Graduação - ICA
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Navegando Graduação - ICA por Orientador "ANDRADE, Simei de Amorim Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança da ciramba, ludicidade e resistência: a brincadeira de roda das crianças do Quilombo de Mocambo, Ourém -PA(2023-12-15) SANTOS, Marinalva Costa dos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946O estudo que ora apresentamos foi realizado na comunidade quilombola de Mocambo, no município de Ourém -PA. Teve por objetivo dar visibilidade as crianças e suas práticas culturais, dançantes e lúdicas, vivenciadas na sua cotidianidade por meio da brincadeira de roda, conhecida como ciramba. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, tendo como instrumento de pesquisa, a observação, as conversas informais e oficinas de musicalização e corporeidade. O estudo desenvolveu-se com 22 crianças na faixa etária de 3 a 13 anos, ávidos a compartilhar as culturas desse território quilombola, além da colaboração de 15 velhos, que com suas narrativas sobre histórias e vivências no quilombo, nos ajudam na compreensão de nosso objeto de pesquisa. O aporte teórico da investigação pautouse nos estudos de Salles (2005) que trata da constituição dos quilombos na Amazônia, Souza (2012) que destaca a história e a identidade dos povos dos quilombos, Baena (2014), que mostra como os povos escravizados foram distribuídos no Pará, Ramos (2007), que discorre sobre o folclore negro no Brasil, Andrade (2012, 2013) com os estudos da ludicidade, entre outros que corroboram para a compreensão da brincadeira de roda ciramba. Os resultados do estudo mostraram que as crianças do quilombo do Mocambo, Ourém-PA participam ativamente da manifestação cultural da ciramba, associando a ela os brincares, uma corporeidade ancestral, uma linguagem própria com expressões advindas da cultura do lugar, ressignificando assim as culturas infantis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e autismo: práticas pedagógicas em dançaterapia para a motivação das relações sociais e interpessoais de crianças autistas(2018-07-17) SANTOS, Andrea Batista dos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014O presente trabalho tem por objetivo socializar os resultados de uma pesquisa bibliográfica referente às práticas pedagógicas em Dança, a fim de contribuir para as relações sociais e interpessoais de crianças autistas, na qual procurei responder a seguinte questão: De que maneira pode-se utilizar a dança como prática pedagógica para a promoção das relações sociais e interpessoais de crianças com autismo? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, a qual aborda trabalhos de pesquisadores/autores como Cornelsen (2007), Cunha (2010), Figueira (2018), Fux (1983; 1988) e Padilha (2008). Os resultados indicaram que as possibilidades de utilização da dança na educação de crianças autistas são muito promissoras, já que a criança autista necessita ser estimulada, principalmente, através da visão e é neste contato que a Dança interfere, de forma positiva, na sua interação com o outro. Através do reconhecimento de seu corpo e do corpo do outro, a criança autista passa a compreender que o contato não se deve apenas a uma forma de necessidade, mas também a algo que lhe traga felicidade, satisfação, equilíbrio emocional e várias outras manifestações sinestésicas que sua identidade autística, infelizmente, não lhe permitiria compreender sem a mediação, neste caso, da Dançaterapia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e cultura de massa: as contribuições do K-Pop para o processo ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA(2023-12-12) LEAL, Jaqueline Vasconcelos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946Esta pesquisa tem como objetivo analisar e apresentar as contribuições trazidas pelo K-pop para o processo de ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA. Foram realizadas pesquisas bibliográficas embasados nos estudos de Rudolf Laban (1978), Lenira Rengel (2003; 2004; 2017), Ciane Fernandes (2006) e Bruna de Oliveira (2022), principais teóricos desta pesquisa, e uma pesquisa em campo aplicada na turma de K-pop do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, em Belém-PA, durante o período de setembro a novembro de 2023. Os dados obtidos são provenientes dos estudos bibliográficos e depoimentos dos alunos da turma supracitada durante a pesquisa. Como resultado, constatou-se que o K-pop, nas aulas de dança, matura o controle e a consciência corporal, expande as possibilidades de movimento, promovendo o domínio e refinamento das técnicas de dança e de sua aplicabilidade. Além disso, estimula a compreensão da proposta e impacto de coreografias, incentivando também o dinamismo na sua montagem e execução, bem como a identificação e compreensão do tempo e compasso da música, oferecendo possibilidades de experimentação e de alternâncias na proposta e modalidade de coreografia originais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e infância: análise da percepção da dança com crianças no Sistema Integrado de Educação e Cidadania (SIEC)(2018-12-19) COSTA, Nágela Shirlene Campos da; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de percepção da dança para crianças da Educação Infantil do Sistema Integrado de Educação e Cidadania (SIEC), buscando mostrar como se dá tal processo e seus aspectos significativos na vida das crianças. O referencial teórico-metodológico centrou-se numa pesquisa de abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, analisando a aprendizagem da criança a partir de um entendimento de como a dança pode contribuir para o crescimento da consciência crítica dessas crianças, e como elas entendem a dança e sua importância em suas vidas. Os instrumentos de pesquisa utilizados estão embasados na ludicidade por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras contidos nas atividades de vivências rítmicas, com a utilização de materiais (pandeiros, tecido e desenhos) de brinquedos cantados. Os interlocutores do estudo foram 10 (dez) crianças, na idade de 6 anos, matriculadas no Sistema Integrado de Educação e Cidadania (SIEC). O lócus da investigação é a EEF SIEC, localizado no bairro Batista Campos, em Belém/PA. As conclusões do estudo mostraram que através da dança as crianças podem aumentar seus campos de conhecimentos, suas expressividades e sua percepção corporal, bem como se possibilita que tenham uma visão mais crítica da realidade social na qual estão inseridas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança, corpo e ludicidade: vivências no projeto de extensão da Universidade Federal do Pará(2023-12-06) ALMEIDA, Paulo Murillo Vieira; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946Esta pesquisa teve como objetivo, reflexões e análises sobre vivências obtidas durante o processo de desenvolvimento das atividades nas oficinas do Projeto de Extensão Corpo e Ludicidade: Brincadeiras na Educação, originado da Emenda Parlamentar nº 42150001/2021, sendo uma proposição da Faculdade de Dança (FADAN), da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) que através de oficinas realizadas nas comunidades dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), compostas pelos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Belém com ações que priorizaram aspectos como identidade pessoal e artística, afetividade, reconhecimento cultural, social, político, e momentos de aprendizagens e partilhas de conhecimentos. Os pilares norteadores deste estudo concentram-se na tríade Dança, Corpo e Ludicidade, que foram os conceitos basilares do processo de desenvolvimento das oficinas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram a observação, diário de bordo e fotografias. O referencial teórico que norteia esta pesquisa concentra-se nos estudos de, Azevedo (2018), Freitas (2018), Katz (1994), que desenvolvem pesquisas sobre a dança, Loureiro (2015), Marques (1998), que estão ligados às pesquisas do corpo, Almeida (2009), Andrade (2013, 2022, 2023) que se volta aos estudos da ludicidade e outros que nos auxiliam na compreensão do nosso objeto de pesquisa. As conclusões a que o estudo chegou dizem respeito a partilhas de saberes, conhecimentos sobre questões sociais, culturais, educacionais na relação estabelecidas entre a universidade e as comunidades envolvidas, destacando os saberes advindo dos povos da Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dança, Corpos e Fotografia: um olhar sobre as vivências no projeto de extensão da UFPA(2023-12-11) MAIA, Milena Evelyn França; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946Este artigo é resultado do Trabalho de Curso, organizado conforme a Instrução normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Este estudo se originou no projeto de extensão Corpo e Ludicidade: brincadeiras na educação, uma proposição da Faculdade de Dança da UFPA e buscou analisar o processo metodológico utilizado nas oficinas realizadas no projeto, assim como, compreender de que forma cada local e público, recebeu e vivenciou a dança e suas diversas possibilidades. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observação, registros fotográficos, rodas de conversas e conversas informais. Os registros fotográficos realizados durante as oficinas, se constituem eixo principal de análise para a compreensão de como a dança pode ser criativa, afetuosa e necessária para diversos corpos e profissionais. As fotografias foram realizadas com o suporte de câmera fotográfica e filmadora, além do próprio aparelho celular da discente. As oficinas ocorreram nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém-RMB, no estado do Pará, são eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. O suporte teórico concentra-se nos estudos de Mundim (2021), Andrade (2012), Marques (2009, 2010) e RCNEI (Brasil, 1998). Os resultados do estudo mostraram que a dança e a ludicidade juntas, constroem possibilidades significativas para a educação e para os profissionais que atuam nela. Além de conseguir aproximar o leitor às vivências do projeto, através da fotografia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dança, ludicidade e educação inclusiva no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar em Belém - PA(2023-12-04) MELO, Kerollen Pinheiro de; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946O presente estudo surge a partir do componente curricular Estágio Docente I, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA, desenvolvido no Centro de Referência em Educação Infantil Prof. Orlando Bitar – CREI Orlando Bitar, em Belém-PA. Esta produção está respaldada na Instrução Normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso -TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio da Dança de uma criança com Transtorno Espectro Autista - TEA e uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, na perspectiva da ludicidade. Uma das práticas utilizadas como forma de estimulação para as crianças com deficiência são as atividades lúdicas, incluída os jogos, brinquedos e brincadeira, brinquedo cantado, narrativas orais, entre outras. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação norteada pela perspectiva da Educação Inclusiva. Os instrumentos de investigação foram: observação, atividades práticas e roda de conversa. O resultado do estudo mostrou que a inclusão de crianças com deficiências no contexto escolar promove a socialização e estimula o desenvolvimento criativo, motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades lúdicas que estimulem seu desenvolvimento de forma prazerosa, divertida, possibilitando a construção de conhecimentos significativos e integral o que pode corroborar para a sua autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Encantos da terceira idade: um estudo das ações básicas de esforço e sua relação com o brinquedo cantado no processo de criação-ensino-aprendizagem da dança(2013-09-09) LOBATO, Heberton dos Santos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014O presente estudo trata-se de uma pesquisa em Arte, com foco na linguagem da Dança, tendo como objetivo geral fazer um estudo, por meio do brinquedo cantado, sobre as Ações Básicas de Esforço no grupo Encantos da Terceira Idade em Abaetetuba. Está estruturado em quatro Seções. Na primeira, faz uma breve contextualização da história da dança apresentando os principais teóricos/base que nortearam essa investigação bem como os conceitos de Laban, ludicidade e envelhecimento; na segunda, é descrito o contexto sociocultural onde se deu a investigação trazendo à tona falas das 21 (vinte e uma) interlocutoras; na terceira, externa-se todo o processo vivido/experimentado junto às idosas apontando em análise os efeitos lúdicos no corpo senil; Finalmente, traçam-se as considerações gerais a respeito da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação ou participante numa perspectiva qualitativa, por considerarmos a que melhor se adapta aos objetivos propostos da investigação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA(2019-01-10) CRUZ, Clene Lisboa da; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014O estudo que hora apresentamos teve por objetivo investigar as percepções de adolescentes e jovens sobre as práticas em dança e sua contribuição para o campo educacional em IgarapéAçu/PA. Foi desenvolvido com 18 (dezoito) adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 e 19 anos de idade, moradores de bairros periféricos do município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. O referencial teórico-metodológico desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação, tendo como instrumentos de pesquisa a observação, os pocket’s, o questionário e o feedback. As conclusões do estudo mostram que a dança partilhada com a comunidade possibilitou a construção e ressignificação de saberes e de produções artísticas que emergiram no Projeto EDUCADANÇA: interconexões no contexto escolar, desenvolvido no ano de 2017 no município e posteriormente incorporadas no fazer artístico dos adolescentes e jovens participantes. A investigação também mostrou que quando se respeita e se valoriza o ser humano, sobretudo, adolescentes e jovens, poderá haver mudanças comportamentais, sociais, educacionais e políticas que possibilitam o enfrentamento das questões cotidianas das pessoas em situação de vulnerabilidade social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Museu Virtual da Dança: levantamento e categorização do acervo documental na cidade de Belém-PA(2013-08-19) LAMARÃO, Anna Karolina de Matos; ONO, Ricardo Harada; http://lattes.cnpq.br/1625908340421182; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014Esta pesquisa teve por objetivo realizar um levantamento do acervo documental da Dança. Faz-se necessário categorizar as unidades e subunidades, aos quais estes documentos pertencem, para organizá-los e disponibilizá-los, mostrando a importância da criação de um Museu Virtual da Dança, para o incentivo das pesquisas, projetos e exposições, considerando a produção dos profissionais da cidade de Belém, Estado do Pará. Dado ao caráter específico desta pesquisa, buscamos na Museologia, área do conhecimento que trata das relações da sociedade com seu patrimônio com fins a comunicação e preservação deste, subsídios para organização do acervo virtual o qual tem sua base no conjunto de referências definidoras da identidade dos grupos sociais humanos no espaço e no tempo. Trabalhar com a Museologia inter-relacionada a dança é construir uma memória regional ou nacional social, possuindo um caráter marcante de intervenção social e características próprias como pesquisa, preservação e comunicação, ainda pouco exploradas em todo seu potencial no que se trata da disseminação da dança em seu contexto local, Belém do Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos(2019-07-06) FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014A pesquisa que ora apresento teve como objetivo analisar as metodologias de ensino da dança desenvolvidas em minhas atividades diárias como professora de ballet clássico com crianças de 2 e 3 anos – turma de pré baby da Escola de Dança Arte em Movimentos. Foi um estudo qualitativa com foco na pesquisa autobiográfica, tendo como instrumento de análise os planos de aula relativo ao primeiro semestre o ano de 2019. Os resultados do estudo mostraram que a dança proporciona o alargamento dos aspectos físicos, psicológicos, motores e até da linguagem da criança. As aulas de dança quando desenvolvidas por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras como um recurso metodológico contribui para uma memória afetiva dançante de professores e alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto Só Arte: o ensino do ballet clássico em ambiente não formal(2020-12-03) BRITO, Márcia Cristina de Oliveira; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014O ballet ao longo do tempo passa por alterações conceituais, estruturais, na maneira de ensinar e trabalhar com corpos diferentes. Estes que têm uma composição própria e singular. Na atualidade, pode ser vivenciado em ambientes formais e não formais. Detemos-nos em analisar o ballet em ambientes não formais, onde acontecem aulas em espaços que foram adaptados como: garagem, refeitório, entre outros. O referencial teórico basilar centrou-se nos estudos de Corrêa; Araújo (2013); Oliveira (2009), Kellermann (2019), Marques (2008, 2010), Ossona (1988), Strazzacappa e Morandi (2006) Flávio Sampaio (2013), Puoli (2010), Caminada (1999, 2013) e Aragão (2013) que nos ajudaram a pensar sobre o ballet e a dança em contextos diversos. O lócus dessa investigação foi o Centro Social Santo Agostinho em Belém/PA, especificamente o Projeto Social Só Arte. O estudo objetivou analisar a metodologia de ensino do ballet desenvolvido pelos professores. Os participantes foram 2 (duas) professoras de dança do Projeto Só Arte. A questão norteadora da pesquisa foi saber quais os desafios encontrados pelo professor de dança no ambiente não formal. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo. Os instrumentos de pesquisa foram observação e entrevista, que possibilitaram a compreensão das atuais condições de trabalho e a interferência que isso tem no fazer pedagógico dos professores, o que nos levou a reflexão sobre a metodologia de ensino adotada. Os resultados do estudo mostraram que no Centro Social os professores tem dificuldades em realizar as atividades em espaço adaptado; O calor é outro elemento que dificulta a concentração, em virtude das aulas que ocorrem em espaços abertos, onde há concorrência externa de som, vozes, pessoas se deslocando, o que afeta a dinâmica de ensinar e aprender de professores e alunos e interfere significativamente no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes que participam do Projeto Só ArteTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Roda contada: brincando de cena com as cantigas de roda(2014-01-08) TUÑAS, Roseane Milene de Souza; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do teatro na escola, por meio do brincar na cena teatral com as cantigas de roda. A base teórica que norteou nossa investigação concentrou-se principalmente em: Andrade, Benjamin, Cascudo, Charone, Friedmann, Japiassu, Kishimoto, Piaget, Reverbel, Santa Marli Santos, Spolin, Veríssimo de Melo, Romero, Vygotsky. A pesquisa foi de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação. A investigação concentrou-se na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, com 60 (sessenta) crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, estudantes do turno da manhã. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Roda Contada. As apresentações artísticas do Grupo serviram como contribuição para a inserção do teatro no contexto escolar, bem como no processo ensino-aprendizagem das crianças das etapas da Educação Infantil e anos iniciais de Ensino Fundamental.