Faculdade de Ciências Sociais - FACS/IFCH
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Navegando Faculdade de Ciências Sociais - FACS/IFCH por Orientador "SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Entre linhas: o audiovisual como recurso para o ensino da diversidade na educação básica(2025-03-21) SANTOS, Marcos Vinicius Corrêa; SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos; http://lattes.cnpq.br/6004376537871160; https://orcid.org/0000-0003-2872-7247O presente relatório de experiência tem como objetivo registrar o processo de criação, planejamento e produção do audiovisual documental “Entre linhas: o jeito livre de ser” criado com o intuito de contribuir para a inclusão e compreensão da diversidade de gênero e sexualidade na educação básica. A obra apresenta uma exposição sobre o preconceito, inclusão LGBTQIAPN+ e violências simbólicas utilizando relatos e dados que evidenciam a discriminação enfrentada por essas pessoas. No decorrer do relatório, discussões teóricas são apresentadas, abordando a produção audiovisual no âmbito da modalidade minidocumentário, além de referências a autores que trabalham as temáticas de gênero e sexualidade. O trabalho pretende não apenas cumprir os requisitos acadêmicos de aprovação, mas também promover a reflexão crítica entre os alunos do ensino médio sobre a diversidade de gênero e sexual, além da inclusão mais recorrente desta discussão nos espaços de ensino, destacando a urgência de transformação social em um contexto de desigualdade e preconceito. Dessa forma, acredita-se que o trabalho contribui para as ciências sociais e para a formação de uma consciência social mais justa e inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC(2024-10-03) ALMEIDA, Silvano Pereira de; SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos; http://lattes.cnpq.br/6004376537871160Esse artigo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo analisar o “Caderno de Projeto de Vida” formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) no âmbito da implementação da Lei Nº 13.415/2017, mais conhecida como “Novo Ensino Médio”. Para tanto, primeiro faz uma breve introdução sobre o contexto e o conteúdo dessa lei de reforma do Ensino Médio. Em seguida, traça alguns apontamentos em torno do componente curricular “Projeto de Vida”. E por fim, valendo-se da Análise do Discurso, a partir da corrente fundada por Michel Pêcheux, propõe uma análise do Caderno Orientador de Projeto de Vida do Estado do Pará.