As práticas pedagógicas na educação infantil do campo: realidade de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

20-07-2022

Orientador(es)

ARAUJO, Olidete de Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Izani da Silva e. As práticas pedagógicas na educação infantil do campo: realidade de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA. Orientadora: Olidete de Araújo. 2022. 17 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4475. Acesso em:.
O presente trabalho tem por tema as práticas pedagógicas realizadas pela professora de educação infantil do campo. Sendo realizado em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental I, localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA. Consiste em pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com observação participante e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Tem-se por objetivo apresentar e discutir a realidade da escola do campo, evidenciando as práticas pedagógicas presentes, com base no tripé da educação infantil, conforme BNCC – brincar, cuidar e educar. Entendemos prática de ensino como uma ação pedagógica em seus aspectos concretos, baseada em teorias estudadas e analisadas, sustentada pelas realidades educacionais e observação da ação da criança em seu desenvolvimento. Sobre a estrutura da escola e relações estabelecidas, tem-se os seguintes resultados, a sala de aula possui cadeiras e mesas coloridas, adaptadas às crianças, além de diversos cartazes de cunho pedagógico. A professora trabalha com um livro de atividades montado por ela mesma, e dois cadernos específicos, para atividade de sala e de casa. Localizada na beira da estrada, o ruído de automóveis é constante, interrompendo a fala da professora. As crianças são sempre assistidas pela professora e pelo inspetor, no lanche e no brincar. Os pais mantêm boa relação com educadores e funcionários, e, em maioria, preocupam-se com a vida e o desempenho escolar das crianças. Conclui-se que, apesar das dificuldades observadas, no que se refere ao ensino-aprendizagem das crianças, elas estão dentro do que se espera para a faixa etária e nível educacional.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção