Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Issue Date: | 29-Sep-2023 |
Title: | As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal |
Creator: | OLIVEIRA, Higor Lameira de |
First advisor: | MORAES, Jones Souza |
Citation: | OLIVEIRA, Higor Lameira de. As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7347. Acesso em:. |
Resumo: | Este texto tem como objetivo analisar as contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados proporcionam na prática docente dos alunos da Universidade Federal do Pará – UFPA, campus de Castanhal, especificamente do curso de Licenciatura em Matemática. Entre outras questões que nos impulsionaram à escrita desta pesquisa, temos como pergunta de estudo: Quais as possíveis contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados podem trazer à formação e à prática docente dos licenciandos em Matemática? Para isto, como aporte teórico, apoiamo-nos em Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Valente; Bertini e Morais (2017); e Itale Luciane Cericato (2016). Tais autores compreendem a sala de aula como um espaço de diálogos, de prática docente e de construção da identidade do docente. No que se refere ao desenvolvimento do presente estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, por compreendermos esta como um meio fluído, que se dedica a interpretar e compreender os resultados de modo flexível. Assim, realizamos entrevistas com futuros docentes estes licenciandos da UFPA, campus de Castanhal de modo a buscar compreender por meio dessas narrativas dos entrevistados como estes concebem a disciplina de Estágio Supervisionado na formação do licenciando em Matemática. Em nossas conclusões, a interpretação das entrevistas nos aponta que a disciplina de Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, sendo assim, essencial para os cursos de licenciatura. |
Abstract: | This text aims to analyze the contributions that supervised internship subjects provide in the teaching practice of students at the Federal University of Pará – UFPA, Castanhal campus, specifically in the Mathematics Degree course. Among other questions that drove us to write this research, our study question is: What are the possible contributions that supervised internship subjects can bring to the training and teaching practice of Mathematics graduates? For this, as a theoretical contribution, we rely on Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Brave; Bertini and Morais (2017); and Itale Luciane Cericato (2016). These authors understand the classroom as a space for dialogue, teaching practice and the construction of the teacher's identity. Regarding the development of this study, we opted for qualitative research, as we understand this as a fluid medium, which is dedicated to interpreting and understanding the results in a flexible way. Thus, we carried out interviews with future teachers, these undergraduates at UFPA, Castanhal campus, in order to understand, through these interviewees' narratives, how they conceive the Supervised Internship discipline in the training of undergraduate students in Mathematics. In our conclusions, the interpretation of the interviews shows us that the Supervised Internship discipline is of utmost importance for future teachers, and is therefore essential for undergraduate courses. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Estágio supervisionado Identidade docente Supervised internship Teaching identity |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ContribuicoesEstagiosSupervisionados.pdf | 301,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License