Práticas pedagógicas no ensino da matemática para alunos cegos

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

10-09-2025

Orientador(es)

LIMA, Reinaldo Feio Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Lívia Jânia de Matos; SOUSA, Eduardo Santos de. Práticas pedagógicas no ensino da matemática para alunos cegos. Orientador: Reinaldo Feio Lima. 2025. 62 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8577. Acesso em:.
O presente Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo principal apresentar três produções publicadas em dois eventos, dos quais o primeiro que foi chamado de Capítulo I foi publicado nos anais do evento Seminário de Cognição e Educação Matemática (SCEM 2024), já os outros dois Capítulo II e III (um artigo e um capítulo de livro) foram publicados no evento Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciências e Tecnlógias (VI COBICET). O primeiro artigo apresenta uma Revisão da Literatura, seu objetivo foi compreender a maneira que recorrem as abordagens sobre modo de ensino com materiais elaborados e similaridades no enisno de matemática para alunos com Cegueira e Baixa Visão. A metodologia deste seguiu da revisão das ultimas edições do SCEM de 2017 a 2022, com total de 394 arquivos, que foram selecionados 8 usando os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram duas temáticas para organizar os acervos e depois agrupa-los em pontos em comuns. Em conclusão, os textos apontaram um contexto potencializador para a Educação Matemáticade pessoas com deficiência visual. Já o segunto artigo publicado, é fruto da realização de uma extensão em Matemática I desenvolvida na Escola E.E.F.M Stella Maria em Abaetetuba-PA com o uso da caneta de impressão 3D, a aula durou 90 minutos, cujo objetivo era verificar a eficácia da caneta na construção de elementos da Geometria com os alunos do 8° ano. A metodologia foi de caráter qualitativa e a campo, foi usado um pano para vendar os olhos dos alunos para identificarem os elementos, pois fazia parte do planejamento. Os resultados obtidos ajudou na construção dos elementos e dos conceitos matemáticos no qual os alunos estavam aprendendo, e apresentaram dificuldades ao identifcar, pois não estavam conseguindo ver com os olhos cobertos, uma vez que queriamos que os alunos pudessem sentir como é o estudo da colega deles (Viviane) e por ser deficiente visual, não possuir outros instrumentos para estudar. Em conclusão, a caneta de impressão 3D mostrou-se eficaz como ferramenta pedagógica no contexto da inclusão e para refletir a outros professores a usarem outros materiais para a educação. Por fim, o capítulo de livro (Capítulo III), teve como objetivo investigar a Teoria dos Campus Conceituais (TCC) usando propostas didáticas e intervenção. A metodologia foi por meio da Revisãoda Literatura nos trabalhos publicados nos evento Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e IX Seminário Internacional de Educação Matemática (SIPEM). Os resultados apontaram as abordagens educacionais com foco na resolução de problemas e construção de conceitos. Em conclusão, pretende-se contribuir com práticas pedagógicas e reflexão sobre teorias cognitivas na formação docente. Diante da exposição dos materiais mencionados, concluímos que há um dialogo entre eles com reflexões teóricas e registros de experiencias desenvolvidas com uso da Caneta de impressão 3D e outros materiais que possa provocar olhares a outros professores e pesquisadores na área da Educação Matemática Inclusiva.

Fonte

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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