Análise geoespacial de vigilância epidemiológica em casos de acidentes por animais peçonhentos nos anos 2010 e 2022 no Estado do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

17-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUZA, Gabriel Angelo Sardinha de. Análise geoespacial de vigilância epidemiológica em casos de acidentes por animais peçonhentos nos anos 2010 e 2022 no Estado do Pará. Coordenador: Marcelo Augusto Machado Vasconcelos. 2024. 27 f. Trabalho de Curso (Tecnólogo em Geoprocessamento) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6574. Acesso em:.
A Geotecnologia é bastante fundamental para orientar os cidadãos e provedores de serviços quanto aos cuidados que devem ter ao percorrer ou ocupar espaços naturais que contém espécies de animais peçonhentos e trazem riscos à saúde humana. O presente relatório técnico-científico tem por objetivo evidenciar o geoprocessamento como importante ferramenta no mapeamento da vigilância epidemiológica e analisar os casos notificados de acidentes por animais peçonhentos nos anos de 2010 e 2022 no estado do Pará. Para alcance desse relatório foi feito busca Datasus e processamento dos dados no SIG por meio dados de arquivos no formato Shapefile (shp) encontrados do próprio site do IBGE – geocódigos dos municípios do estado do Pará e assim realizar a união conhecida como Join - que foi manipulada no próprio Qgis versão 2.18 Las Palmas. O relatório aponta que os sistemas de bancos de dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde foram essenciais na elaboração do relatório, deve-se continuar os investimentos não somente nos sistemas já existentes, mas sim em outros disponíveis. Porém o desafio nesse ponto, seria com relação ao tempo de atualização e retificação dos dados que, de certa forma, geralmente é feito tardiamente e em alguns casos ocorre o não registro de alguns casos de acidentes por animais peçonhentos devido principalmente a falta de acesso à internet e infraestrutura para ocorrer a notificação.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI