Curso de Dança - FADAN/ICA
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Escola de Teatro e Dança /
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Navegando Curso de Dança - FADAN/ICA por Orientador "CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre a teoria e a prática: um estudo histórico-etnográfico da metodologia de ensino do Ballet desenvolvida na Escola de Dança Ballare(2011-07-05) COUTINHO, Lucienne Ellem Martins; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344O presente estudo vincula-se ao Círculo Antropológico de Dança (CIRANDA), projeto de pesquisa do qual sou bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFPA). Nele objetivei fixar em formas pesquisáveis o método Royal Academy of Dancing (RAD), de ensino do Ballet Clássico, na Escola de Dança Ballare, em Belém do Pará. As estratégias e procedimentos metodológicos desta pesquisa foram se configurando ao longo desta trajetória, de acordo com os seguintes momentos: fase teórico-intelectual, marcada pela leitura de livros, textos, artigos, dissertações e teses; fase prática-experimental (trabalho de campo), na qual exercitei a “observação participante” das aulas de Ballet; apliquei entrevistas semiestruturadas com as bailarinas, com as professoras e com a diretora da Escola; transcrevi as entrevistas e analisei os dados coletados. E, finalmente, a fase de competência acadêmica, que corresponde à escrita e à defesa deste Trabalho de Curso (TCC). Começo descrevendo a história da Dança Clássica no Brasil, desde a sua entrada no Rio de Janeiro até sua chegada em Belém do Pará. Conceituo as técnicas trazidas para o país, descrevendo a trajetória do ensino da Dança Clássica, assim como mencionando educadores e métodos que possibilitaram a difusão da técnica clássica na cidade. Finalmente, adentro no universo da Escola de Dança Ballare, descrevendo (Etnografia) a totalidade de uma aula de Ballet e tentando compreender o processo de ensino/aprendizagem do método de Royal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará(2011-06-20) TABORDA, Monike Christina; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344O presente trabalho é resultado de uma pesquisa histórico-etnográfica da “roda” de Danças Circulares dos Povos do Instituto Ocara (IO), tal como costumava ser praticada no Instituto de Artes do Pará (IAP), em Belém, no ano de 2010. Os referenciais teóricos baseiam-se, principalmente, na Antropologia da Dança, na Etnologia Ritual, nos Estudos da Performance e na Antropologia da Experiência, campos epistemológicos que nortearam a interpretação desta cultura dançante. A abordagem histórica (diacrônica) descreve as matrizes culturais de criação e afirmação das Danças Circulares Sagradas, no mundo e no Brasil; enquanto a abordagem antropológica (sincrônica) analisa e interpreta elementos e aspectos socioculturais constitutivos da “roda”, identificáveis a partir da “observação-participante” e da “participação-observante” da pesquisadora, em seu contato direto com a cultura praticante.