Gravidez na adolescência em um município da Amazônia brasileira: análise dos fatores de risco para a prematuridade, baixo peso e via de parto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

13-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CARDOSO, Gissele Farias. Gravidez na adolescência em um município da Amazônia brasileira: análise dos fatores de risco para a prematuridade, baixo peso e via de parto. Orientador: Sérgio Beltrão de Andrade Lima; Coorientadora: Aldine Lima Cecília Coelho. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7922. Acesso em:.
A gravidez na adolescência é uma questão de saúde pública que envolve diversos aspectos tanto biológicos quanto socioculturais, pois sua ocorrência não está apenas relacionada à idade materna, mas a situações sociais e econômicas nas quais esse grupo de indivíduos estão expostos. Este estudo teve como objetivo identificar o perfil e os fatores de risco associados à gravidez na adolescência através de dados obtidos no SINASC – DATASUS no período de 2012 a 2021, buscando correlacionar tais dados com o número de nascidos prematuros, baixo peso e via de parto no município de Altamira-PA, relacionando-os com a faixa etária materna de 10 a 14 anos (adolescência precoce) e de 15 a 19 anos (adolescência tardia). Trata-se de um estudo epidemiológico, ecológico e descritivo com abordagem quantitativa de dados secundários. Foram encontrados 25.302 nascidos vivos no município de Altamira-PA, dentre os quais 6.522 nascidos vivos são de mães adolescentes, além de apresentarem união consensual, escolaridade abaixo de 8 anos de ensino e serem predominantemente pardas e indígenas. Ademais, observou-se que o número de consultas pré-natais esteve menor nas mães de nascidos prematuros e baixo peso, já sobre o tipo de parto, o vaginal apresenta-se em evidência. Portanto, a presente pesquisa aponta a necessidade de ampliação e integração da saúde com a família e as escolas através de abordagens educativas com temas voltados para o planejamento familiar com o objetivo de potencializar o papel educativo sobre a prevenção da gravidez entre adolescentes.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br

Aparece na Coleção