A distorção idade-série nos 5º anos do ensino fundamental em uma escola no município de Barcarena

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23-07-2018

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ANJOS, Lucinda Dias dos. A distorção idade-série nos 5º anos do ensino fundamental em uma escola no município de Barcarena. Orientadora: Larissa de Nazaré Carvalho de Aviz. 2018. 78 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1493. Acesso em:.
O presente trabalho tem por objetivo compreender as ações mobilizadas pela equipe gestora e pelos professores para a resolver a problemática da distorção idade- série presente nas turmas do 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jarbas Passarinho, em Barcarena-Pará. Como objetivos específicos, considera-se: Identificar o perfil dos estudantes com distorção idade-série das turmas do 5º ano; Compreender por meio da percepção da gestão escolar e dos docentes quais fatores têm contribuído para a ocorrência da distorção idade série; Verificar se a escola adota programa/projeto específico para a correção de fluxo. A metodologia constou, de obras de teóricos como Menezes & Santos (2002), Santos (2012), Saviani (2011), Silva (2014), Soares (2015), entre outros que tratam da temática. O segundo passo foi a realização da pesquisa de campo na escola acima citada, e a população pesquisada constou de um professor, um coordenador e doze alunos. Foi possível identificar que um dos fatores da DIS é a repetência constante desses alunos, levando-os a distorção idade- série, o segundo está no fato de muitos sentirem dificuldades no processo de aprendizagem. Compreendemos a partir da concepção docente e gestão escolar que a ausência da família na escola é um fator contribuinte para a ocorrência da DIS. Verificou-se, que a escola adota os programas Novo Mais Educação e Mais Alfabetização como formas de combate a DIS, a equipe gestora realiza encontros voltados para a discutir a problemática da distorção, dá suporte e autonomia para que os professores busquem selecionar o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Concluiu-se, que apesar da escola não possuir nenhum programa específico para a correção de fluxo, tais como: o Avança Brasil e Acelera Brasil, a instituição está toda articulada e empenhada em combater esse quadro e busca diminuir esse índice na escola.

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