Antes do produto, o processo: uma adaptação da metodologia do projeto arquitetônico para o atendimento de demandas populares no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

01-11-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Glenda de Souza. Antes do produto, o processo: uma adaptação da metodologia do projeto arquitetônico para o atendimento de demandas populares no Brasil. Orientadora: Rachel Sfair Ferreira Benzecry. 2024. 68 f. Trabalho de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém. 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8386. Acesso em:.
A presente pesquisa visa a adequação do Processo Projetual Arquitetônico quando voltado para Habitações de Interesse Social de caráter multifamiliar para além dos condicionantes legais vigentes. Mesmo sendo a periferia o local onde se encontra a maior demanda por melhorias habitacionais, a presença do arquiteto no acompanhamento e desenvolvimento dessas obras permanece escassa, uma vez que a prática arquitetônica usual se mostra limitada para o atendimento das necessidades desse público. Dessa maneira, para a fundamentação dessa pesquisa realizou-se primeiro a análise da NBR 16636/2017 (Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos - partes 1 e 2), acompanhada da apresentação do sistema de trabalho do arquiteto argentino Rodolfo Livingston, chamado El Metodo, e suas possíveis contribuições na formação dos chamados “arquitetos da família”. Para que em seguida fosse feita a contribuição para qualificar o exercício profissional dos arquitetos fornecendo uma nova ferramenta metodológica para a organização e maior fluidez do projeto.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br