Influência de resíduos sólidos de caulim e fibras de bambu (Bambusa vulgaris) nas propriedades mecânicas de flexão em compósitos poliméricos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

03-01-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

TAVARES, Maicon Cícero Ferreira. Influência de resíduos sólidos de caulim e fibras de bambu (Bambusa vulgaris) nas propriedades mecânicas de flexão em compósitos poliméricos. Orientadora: Franciele Gomes Ferreira. 2024. 14 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7854. Acesso em:.
Este estudo propõe a produção de compósitos poliméricos híbridos utilizando resíduos de caulim e fibras curtas de bambu (Bambusa vulgaris) tratadas alcalinamente, visando a sustentabilidade ambiental. Foram realizados ensaios de flexão conforme a norma ASTM D790-10, obtendo-se resistência máxima de 108,81 MPa para compósitos com 30% de caulim e 3% de fibras de bambu. A análise por microscopia eletrônica de varredura (MEV) identificou mecanismos de falha como vazios na matriz e "pull-out" das fibras. Concluiu-se que a técnica é viável para aplicações industriais, com potencial de reutilização de resíduos e melhoria das propriedades mecânicas.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI