Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 6-Jul-2018 |
Title: | PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal |
Creator: | NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das |
First advisor: | CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
Citation: | NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das. PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com 04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006), Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Keywords: | Alfabetização Educação - Política governamental Políticas públicas Professores - Formação Castanhal (PA) |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 DVD |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PnaicPerspectivasEducadores.pdf | 380,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License