Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Beliefs as lens to understand teachers' perspectives over english teaching and learning(2019) SANTOS, Adriele Pinto dos; LIMA, Suzanny da Silva; http://lattes.cnpq.br/0283277406682074Este artigo tem como objetivo investigar e analisar as crenças dos professores das quatro escolas públicas do Ensino médio de Monte Alegre – PA (Francisco Nobre de Almeida, Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará, Fernando Henrique e Carim Melém) acerca do ensino e aprendizagem de Inglês nestas escolas. Para conceituar a palavra “crença”, utilizou-se como referência as ideias de Almeida Filho (1993), Pajares (1992), Gardner (1998), Barcelos (2004), que contribuíram para esta pesquisa com suas definições acerca das crenças dos professores; Paiva (1997), Félix (1999), Moita Lopes 1996) que também enfatizam o estudo das crenças. Para alcançar este objetivo, foi utilizado um questionário com 7 questões e uma entrevista oral informal gravada com os quatro professores que atuam nas escolas de Monte Alegre – PA, visando esclarecer as crenças destes participantes da pesquisa, aonde foi constatado que os referidos professores acreditam ser importante que alunos de escolas públicas aprendam Inglês, porém a maioria dos professores acredita não ser possível aprender as quatro habilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) How does gamification engage public school students?(2022) SILVA, Denilson Deoclides da; CABRAL, Alex Rafael Costa; http://lattes.cnpq.br/8383033071094919O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar o processo de gamificação, ou seja, usar elementos dos videogames como ferramenta pedagógica em situações de não jogos, como ferramenta motivacional de ensino, que podem auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento geral de ensino. Pode-se observar que mesmo com o aumento da popularidade e quantidade de tecnologia além da qualidade dos jogos e recursos digitais, ainda encontramos resistências em termos de empregos esses recursos técnicos são usados como ferramentas para auxiliar o aprendizado. Portanto, estudar a inserção desses recursos na prática em sala de aula é importante para avaliação interesses e potencial dos alunos. Este trabalho visa elencar múltiplos conceitos de gamificação e suas vantagens e desvantagens, analisar a neurociência como forma de entretenimento e aprendizado, também identificar através do uso de jogos e recursos técnicos e como os alunos fazem uso. A escolha da bibliografia baseia-se nas obras que possam responder as inquietações que o assunto despertou, pois muitas foram elas e através delas fez-se possível angariar dados essenciais na compreensão desse assunto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Foreign language influence and the process of naming people: anthroponimic analysis of Letras students names who enrolled in the selection process 2019, Campus Altamira-Pará(2019) ALVES, Adrielle Wandello de Souza; FREITAS, Gizelia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/1844852727200026Neste estudo, pretendemos analisar os nomes próprios de origem anglófona na lista de matriculados dos cursos de Letras - Língua Inglesa e Letras - Língua Portuguesa de 2019 da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. O objetivo deste artigo é compreender as motivações por trás do processo de nomeação dos estudantes previamente selecionados através de um levantamento a cerca dos possíveis significados dos seus nomes próprios à luz da hipótese de influências advindas da Língua Inglesa e demais aspectos subjetivos que podem ser analisados dentro dos estudos onomásticos. Como instrumento metodológico quanti-qualitativo para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os sujeitos-alvo desta pesquisa com idades entre 18 a 35 anos sendo, 6 homens e 4 mulheres. Deste modo, a partir destes resultados, é possível mensurar algumas motivações e elementos que podem ter influenciado a escolha destes antropônimos por parte dos pais aos seus filhos havendo, eventualmente, mudanças na ortografia e adaptações fonológicas por falantes de Língua Portuguesa, bem como adições inconscientes de Splinters em nomes masculinos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Phonetics and phonology as an intervention strategy to improve english learning among brazilian students(2019) ROCHA, Danilo Oliveira; FREITAS, Gizelia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/1844852727200026Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O casamento do século: Orgulho e Preconceito de Jane Austen(2019) BARBOSA, Iara Kessia; CARDOSO, Odília; http://lattes.cnpq.br/6696071215900181O presente artigo enfoca na análise da obra Orgulho e Preconceito de Jane Austen no intuito de mostrar como a autora se beneficiou da sua escrita para descrever e criticar a sociedade em que vivia. Situamo-nos na perspectiva da pesquisa bibliográfica para discutir a temática casamento na transição do século XVIII ao XIX. Buscamos fundamentação teórica com Vasconcelos (1995), Amaral (2014), Barros (2013), Biguelini (2013) Zardini (2011), dentre outros. Esta análise literária está dividida em três seções: Na primeira seção apresenta-se um panorama sobre a temática em questão, que é o casamento e o papel da mulher na sociedade. Na segunda seção utiliza-se passagens do livro e apresenta-se a personagem analisada. Na terceira seção é apresentado as opiniões da personagem sobre casamento e como nascer homem era uma questão de sorte, além da visão que se tinha de que todas as mulheres eram prendadas. Na sequencia conclui-se com algumas reflexões à cerca da análise realizada na obra. A finalidade deste artigo então é abrir possibilidades de reflexão sobre a posição da mulher na sociedade e como Jane Austen as abordou em sua obra.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mobile assisted language learning: teachers' perspectives on EFL classes in public schools at Altamira-PA(2019) MACHADO, Jardel Fernandes; CARDOSO, Odília; http://lattes.cnpq.br/6696071215900181Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Case study: Stardew Valley a technological game as tool to enrich english classes(2022) MUNIZ, Jhessy Eduarda Soares; CABRAL, Alex Rafael Costa; http://lattes.cnpq.br/8383033071094919Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) The role of input in learning english in an immersion context: a case study(2019) SANTOS, Joice Keleen Ribeiro; SANTO, Cleide Oliveira do Espírito; http://lattes.cnpq.br/0084499437373146A necessidade das pessoas em aprender outras línguas não é nova. Para tanto, uma variedade muito grande de métodos e técnicas foram estudadas e aplicadas em diversos contextos buscando o bilinguismo e o multilinguismo. Dentre estes, o método de imersão se destaca por ser prático e ativo, onde o aluno passará o maior período possível em contato com a língua alvo. Nesse sentido, escolas oferecem oportunidade de aquisição da segunda língua por meio do conteúdo estudado. No entanto, a maioria das pessoas no Brasil não tem oportunidade de estudarem em escolas bilíngues. De fato, ainda são escassos os estudos sobre o método de imersão neste país e a necessidade de proporcionar ao aprendiz de língua estrangeira o input. O presente trabalho busca demonstrar por meio de um estudo de caso o desenvolvimento de uma criança de 10 anos submetida a um contexto de imersão na aquisição de uma língua estrangeira (inglês) através de sua irmã. A partir das teorias demonstradas no decorrer do trabalho e do teste de nivelamento que busca avaliar o nível de inglês do sujeito em escala internacional e tabela de observação, foi explanado o desenvolvimento da criança no que se diz respeito ao input (compreensão), output (produção oral) e estruturas produzidas por ela.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) The use of playfulness as a resource in the teaching-learning process(2022) ARAUJO, Luana Valentim; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The influence of english teachers' motivation in their teaching practices(2019) LIMA, Mírian Celerino dos Anjos; ANDRADE, Wellen Cleise Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3470177442573570Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) An analysis of the portrayal of the gender performance of Viola in Twelfth Night and She's the Man(2022) SANTOS, Sofia Paez Lindoso dos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170O Travestismo existe há um longo tempo tanto na mídia quanto na realidade, mas comumente é tratado como algo vergonhoso ou ridicularizado. Na peça Twelfth Night de Shakespeare, o tema é tratado diferentemente já que nasce da necessidade de sobrevivência de sua personagem principal. Esse trabalho procura analisar tanto a peça quanto sua adaptação cinematográfica She's the Man e apontar similaridades e diferenças entre as motivações das personagens principais, como elas, de sua própria maneira, desafiam a sociedade patriarcal em que estão inseridas, através de seu travestismo, e como os conceitos de masculinidade e feminilidade influenciam sua performance de gênero. Ele propõe o uso de pensamento crítico ao tratar desses temas cujas ocorrências, de acordo com muitos, são raras nos dias atuais, e como esses trabalhos têm os mesmos problemas enraizados mesmo tendo mais de quatro séculos de diferença.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The perception of english language teaching-learning as FL/L3 by ICEPSA-Altamira deaf in non-bilingual schools(2022) LANGER, Rosiane dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170O presente artigo visa investigar como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira nas escolas de ensino público regular em Altamira a partir das percepções de alunos surdos associados ao Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante dos Surdos de Altamira (ICEPSA), abordando as principais problemáticas vivenciadas no referido contexto escolar. Para esta pesquisa de origem qualitativa foram escolhidos quatro surdos pré selecionados. Concerne às referências teóricas, os estudos de Spasiani (2018), Roque (2018) e Silva (2019), dentre outros autores que discutem a relação dos aprendizes surdos no ambiente educacional. Os dados coletados foram adquiridos por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e os resultados foram descritos em três categorias especificadas no escopo deste trabalho, as quais apontam para a falta de intérpretes de Libras em sala de aula, bem como a falta de material didático adequado aos alunos surdos. Contudo, percebe-se o reconhecimento da importância de aprendizagem do inglês como L3 no cenário individual e global atual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The teaching methodological and pedagogic practice analysis for teaching english as FL/L3 for deaf students(2022) CARDOSO, Kimberly Marjórie dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007O presente estudo trata da análise da prática metodológica e pedagógica de uma professora da rede pública de ensino a qual possui dois alunos surdos frequentes em sua classe. Assim, foram delineados os seguintes objetivos para esta pesquisa: Observar a existência ou não de material específico de ensino de língua inglesa para surdos oferecido pela instituição de ensino ou pelo professor; Verificar a participação e a interação dos alunos surdos durante as aulas de inglês; Investigar se há adaptações inclusivas didáticas das aulas de inglês pelo professor. Esta pesquisa foi realizada por meio de estudo, sustentado pela pesquisa bibliográfica. Entre os instrumentos para coleta de dados, utilizaram-se: observação não participante de um recorte de aulas de inglês e entrevista semiestruturada com a professora selecionada como participante do estudo. Esta pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola pública, ou seja, escola regular na cidade de Altamira-Pará, no norte do Brasil. Os resultados mostraram que tanto o professor quanto a instituição estão cientes da responsabilidade em oferecer um ensino inclusivo e significativo para alunos surdos matriculados na escola pesquisada. É necessário, no entanto, aprimorar as práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos no ensino e aprendizagem do inglês como L3 / LE para alunos surdos, por meio de uma formação continuada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mangas as a strategic resource in english language teaching(2022) COSTA, Gleuciane Milena Delduch da; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perception about english language acquisition through remote teaching at the public school of the city of Placas(2022) MELO, Adriana dos Santos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170Os anos de 2020 e 2021, foram marcados pelas drásticas mudanças e impactos em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, enfrentou diversas crises e impasses em muitas áreas, como por exemplo a educação, com a imediata paralização das aulas, dando início então ao chamado Ensino Remoto Emergencial, tanto em redes privadas quanto públicas. Este trabalho buscou observar a percepção dos alunos de escola pública, em relação ao ensino da língua inglesa durante o período de isolamento social, causado pela Pandemia de Covid 19. Determinou as características do processo de ensino aplicados aos alunos para que fosse continuado o ano letivo. O método utilizado pela escola para a continuidade das aulas, e ferramentas usadas para tornar esse processo possível. O estudo dos dados obtidos possibilitou identificar diferentes dificuldades e até mesmo possibilidades entre os alunos. Uma das principais dificuldades pontuadas foi a falta de interação do professor com os alunos via digital.