Atuação do enfermeiro na manutenção do cateter central de inserção periférica (PICC) em neonatologia: uma revisão de literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2013

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Camila Ferreira da; COSTA, Mayenne Oliveira. Atuação do enfermeiro na manutenção do cateter central de inserção periférica (PICC) em neonatologia: uma revisão de literatura. Orientadora: Roseneide dos Santos Tavares. 2013. 38 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1445. Acesso em:.
O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) vem sendo amplamente utilizado em unidades de terapia intensiva neonatal para acesso venoso a médio e longo prazo, sendo a primeira escolha para acesso central após o cateterismo umbilical. Este estudo tem como objetivo analisar as recomendações disponíveis nas bases de dados para a manutenção e as principais causas de perda do cateter em Neonatos. Trata-se de uma revisão de literatura. A busca do estudo foi realizada a partir de artigos científicos indexados na base de dados BDENF, LILACS, SCIELO, livros publicados acerca da temática, uma tese e três dissertações entre os anos de 2001 a 2012. Utilizou-se como descritores os seguintes termos: Recém-Nascido, Cateterismo periférico, Cuidados de enfermagem. A avaliação do PICC deve ser realizada diariamente e cabe ao profissional de enfermagem a vigilância continua para detecção de alterações relacionadas à infecção da corrente sanguínea. Conclui-se que é fundamental que o enfermeiro esteja capacitado e preparado técnico-cientificamente a identificar todas as possíveis complicações decorrentes da utilização do PICC.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI