. Projeto arquitetônico da casa da mulher brasileira em Belém/PA: um espaço de acolhimento e proteção para as mulheres em situação de violência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

04-04-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GOMES, Laura Maria Moura de Andrade. Projeto arquitetônico da casa da mulher brasileira em Belém/PA: um espaço de acolhimento e proteção para as mulheres em situação de violência. Orientador: Gisa Helena Melo Bassalo. 2025. 82 f. Trabalho de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8380. Acesso em:.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três mulheres no mundo sofre algum tipo de violência ao longo da vida. No Brasil, o problema é alarmante, com estatísticas preocupantes sobre feminicídios e agressões, especialmente na região amazônica. No Pará, foram registrados mais de 5.600 casos de lesão corporal relacionados à violência doméstica apenas no primeiro semestre de 2024. Diante desse cenário, o projeto arquitetônico de um Centro de Atendimento Especializado para Mulheres em Situação de Violência visa integrar um atendimento humanizado, garantindo acessibilidade e funcionalidade no espaço projetado, promovendo o acolhimento e a proteção das vítimas. Para isso, o estudo segue três objetivos específicos: (1) planejar espaços que otimizem fluxos e interações entre os ambientes, (2) incorporar elementos que assegurem conforto, privacidade e segurança às usuárias e (3) garantir que o projeto esteja em conformidade com as legislações e normas técnicas vigentes. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica sobre violência contra a mulher, centros de acolhimento e infraestrutura arquitetônica voltada ao público vulnerável. Além disso, são analisados dados estatísticos sobre violência no estado do Pará e referências de projetos semelhantes no Brasil e no mundo. A pesquisa de campo envolve a análise do terreno e do entorno da futura Casa da Mulher Brasileira, considerando fatores como infraestrutura urbana, transporte, acessibilidade e condições climáticas da região amazônica. O projeto é estruturado em três setores principais: o Bloco Proteger, voltado às funções jurídicas e administrativas; o Bloco Acolher, onde são realizados atendimentos assistenciais e psicológicos; e um bloco de serviços que conecta as demais áreas. A proposta prioriza a acessibilidade universal, garantindo que todas as mulheres possam se locomover com segurança e autonomia. O paisagismo desempenha um papel essencial na criação de um ambiente acolhedor, utilizando espécies vegetais adaptadas ao clima amazônico para proporcionar conforto térmico e áreas de convivência sombreadas. Além disso, os materiais e sistemas construtivos foram selecionados com foco na durabilidade, eficiência energética e conforto ambiental. O projeto inclui detalhamentos técnicos como plantas, cortes, fachadas e representações tridimensionais, facilitando a compreensão espacial e a integração com o entorno. O trabalho contribui para o aprimoramento do atendimento especializado às mulheres em situação de violência, oferecendo um modelo replicável para futuras iniciativas semelhantes.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br