Tratamento e reutilização das águas de lavagem de veículos. Estudo de caso do sistema de lavagem rápida do posto de combustível UBN, localizado na Av. Alcindo Cacela esquina com a Rua dos Mundurucus - Belém - PA.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

29-02-2008

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LEÃO, Eduardo Araújo de Souza. Tratamento e reutilização das águas de lavagem de veículos. Estudo de caso do sistema de lavagem rápida do posto de combustível UBN, localizado na Av. Alcindo Cacela esquina com a Rua dos Mundurucus - Belém - PA. Orientador: Milton Antônio da Silva Matta. 2008. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão hídrica e ambiental) - Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2429. Acesso em:.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas - ONU, em menos de 50 anos, mais de 45% da população mundial sofrerá com a falta de água. Em relação à água utilizada na lavagem de veículos, no Brasil, cerca de 32.700 postos de lavagem consomem aproximadamente 3,7 milhões de metros cúbicos por mês, o equivalente ao consumo mensal de uma cidade de 600 mil habitantes (TABOSA, 2003). Em Belém, são 480 postos de lavagem licenciados pela prefeitura, excluindo empresas de ônibus, transportadoras e revendas de carros (fonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA). Este estudo visou à pesquisa e ao desenvolvimento de um processo de tratamento e reciclagem da água na lavagem de veículos. Esse tratamento, desenvolvido no Laboratório da Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA gerou um sistema confeccionado em fibra de vidro de baixo custo, que proporcionará a reutilização da água e um baixo custo de operação para o empreendimento. O sistema de tratamento foi orçado também em alvenaria e em concreto armado, porém o de fibra de vidro mostrou ser o mais viável economicamente e operacionalmente. Esta proposta de sistema de tratamento consiste: em uma caixa de areia, para remover sólidos suspensos grosseiros; uma caixa separadora de água e óleo, para remover óleos, sabão e detergentes contidos no efluente; um sistema dosador de floculante; um decantador/floculador de eixo horizontal; filtragem rápida; e sistema de recirculação com bombeamento automático e reservatório de água limpa. Esse sistema de tratamento tem como umas das suas metas, ser patenteado e difundido para todo o município, a fim de diminuir o desperdício de água tratada e de boa qualidade que já é mais de 50% em Belém (COSANPA, 2007). O trabalho apresenta um estudo de caso detalhado das etapas técnicas do sistema de tratamento, e discute o potencial na preservação da água: fonte de vida.

Fonte

Fonte URI