Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG por Orientador "FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da eficiência e monitoramento de ecobarreiras para retenção de resíduos sólidos em um rio urbano na Amazônia Oriental(2025-04-14) SILVA, Paulo Enrique Almeida e; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792Ecobarreiras são estruturas físicas projetadas para impedir que resíduos flutuantes atravessem cursos d’água, reduzindo a poluição e minimizando os impactos nos ecossistemas aquáticos. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de um modelo de ecobarreira na retenção de resíduos sólidos flutuantes em um rio na Amazônia oriental, influenciado pela hidrodinâmica das marés. Para isso, foram instaladas ecobarreiras em dois pontos do rio (P1 e P2), com coletas realizadas em um período de 24 semanas no P1 e ao longo de 9 meses no P2. Os resultados mostraram uma eficiência média de 73,1%, sendo as ecobarreiras mais eficazes na captura de plásticos e poliestireno. Foram coletados 649 itens em P1 e 940 em P2, enfatizando o grande volume de resíduos descartados de forma inadequada. A análise também revelou que a poluição aumentou durante os períodos chuvosos e marés altas, particularmente perto da fonte do rio, destacando a influência do clima na dispersão de resíduos. Em conclusão, as ecobarreiras mostraram grande potencial como ferramentas sustentáveis e econômicas para reduzir a poluição do rio, especialmente plásticos e poliestireno, que são os principais poluentes. Apesar de seu baixo custo e versatilidade, ainda há desafios na manutenção, adaptação à hidrodinâmica extrema e personalização de modelos para as condições locais. No entanto, as ecobarreiras continuam sendo uma solução valiosa para mitigar a poluição do rio, ressaltando a necessidade de políticas públicas para gerenciar resíduos e reduzir o consumo de plástico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros(2022-07-28) LOBÃO, Maysa Melo; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O presente trabalho é constituído pela compilação de trabalhos acadêmicos publicados em Anais de eventos, desenvolvidos durante a atuação como bolsista nos programas institucionais de iniciação à docência: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, o capítulo I apresenta o trabalho: “Game of DNA: uma proposta de jogo de tabuleiro para o ensino de genética básica, no 3ºano do ensino médio”, elaborado durante a disciplina de Genética no curso de Licenciatura em Biologia e, modificado durante a atuação no PIBID, no período de 2018-2020. O capítulo II, apresenta o trabalho: “Ensino remoto emergencial: a realidade da prática por trás do mundo virtual”, desenvolvido durante a atuação no PRP (2020-2022), em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, no período do ensino remoto emergencial, causado pelo vírus da COVID-19. A oportunidade de ter contato com a prática e discuti-la durante a formação do licenciando é fundamental para o perfil profissional que está sendo construído, e neste tocante, os programas PIBID e PRP desenvolvem esse exercício com êxito. Com base nos trabalhos desenvolvidos dentro dos programas, observa-se a troca mútua de conhecimento entre os residentes e os professores preceptores sendo de forma significativa para ambos, e enfatiza-se a necessidade que as políticas públicas precisam investir cada vez mais no aperfeiçoamento da formação teórico-prática de professores nos cursos de licenciatura.