Curso de Matemática - CABAE
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Navegando Curso de Matemática - CABAE por Orientador "CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações diferenciais ordinárias: da teoria a prática(2024-01-03) GOMES, Maria Monteiro; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776; https://orcid.org/0000-0001-5354-2071Este trabalho apresenta um estudo das equações diferenciais ordinárias, visando apresentar os resultados das pesquisas realizadas, além de enfatizar a relevância da modelagem e aplicação de problemas relacionados à biologia, física e química. Neste contexto, ao percorrer brevemente a trajetória histórica das equações diferenciais, e revisar conceitos prévios importantes para a pesquisa, buscou-se a compreensão das equações diferenciais, bem como as classificações de acordo com o tipo, a ordem e a linearidade, assim como os métodos para encontrar soluções. Em seguida, realizou-se o estudo das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e de ordem superior. Culminando na abordagem prática que finaliza o produto desta pesquisa trazendo as aplicações, evidenciando a relevância desse campo de estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Polinômios no ensino fundamental II: abordagens lúdicas no ensino e aprendizado(2022-08-26) TRINDADE, Bruno Perdigão; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776Esse trabalho de conclusão de curso, enfatiza os polinômios no ensino fundamental II: Abordagens lúdicas no ensino e aprendizado. A pesquisa tem como intuito contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II direcionado para o sétimo e oitavo ano desenvolvido a partir de estratégias lúdicas (jogos e brincadeiras) como ferramenta significativa no ensino da Matemática. Procura-se fazer uma pesquisa bibliográfica, partindo do método descritivo com abordagem qualitativa, em etapas que envolverão leituras e coleta de dados bibliográficos em livros, revistas e artigos científicos, buscando novos olhares sobre o problema previamente definido, o que poderá analisar o objeto de estudo e suas particularidades relevantes à pesquisa. Conclui-se a pesquisa considerando que o ensino e aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II ocorre por meio de estratégias lúdicas, pois esse tipo de metodologia poderá estimular a criatividade e a imaginação dos alunos; em especial os que estão saindo da infância para a adolescência, como é o caso dos alunos do ensino fundamental II, pois a ludicidade colabora para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos e na interação deles entre si e com o seu professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do Tangram no ensino e aprendizagem de geometria plana no ensino fundamental II(2022-08-26) SILVA, Renato Cardoso da; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso do Tangram como estratégia pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos foram: caracterizar e definir o Tangram; observar o Tangram enquanto recurso didático e relacionar o Tangram e o ensino da matemática (geometria) no ensino fundamental II. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa que buscou identificar a aprendizagem da matemática aplicada no ensino fundamental II, com o uso do Tangram em livros, revistas, artigos científicos e produções acadêmicas, resultando em pontos importantes para o estudo e discussão do tema. Desse modo, a partir dos autores consultados, observou-se que uso e a aplicabilidade do Tangram no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental II se mostrou, segundo experiências de professores em sala de aula, além de lúdico, valioso para despertar um maior estímulo ao raciocínio lógico e matemático, além de contribuir também para associabilidade dos alunos, que trabalhando em grupo, podem se ajudar mutuamente, esclarecendo questões e tomando decisões coletivas. Assim entende-se que o uso do Tangram no ensino fundamental II é relevante para o aprendizado do aluno de Matemática.