Formação de professores de ciências naturais de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Acará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2015

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MATIAS, Maria Helena Ferreira. Formação de professores de ciências naturais de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Acará. Orientador: Pedro Paulo dos Santos. 2015. 47 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7304. Acesso em:.
O presente trabalho é o resultado de pesquisas na área de formação de professores, na especificidade da formação dos professores das escolas do Campo, intitulada Formação Inicial e Continuada dos professores de Ciências Naturais de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola do campo no município de Acará. O objetivo foi Identificar como vem sendo conduzido o processo de formação inicial e continuada dos professores de C.N na escola em questão. A seleção da escola se orientou por ser a maior escola do polo rural do município de Acará, atendendo demanda de alunos dos cinco segmentos Educação Infantil, séries iniciais, séries finais, Sistema Modular de Ensino e etapas da EJA, tornando-se a maior escola a atender o público dessas faixas de ensino. Saber as dificuldades que os professores de Ciências Naturais enfrentam no processo de formação continuada, a minha atuação enquanto coordenadora junto a estes docentes e a diversidade sociocultural dos alunos que compõe a dinâmica educacional da escola. Para a obtenção das informações foram realizadas entrevistas por meio de questionários com os professores que atuam na escola no ensino de Ciências e observação em lócus. O eixo de análise tomou como questão norteadora: a formação inicial e continuada contribui para que os professores de C.N colaborem para o processo de ensino aprendizagem e com a valorização dos sujeitos do campo no sentido de construção de conhecimentos e na conquista de direitos? Após a análise dos dados, concluiu-se que nem a formação inicial e continuada possibilita para uma prática diferente em virtude de inúmeros fatores elencados pelos entrevistados, principalmente no que se refere às políticas educacionais de valorização do magistério direcionadas ao ensino de ciências e das escolas do campo. Os resultados bem como as reflexões sobre a formação continuada indicam que a prática pedagógica dos professores investigados é caracterizada pelo predomínio da aula expositiva, uso do livro didático como um dos principais recursos, insuficiência de aulas práticas de laboratório e de horário destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos. Os resultados apontam para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas que garantam a formação dos professores de ciências em escolas do campo considerando as questões estruturais presentes nas mesmas.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI