A utilização das tecnologias da informação no processo avaliativo na disciplina de matemática: uma abordagem do aplicativo plickers

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

11-07-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PASTANA, Delson Ferreira. A utilização das tecnologias da informação no processo avaliativo na disciplina de matemática: uma abordagem do aplicativo plickers. Orientador: Genivaldo Correa dos Passos. 2019. 73 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2291. Acesso em:.
No terceiro milênio o uso das tecnologias de informação traduziu perfeitamente a atual maneira de ver o mundo e de se relacionar com ele, como consequência natural, esses fatos trouxeram uma série de transformações sociais, comportamentais e econômicas que interagem, criando novas formas de compreender a educação e suas práticas realizadas em sala de aula. No presente trabalho foi usado as TDIC’s (tecnologias digitais de informação e comunicação) para realizar um processo de avaliação em sala de aula, por meio do aplicativo Plickers, que é o foco principal do trabalho. Assim, oferecer subsídios para que os professores desenvolvam o ajuizamento do ensino da matemática de maneira satisfatória. E para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão das TDIC’s no ensino-aprendizagem em matemática e a avaliação. Após essa abordagem, foi executada uma prática de aferição direcionada aos alunos do 9º ano da escola estadual Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes, após, foi aplicado questionários aos alunos e professor acerca do método utilizado tendo como ferramenta o aplicativo Plickers, a fim de identificar a receptividade e eficiência de seu emprego na escola.

Fonte

1 CD-Rom

Fonte URI

Aparece na Coleção