade de Computação no campus Castanhal da UFPA. O sistema proposto visa fornecer respostas precisas às dúvidas acadêmicas dos alunos, usando vetores de similaridade criados a partir de uma base de dados de perguntas frequentes (FAQ) para garantir a exatidão das respostas, com objetivo de disponibilizar respostas precisas a qualquer hora do dia.