Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Orientador "NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os Desafios da escola do campo na Amazônia em tempos de pandemia da COVID-19(2021-01-27) RODRIGUES, Ingrid da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente trabalho teve como objetivo analisar os discursos dos sujeitos amazônicos sobre as formas de enfrentamento da educação do campo na Amazônia para o contexto de pandemia do coronavírus (COVID – 19). Para compreender como os sujeitos amazônicos, no caso professores e membros dos movimentos sociais da educação do campo, passaram a enfrentar essa realidade optou-se pela análise do discurso a partir do referencial Bakthiniano destacando três elementos: o conteúdo temático, o estilo da linguagem e a construção composicional ligados ao enunciado, o que nos permitiu diagnosticar a partir desses sujeitos, os desafios da educação do campo, assim como, as saídas apontadas e construídas pelos sujeitos amazônicos para as escolas do campo. Esse estudo revelou os papeis e responsabilidades dos órgãos governamentais e instancias de ensino na situação dos alunos e professores durante a pandemia da covid – 19, focalizando ações que possam dirimir os impactos na qualidade e oferta de ensino nas escolas do campo no Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os Determinantes Sociais da Saúde do pescador tradicional e suas relações de saúde e doença no contexto amazônico bragantino(2023-07-04) PRESTES, Maricília Nascimento; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) estão relacionados diretamente às condições de vida e trabalho do indivíduo, em especial nas populações tradicionais, tais como: fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais os quais influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Sendo assim, objetivouse verificar os DSS que permeavam o contexto dos pescadores tradicionais na Península de Ajuruteua. Os dados foram coletados por meio de um estudo de campo, de caráter exploratório, durante a visita às seis ilhas, pela equipe multiprofissional, da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança/Pa, para ações de promoção, prevenção e proteção da saúde. Aponta-se como referência o relatório da Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS, 2006), para a análise da situação da saúde local, com destaque para o segmento: Condições de vida, ambiente e trabalho. Os resultados apontam no primeiro segmento: alimentação com base no peixe e a farinha de mandioca; saneamento básico precário com uso de banheiros coletivos e escassez de água potável, e ambiente de trabalho insalubre, com alta exposição às radiações solares e acidentes de trabalho; além da presença significativa do alcoolismo, acompanhado do tabagismo. Conclui-se que os determinantes sociais de saúde dos pescadores estudados estão correlacionados a algum agravo ou doença instalada, corroborando com o conceito dinâmico de saúde proposto por Ferrara (1976), onde saúde é concebida como um “contínuo agir do ser humano ante o universo físico, mental e social em que vive", atribuindo ao indivíduo a responsabilidade do cuidado com a saúde, tanto individual quanto coletiva, como processo fundamental da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down(2020-11-21) RAMOS, Adriana da Luz; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e produções do conhecimento acerca do uso da Tecnologia Assistiva no ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down. Recorremos a metodologia Estado do conhecimento por se tratar de um método de estudo que nos possibilita pesquisar qualquer espaço/tempo, área de interesse e quais temas relevantes estão em discursão tanto no campo teórico como no prático. O levantamento de dados foi realizado no site de pesquisa “Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES) especificamente no catálogo de Teses e dissertações entre os anos de 2015 a 2020. No total selecionamos 13 trabalhos em diferentes contextos educacionais sejam eles na educação básica ou superior. Produções do conhecimento que foram realizadas em diferentes programas e regiões do Brasil. Na qual foram criteriosamente analisadas e discutidas seus respectivos objetivos, metodologias, objetos de estudo, os principais fundamentadores teóricos, os resultados e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de indivíduos com deficiência. Os resultados apontam para as inúmeras formas de se pensar em Tecnologia Assistiva, que vai desde uma simples adaptação do material escolar a sofisticados meios tecnológicos ou digitais. Asseveram ainda que o aluno com Síndrome de Down de acordo com suas especificidades e ritmo de aprendizagem é capaz de compreender a matemática e quando passar a utilizar a TA o conhecimento é otimizado e melhor compreendido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Imagens, sentidos e TDAH: representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Amazônia Bragantina(2019-08-21) RIBEIRO, Carla Talita Alves; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores da região dos caetés sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática de ensino na Região Amazônica. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais a partir tridimensionalidade de Moscovici: conceito, imagens e atitudes para construção de um campo representacional, no qual cada dimensão se configurou como estrutura condutora e campo de análise, onde se destacou as objetivações e ancoragens constituidoras dessa representação. Participaram do estudo 05 professoras que atuam no Ensino Fundamental da cidade de Bragança-PA. A problemática investigada e quais são os processos constituidores das representações sociais dos professores sobre a pratica de ensino para os alunos com TDAH? Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; b) Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); e c) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados nos mostram que as professoras são peças fundamentais nesse processo de inclusão, desde o ensino aprendizagem dos alunos, para superar as dificuldades encontradas através do transtorno, á buscar de estratégias, onde as docentes são as mediadoras do conhecimento, buscando sempre inovação e empenho ao elaborar suas aulas. Chegamos à conclusão de que os professores precisam conhecer o aluno com TDAH, e não apenas o transtorno e por meio de intervenções pedagógicas, ajuda esses discentes a superar as dificuldades, potencializando as suas habilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leituras Freireanas em contexto da pandemia de COVID-19: vivências e experiências dos sujeitos da EJA(2023-07-07) AVIZ, Meire Santos de; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente artigo aborda a temática Leituras Freireanas em Contexto da Pandemia de Covid-19: vivências e experiências dos sujeitos da eja, tendo por objetivo analisar as narrativas dos alunos da EJA Campo, no sentido de compreender as experiências vividas por essa juventude amazônica no contexto pandêmico de Covid-19. Apresenta como locús de pesquisa a Escola E.M.E. I.F Zulmira Pinto Guedes, localizada na comunidade Vila dos Neves no Município de Tracuateua no Estado do Pará. A coleta de dados utiliza a técnica do Grupo Focal (GF) com questões semiestruturadas gerais e específicas que tratam sobre as experiências e percepções em relação à temática deste estudo. Posteriormente ocorre a análise das falas sob a ótica da análise de conteúdo. Como resultado nota-se que a partir das experiências vividas os alunos construíram saberes que os possibilita ser um indivíduo autônomo, consciente e reflexivo em sua vida.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Medidas socioeducativas no município de Bragança-PA(2021-01-29) QUEIROZ, Dayseane do Socorro da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O foco dessa pesquisa são as medidas socioeducativas aplicadas em adolescentes que cometeram atos infracionais. Trata-se de voltar o olhar para as implementações das políticas que visam reinserir o adolescente em conflito com a lei no convívio social. Deter-nos-emos em analisar os processos excludentes que esses adolescentes sofreram ao longo do processo histórico de aquisição dos direitos da criança e adolescente e de como estes direitos se configuram na atualidade. Também nos propusemos a verificar as percepções dos técnicos sobre este adolescente em conflito com a lei, e como estão voltadas as políticas de atendimento e garantia de direitos dentro do CREAS. Buscando entender a resinificação de valores voltada para esses adolescentes e as implicações nas perspectivas futuras. Esta pesquisa tem seu caráter qualitativo, pois busca responder questões que não podem ser quantificadas, mas precisam ser entendidas sem que cometessem o erro de julgar o adolescente pela pratica do ato infracional, mas sim, buscar entendê-lo como sujeitos de direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) No toque dos dedos: estudo sobre a literatura infantil para crianças surdas(2021-03-19) FERNANDES, Klaucidelle Tayvanny Ribeiro; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Este artigo tem por temática: NO TOQUE DOS DEDOS: Estudo sobre a literatura infantil para crianças surdas, o objetivo é analisar as obras da literatura surda para o universo infantil. Será catalogado neste trabalho, com intuito de realizar uma pesquisa qualitativa e exploratória, para observar os artigos que retratam sobre a Literatura Surda Infantil. Para as técnicas metodológicas de pesquisa e a análise de dados dessas obras, realizou-se uma pesquisa com período delimitado pela próprio estudo, do ano de 2015 a 2020; tendo como resultado o fato de que a literatura infantil é importância no desenvolvimento das crianças e que são processos usados e valorizados pela comunidade surda, sendo um importante instrumento para desenvolver sua cultura, identidade e alteridade, sendo urgente a busca por estratégias literárias acessíveis as crianças surdas em classes inclusivas da rede regular de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA(2023-07-07) OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem como base a Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem da construção processual de Jodelet (2001) e Moscovici (1978). A coleta de dados foi realizada com os professores do segundo segmento do projeto em dois momentos: primeiramente a aplicação de formulário em conjunto com 18 professores e posteriormente a realização de grupo focal com nove destes professores. As informações coletadas durante o percurso metodológico foram organizadas em dimensões inerentes ao campo das TRS, as quais traduzem os seguintes achados: Os sujeitos são os docentes que possuem sua identidade e contribuição dentro de sua formação acadêmica e vivência no projeto; o contexto elucidado pelas diversas questões que envolvem desde a formação do professor até mesmo a condição de estrutura das escolas e recursos para a prática pedagógica, variáveis que afetam diretamente a oferta de um ensino de qualidade; e os sentidos que permeiam as particularidades em ser docente no Projeto e a construção disso dentro dessa articulação da EJA com a Educação Profissional junto desses sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As Representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida(2019-09-22) SANTANA, Magda Sousa; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Atualmente as constantes avaliações sobre a baixa escolaridade da população brasileira, realizadas por diversas instituições nacionais e internacionais, apontam que é necessário repensar as políticas voltadas à garantia da educação básica. Inúmeros projetos são implantados visando minimizar as distorções idade/ano da população acima de 15 anos. No Estado do Pará, o Projeto Mundiar é implantado a partir de 2014 com o discurso de acelerar o tempo de estudos desses jovens, a partir de financiamentos de Organismos Internacionais. Tal cenário, nos leva a pensar, quais são as representações sociais dos jovens sobre o Projeto Mundiar e quais as implicações educacionais e sociais em seu projeto de vida? No sentido de responder esse questionamento, o objetivo dessa pesquisa é compreender as representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida. Para isso situamos esse estudo ao campo teórico e metodológico das representações sociais, mais especificamente na abordagem processual de Jodellet (2001) a partir da tridimensionalidade que envolve: a) sujeitos; b) contextos e c) efeitos. Para mostrar quem são os sujeitos iniciamos com a abordagem sobre a juventude com os autores Dayrell (2003), Serra Freire (2007), Ramos; Araújo (2013), Neves (2014) e Farias (2018). O contexto em que os jovens que colaboraram com esse estudo, são de uma turma do ensino fundamental anos finais do Projeto Mundiar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mâncio Ribeiro do município de Bragança-PA. Utilizamos Mesquita (2018) e Pará (2013; 2016) para dialogar a respeito desse contexto. Os efeitos/implicações educacionais e sociais são discutidos com Leão; Dyraell; Reis (2011) e Klein; Arantes (2016). Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas (Gil, 2008) e entrevista semiestruturada (Minayo, 2009). Os resultados demonstram que esses jovens vivem em condições sociais e econômicas que fragilizam suas existências e colocam em risco seu futuro; sua trajetória escolar de exclusão, pouco sofre alterações com a sua participação no Projeto Mundiar, embora este se apresente como a oportunidade diante do estigma de incapazes - de sujeitos de que não aprendem e/ou tem dificuldades de aprender – reforça a desigualdade social a partir de um modelo escolar que certifica, sem assegurar as possibilidades futuras desses jovens, limitando-os ao subemprego.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA(2019-08-20) CONDE, Joyce Maria da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Esse estudo analisa as representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência na EJA. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Teoria das Representações Sociais, no campo processual de Jodelet (2001). Assim, para atender os objetivos proposto, esse estudo se desenvolveu em duas etapas: Levantamento documental (dados estatísticos) e entrevista com cinco professoras da rede Municipal de Bragança-PA. Desse modo, para a organização do campo de analise, considerou-se as três dimensões constituidoras das Teorias das Representações Sociais (sujeitos, contextos e sentidos). Os resultados revelam: Os sujeitos professoras da EJA que constroem sua identidade, com a inclusão a partir do tempo de docência da EJA. No contexto de circulação das representações os indicadores apresentam a queda significativa no número de matrículas da EJA (Brasil/ Pará/ Regiões dos caetés/ Bragança). Esses dados confirmam não só o processo de exclusão vivenciado na Educação de Jovens e Adultos, como também o descaso do serviço público nessa modalidade de ensino, além da negação dos direitos, em relação aos sujeitos da EJA. Os sentidos que apresentam os discursos das professoras sobre a inclusão dos alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos possibilitaram a construção da figura imagética que possibilitou a identificação dos sentidos construídos pelas professoras sobre a inclusão na EJA, das imagens que são construídas sobre o fazer docente para inclusão da pessoa com deficiência na EJA e por fim, as práticas construídas a partir dos sentidos de inclusão e das imagens construídas sobre o fazer docente em turmas de EJA com alunos com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trajetórias das mulheres do campo: narrativas das experiências escolares da multissérie à universidade(2022-11-07) COSTA, Antonia Zeneide da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente artigo recorre sobre os desafios e as possibilidades que a educação do campo oferece as mulheres. Para melhor entender o objeto de estudo delineou-se como objetivos específicos: a) descrever o contexto da educação do campo a partir dos olhares das mulheres do campo; b) identificar as lutas das mulheres do campo para o acesso a educação e os processos de superação que potencializam a sua chegada a universidade e c) discorrer sobre a importância da educação na vida dessas mulheres. A fim de obter os resultados propostos nesses objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo de caráter qualitativo por meio de entrevistas narrativas. A partir da análise dos resultados dessa pesquisa foi possível constatar que entre muitas dificuldades enfrentadas pelas mulheres estão o preconceito de gênero imposto pela sociedade, processos de nucleação escolar atrelados às dificuldades financeiras, casamento e os filhos. E como principais possibilidades foram apontados a liberdade e a independência financeira dessas mulheres. Conclui-se portanto que a educação é uma importante ferramenta para a quebra dos ciclos viciosos e excludentes proporcionando uma maior liberdade e independência financeira feminina.