Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7067
Compartilhar:
Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 19-Jun-2024
Title: Feira do agricultor familiar: uma iniciativa digital para fomentar o comércio da agricultura familiar no Pará
Creator: VALENTE, Vinícius Louzada
First advisor: SANTOS, Viviane Almeida dos
Citation: VALENTE, Vinícius Louzada. Feira do agricultor familiar: uma iniciativa digital para fomentar o comércio da agricultura familiar no Pará. Orientadora: Viviane Almeida dos Santos. 2024. 168 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) – Faculdade de Engenharia da Computação, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7067. Acesso em:.
Resumo: A crescente relevância dos negócios digitais se tornou evidente, especialmente durante a pandemia de COVID-19, destacando-se a necessidade de soluções inovadoras para impulsionar os setores econômicos. Neste contexto, este trabalho se propõe a desenvolver, descrever o processo de desenvolvimento e avaliar o e-commerce: Feira do Agricultor Familiar. Esta solução visa ampliar as vendas dos agricultores familiares para regiões do Pará, onde foi identificada a carência de plataformas ativas. A solução adotada foi desenvolver uma aplicação que permite que os agricultores gerenciem seus próprios anúncios na plataforma, colocando-os como protagonistas e promovendo o empoderamento digital neste público que enfrenta desafios ao utilizar soluções digitais. O processo de desenvolvimento abrange as etapas de levantamento de requisitos, casos de uso, modelagem, implementação e refatoração, resultando em uma documentação detalhada. Além disso, foi aplicado um teste de usabilidade, que se baseia no System Usability Scale (SUS). Os resultados da avaliação foram positivos pelo fato de estarem acima da média, atingindo uma média de Índice de Satisfação do Cliente de 75. Esse resultado é crucial para orientar o crescimento e o desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma.
Abstract: The growing relevance of digital business has become evident, especially during the COVID-19 pandemic, highlighting the need for innovative solutions to boost economic sectors. In this context, this work claims to develop, describe the development process and evaluate the e-commerce: Family Farmer Fair. This solution aims to expand the sales of family farmers to regions of Pará where a lack of active platforms has been identified. The solution adopted was to develop an application that allows farmers to manage their own ads on the platform, placing them as protagonists and promoting digital empowerment in this public that faces challenges when using digital solutions. The development process covers the stages of system requirements gathering, use cases, modeling, implementation and refactoring, resulting in detailed documentation. In addition, a usability test was applied, based on the System Usability Scale (SUS). The results of the evaluation were positive in that they were above average, reaching an average Customer Satisfaction Index of 75. This result is crucial for guiding the growth and development of new features in the platform.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA AGRARIA
Keywords: Comércio eletrônico
Agricultura familiar
Sistema web
Engenharia de software
Teste de usabilidade
E-commerce
Family farming
Web system
Software engineering
Usability testing
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia da Computação - FECOMP/CAMTUC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FeiraAgricultorFamiliar.pdf13,54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons