Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Orientador "LIMEIRA, Carolline Septimio"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano(2023-08-29) SILVA, Claudiomar de Jesus da; SILVA, Débora Regence Ribeiro e; LIMEIRA, Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635Este trabalho apresenta uma discussão acerca das experiências e vivências dos alunos do curso de pedagogia no campo do estágio em ambiente escolar na turma de 3ª ano do ensino fundamental. A partir dessa abordagem que traz aspectos importantes do Estágio Supervisionado na formação inicial e curricular dos discentes, bem, como o período de observação em sala de aula e posterior diálogo com a professora supervisora sobre os alunos da turma, sua prática pedagógica na aprendizagem dos sujeitos e em conjunto com os discentes estagiários, foi elaborado com base nas observações em sala e em conversas com a docente supervisora na elaboração de atividades em sala e na aplicação com os alunos da turma. Dessa forma, considera-se que o estágio é importante na construção da identidade do professor por meio de vivências e experiências desenvolvidas no período da observação e execução do trabalho docente, o qual deve ser problematizado a partir de novas práticas, propostas e reflexões que compreendam a relação teórico-prático estabelecida quando há presença do estagiário e professor em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Para além do cuidado: a influência da formação na prática e no reconhecimento profissional de cuidadores em uma escola estadual de Capanema-PA(2025-10-14) PEREIRA, Millene Leal; LIMEIRA, Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de cuidadores escolares e sua relação com a formação e a valorização profissional no contexto da educação inclusiva, tomando como estudo de caso uma escola estadual de Capanema-PA. A investigação, de natureza qualitativa, baseou-se na realização de entrevistas semiestruturadas com três cuidadoras, para compreender suas percepções sobre a preparação, os desafios e os avanços inerentes à função. Os resultados evidenciam que a falta de formação específica e as condições laborais precárias impactam diretamente a qualidade do apoio educacional especializado. Constatou-se que os conhecimentos são construídos predominantemente na experiência cotidiana, sem suporte institucional sistemático, enquanto os profissionais enfrentam obstáculos de ordem estrutural, relacional e emocional. Conclui-se pela imperiosa necessidade de políticas públicas que assegurem formação continuada adequada, melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento institucional para esses agentes, elementos fundamentais para a consolidação de uma inclusão escolar efetiva e de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de professoras e a inclusão de estudantes autistas em uma escola da rede municipal de Capanema-Pará(2025-10-14) SOUZA, Leilyanne Oliveira de; CONCEIÇÃO, Letícia Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1868930226340778; LIMEIRA, Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras promovem a inclusão de estudantes autistas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na EMIF Terezinha de Jesus Sousa, em Capanema-PA. Como objetivos específicos, propõe-se: descrever as práticas pedagógicas mais comuns adotadas pelos professores para a inclusão de estudantes autistas; e explorar os desafios enfrentados pelos professores na aplicação de práticas pedagógicas inclusivas. A escolha do tema ocorreu devido à ausência de acessibilidade na escola de ensino médio frequentada pela autora e foi fortalecida pela experiência como cuidadora educacional estagiária, despertando interesse pelo estudo do autismo. A problemática que norteou a pesquisa foi: de que maneira as práticas pedagógicas das professoras promovem ou não a inclusão de estudantes autistas no Ensino Fundamental? Para alcançar os objetivos, a pesquisa adotou abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de campo, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O referencial teórico baseou-se em autores que discutem a temática, como Camargo e Bosa (2009), Veltrone e Mendes (2007), Suplino (2009) e Mantoan (2003), que defende uma educação inclusiva ampla, transformando a escola para atender a todos. As respostas obtidas permitiram identificar que as dificuldades enfrentadas pelos professores podem ser superadas mediante apoio dentro da sala de aula e adaptações nas atividades, considerando os interesses dos estudantes, favorecendo avanços significativos, maior participação e o início efetivo do processo de inclusão. Constatou-se que essas práticas ocorreram na EMIF Professora Terezinha de Jesus Sousa, promovendo, de forma parcial, a inclusão de estudantes autistas.