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Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 4-Nov-2004
Title: Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança
Creator: TENÓRIO, Natanael Magno
First advisor: FREITAS, Waldete Brito Silva de
Citation: TENÓRIO, Natanael Magno. Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança. Orientadora: Waldete Brito Silva de Freitas. 2024. 38 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7717. Acesso em:.
Resumo: O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.
Abstract: The CoreoBrigue dance project – which is inspired by the history of the clown brig, during its creative process, has raised at each meeting possibilities for experimentation and poetic creation in the body based on the conceptual proposals by Laban (factors of movement), and the dance improvisation method from the perspective of José Gil, whose bodies transform and transcribe narratives arising from significant chance in time/space and thus weave choreographic body scores based on the inducing context of the clown brig massacre. In the meantime, the multiple experiences traversed by the body, through the countless body laboratories, have been transformed into dramaturgical resources – resources that, from the methodological perspective of bricolage based on Kincheloe's concepts, come from experimentation, analysis and integration of variants to obtain a result, whose involved bodies travel in “unknown seas”, in which they unfold in a real and imaginary making of the scene. In this context, the body no longer behaves like an ordinary body, but rather as a body that transcends itself, that makes do with what is around it, in which the freedom to create, to observe, to feel, has become a poetic scene.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança
Improvisação na dança
Dança moderna
Coreografia (Dança)
Dance
Dance improvisation
Modern dance
Choreography (Dance)
Type of access: Acesso Aberto
Source: Via e-mail
Appears in Collections:Curso de Dança - FADAN/ICA

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