Curso de Dança - FADAN/ICA
URI Permanente para esta coleção
Escola de Teatro e Dança /
Bibliotecária: Rosemarie Costa
Fone: (91) 3212-5050
E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br
Navegar
Navegando Curso de Dança - FADAN/ICA por Orientador "GOMES, Érika Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Companhia Municipal de Dança de Belém: uma trajetória de buscas por conquistas registradas até o ano de 2012(2012) SILVA, Kellen Melo da; GOMES, Érika Silva; http://lattes.cnpq.br/9466840297559561Esta pesquisa explana a historia e a metodologia de trabalho de um grupo de dança, criado no ano de 2006, que carrega a responsabilidade de ter o nome da cidade de Belém como complemento de sua terminologia. Este grupo, eleito por mim como objeto de estudo desta pesquisa, configura-se como uma Cia de dança moderno-contemporânea, constituída atualmente por 11 intérpretes-criadores com faixa etária entre 17 e 25 anos. A análise traz uma abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas realizadas com os professores e intérpretes-criadores, sobre o histórico, as metodologias e didáticas utilizadas nas aulas, os processos criativos e espetáculos produzidos por este grupo conhecido como Companhia Municipal de Dança de Belém. Por fim, pretendo, a partir desta pesquisa, apresentar à comunidade e aos grandes nomes e estudiosos da dança da capital belenense, as características, objetivos e metas desta Companhia, em busca de um reconhecimento merecido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Enxergar a dança, descortinar o corpo: caminhos para a prática da dança com o corpo (d)eficiente visual(2014-06-25) FEIO, Thalita Aires dos Santos; GOMES, Érika Silva; http://lattes.cnpq.br/9466840297559561Instigada pela busca do entendimento da educação de pessoas cegas na dança, proponho como objetivo geral desta pesquisa a investigação de possíveis caminhos para se iniciar a prática do ensino da dança para alunos com deficiência visual. A metodologia de pesquisa é baseada na Fenomenologia, relativa ao estudo da percepção com fundamentação nos estudos de Maurice Merleau-Ponty (2006). A pesquisa é de caráter qualitativo documental, pois realizo estudos bibliográficos sobre ações educativas de autores que já trabalham com os estudos de dança e pessoas cegas ou com outras deficiências: Fátima Daltro (2005), Saulo Silveira (2009), Marina Mota (2013), Clotildes Cazé e Adriana Oliveira (2008), Jennifer Nascimento (2013), dentre outros. Estes teóricos buscam compreender através de pesquisas como se dá a inserção das pessoas com deficiência na dança e suas possibilidades de aprendizado e criação. Para o estudo do corpo através de metodologias de ensino com caráter holístico, lanço mão dos teóricos: Moshe Feldenkrais (1977), Dianne Woodruff (1999), Enamar Ramos (2007), Klauss Vianna (2005) e Jussara Miller (2012). Sobre o entendimento da deficiência visual, uso os escritos de: João Vicente Ganzarolli de Oliveira (2002), José Espínola Veiga (1983), Rute Tolocka, Rozangela Verlengia e colabs (2006). Os teóricos de metodologia de pesquisa são: Antônio Carlos Gil (1989), Eva Lakatos e Marina Marconi (2005). Outro mecanismo de coleta de dados desta pesquisa foi a entrevista estruturada aberta, realizada com a professora/diretora Marina Alves Mota e uma de suas bailarinas do grupo de dança Passos Para a Luz de Belém do Pará. Procuro pesquisar as influências exercidas pela dança no aspecto da percepção da bailarina sobre si própria, o ambiente e outros corpos, e como esta influência reverbera na construção da autonomia da pessoa que não vê, mas enxerga através de outras lentes. Os resultados desta pesquisa são surpreendentes no que se diz a respeito as possibilidades de aprendizagem das pessoa com deficiência visual na dança e de como esta pode exercer mudanças significativas na vida desses indivíduos.