Geocronologia U-Pb em monazita e zircão do metamorfismo de alto grau do Complexo Tartarugal Grande, região centro-leste do Amapá

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

15-02-2023

Coorientador(es)

LAFON, Jean-Michel LattesORCID

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MIRANDA, Sarah Silva. Geocronologia U-Pb em monazita e zircão do metamorfismo de alto grau do Complexo Tartarugal Grande, região centro-leste do Amapá. Orientador: João Marinho Milhomem Neto. Coorientador: Jean-Michel Lafon. 2023. 94 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Geologia) - Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7318. Acesso em:.
O Complexo Tartarugal Grande (CTG) está inserido no contexto do sudeste do Escudo das Guianas (SEG), na porção nordeste do Cráton Amazônico. No estado do Amapá, o SEG é compartimentado no domínio paleoproterozoico Lourenço (norte), que apresenta evolução envolvendo estágios de subducção em ambiente de arco de ilha e/ou arcos magmáticos continentais e no bloco arqueano Amapá (sul), retrabalhado durante o ciclo orogênico Transamazônico (2,26-1,95 Ga). O CTG está situado na região de transição entre esses dois domínios. Consiste de corpos alongados seguindo o trend regional NW-SE e representa uma associação metamórfica constituída por granulitos félsicos e leucognaisses, por vezes migmatizados, além de rochas máficas ocorrendo de forma subordinada. Possuem protólitos Arqueanos e Paleoproterozoicos. Essa unidade foi envolvida em um evento tectono-termal no final do Riaciano (~2,10-2,05 Ga) que gerou o metamorfismo regional em fácies anfibolito alto a granulito, deformação com caráter heterogêneo em litotipos pré-existentes e reequilíbrio de minerais. Neste trabalho, um neossoma de um leucognaisse migmatítico do CTG foi datado pelo método U-Pb em monazita e zircão por LA-ICP-MS para investigar e comparar a idade de metamorfismo obtida com esses minerais acessórios, com os dados disponíveis para a unidade e com os eventos metamórficos registrados no SEG. Esse neossoma apresenta composição quartzo-feldspática, granulação grossa, e ocorre como bolsões no granada-biotita leucognaisse (paleossoma) que faz contato com um granulito enderbítico. Os dados U-Pb obtidos a partir de monazitas do neossoma apresentaram uma idade média ponderada 207Pb/206Pb de 2058 ± 7 Ma (n = 30, MSWD = 0,15), que foi correlacionado com dados da literatura e interpretada como a idade do pico de metamorfismo regional registrado nas rochas do CTG. As idades 207Pb/206Pb concordantes obtidas em zircão apresentaram-se em um intervalo de 2064 ± 16 a 2167 ± 28 Ma (n = 18), não sendo possível calcular uma idade média. As idades mais novas foram interpretadas como resultantes da reabertura do sistema U-Pb pelo metamorfismo e as mais velhas como remanescentes do protólito. Apenas um ponto apresentou idade neoarqueana de 2676 ± 26 Ma, interpretada como herdada. Os resultados obtidos neste trabalham confirmam que esse evento metamórfico registrado no CTG é coevo ao evento de metamorfismo de ultra-alta temperatura do Cinturão Bakhuis, no Suriname, e ao evento metamórfico já registrado no sudoeste do Bloco Amapá.

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA

Palavras-chave

Geocronologia U-Pb
LA-ICP-MS
Sudeste do escudo das Guianas
Complexo Tartarugal Grande
U-Pb Geochronology
Southeast Guiana Shield

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibgeociências@ufpa.br