Especialização em Ensino de Ciências - CBRAG

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  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Resíduos sólidos nas escolas públicas estaduais no município de Bragança, Pará
    (2023-10-19) FIGUEIRÓ, Nathálya Rafaelle Brito; BARROS, Daniela de Nazaré Torres de; http://lattes.cnpq.br/7659654922194928; https://orcid.org/0000-0002-7879-9823; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    Ao longo da história, a produção de resíduos sólidos tornou-se uma parte intrínseca da vida humana, e seu aumento progressivo ao longo dos séculos impactou o relacionamento dos seres vivos com o ambiente. Nas escolas, onde uma variedade de resíduos é gerada, a necessidade de plano de gerenciamento adequado se torna fundamental. Este estudo visa caracterizar a gestão de resíduos sólidos em escolas estaduais de Bragança, Pará, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de um plano municipal integrado. Os objetivos específicos incluem a identificação dos tipos de resíduos gerados, a avaliação do sistema de gerenciamento atual e a compreensão da percepção dos gestores e docentes sobre a questão dos resíduos sólidos nas escolas. Foram selecionadas cinco escolas estaduais com base em critérios como distância entre elas e a diversidade de atividades realizadas, utilizando uma abordagem descritiva quali-quantitativa e coletou-se dados por meio de questionários semiestruturados aplicados a gestores e docentes, complementados por observações in loco. Participaram cinco gestores (três diretores e dois vice diretores) e vinte docentes de diversas áreas do conhecimento, todos previamente consentidos por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os gestores mencionaram o papel como o resíduo mais gerado nas escolas, logo em seguida o plástico e resíduos orgânicos. Quando perguntados aos docentes, o papel também foi o mais comum, seguido pelos resíduos orgânicos e plástico. Os resultados apontaram que o papel, plástico e resíduos orgânicos são os resíduos mais comuns nas escolas, com sugestões de que práticas de reciclagem podem ser eficazes em todas as escolas. Quando questionados se a escola possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, 60% dos professores desconhecem a existência de um PGRS, o restante relata que mesmo tendo um gerenciamento, os resíduos tem o mesmo destino. Essas conclusões destacam a necessidade de uma gestão eficiente dos resíduos sólidos nas escolas e a promoção da sensibilização e educação ambiental para avançar em direção a uma sociedade mais sustentável.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
    (2023-10-20) SILVA, Raimundo Laudemiro da; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754
    O mundo contemporâneo vivencia momentos de transformações em diversos setores da sociedade com novas maneiras de permutar informações, acessar, construir e reconstruir ideias de renovação e inovações, em vista de facilitar o modo de agir, comunicar, trabalhar, ensinar e aprender. Neste processo, encontra-se imbuída a cultura digital na qual, com o seu desenvolvimeto, espera-se a formação de cidadãos atuantes no e sobre o mundo, que tenham a capacidade de utilizar, interagir e agir por intermédio das tecnologias. Diante deste cenário, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se apresentam como um importante elo entre professores e alunos visando novas estratégias para ensinar ciências. É neste contexto que objetivamos compreender em que termos a cultura digital se apresenta no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no âmbito do subnúcleo de Biologia do Programa Residência Pedagógica (PRP), partindo das experiências dos residentes atuantes em uma escola pública do município de Bragança-PA, problemazitando e discutindo como tem se dado a inserção das TDIC’s no processo de ensinar e aprender ciências/biologia visando o desenvolvimento da cultura digital na formação do estudantes. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas respondidas pelos sujeitos atuantes no PRP que foram analisadas a luz da análise de conteúdo e deram origem a duas categorias analíticas intituladas: TDICs: desafios da disponibildade e possibilidades na prática docente; Experienciando o uso das TDICs no ensino de ciências/biologia. Os resultados nos mostram que apesar de estamos imersos em uma era digital ainda há um longo caminho a ser percorrido quando falamos em formação, prática docente e desenvolvimento educacional acompanhado à esses avanços, de modo que as tecnologias digitais estejam presentes na sala de aula e façam parte do processo de ensino. De maneira que alunos e professores possam desenvolver habilidades frente a uma nova forma de ensinar e aprender ciências/biologia.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.
    (2023-10-20) CARVALHO, Edinaura Silva de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    Considerando a importância do ensino de Ciências e sua relação intrínseca em todos os campos de existência humana, além de, suas práticas educativas para permitir os processos de ensino aprendizagem, nos interessou estudar a temática recursos didáticos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que termos os professores de Ciências e Biologia fazem uso de recursos didáticos nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo revisão de literatura sistemática. Utilizamos como fonte de pesquisa a base de dados dos portais Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Periódicos Capes, onde foi feito buscas ativas para a apreciação de artigos publicados no período de 2018 a 2022, por meio do uso de descritores. Foi realizada uma descrição sumarizada dos artigos, com atenção as características conceituais que envolvem a temática - recursos didáticos -, a localização temporal e espacial, as questões abordadas pelos professores no uso dos recursos didáticos e as contribuições dos recursos didáticos para o ensinar Ciências e Biologia, precisamente segundo a ótica dos autores dos trabalhos. Para fins de análise dos dados, nos apoiamos na análise interpretativa. Encontramos artigos de todas as regiões do país, com destaque para região Sudeste. Os recursos didáticos utilizados pelos professores variaram do uso de plantas a recursos tecnológicos mais modernos, inclusive alguns recursos foram produzidos pelos próprios professores. Observamos uma quantidade variada de temas trabalhados, como: Zoologia, Microbiologia, Genética, conhecimento científico, pesquisa e saúde. Todos os professores externalizaram contribuições positivas do uso dos recursos didáticos que utilizaram, principalmente nos quesitos motivação dos estudantes e dinamização das aulas. Com a finalização desta pesquisa, temos o intuito de contribuir para elaborar um documento sistematizado para que professores e/ou licenciandos possam conhecer práticas pedagógicas mais recentes que tenham o apoio de recursos didáticos e que possam se inspirar para realizar trabalhos em suas salas de aula.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Discutindo botânica com alunos de Ensino Médio a partir de metodologias ativas
    (2023-09-21) FONSECA, Mara Souza Dos Santos; SILVA, Marivana Borges; http://lattes.cnpq.br/1604205059852571; LINHARES, Marcos Allan da Silva; http://lattes.cnpq.br/4387443111394905; https://orcid.org/0000-0001-9153-3977
    A Biologia Vegetal é um fascinante campo de estudo, pesquisa e aplicações práticas no qual se encontram a morfologia e a anatomia vegetal, imprescindíveis para o conhecimento científico das plantas. A negligência e o desinteresse pelas estruturas que compõem o corpo dos vegetais se devem ao desconhecimento do valor da interação que estes têm com os outros seres vivos, havendo a necessidade de inserir estudos da função destes organismos com ferramentas interdisciplinares de formas claras e didáticas junto a outras ciências. Visando sensibilizar estudantes de ensino médio para a importância de se estudar botânica, despertar o olhar crítico dos envolvidos, considerando suas histórias de vida e conhecimentos adquiridos para discutir a ciência das plantas, foi ministrada uma oficina ecopedagógica com aulas de morfologia vegetal e química para a observação do desenvolvimento do corpo da planta em uma sala de aula da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa . Argentina Pereira, Riozinho/Bragança/ Pará em duas turmas de estudantes do primeiro ano do ensino médio, com trinta estudantes cada, entre quinze a dezessete anos, durante cinco encontros de duas horas/aula cada, entre outubro e novembro de 2022, utilizando-se como metodologia ativa de ensino-aprendizagem o estudo da germinação da semente de fava rajada preta espécie Phaseolus lunatus Lineu (Fabaceae) para a observação do desenvolvimento das estruturas iniciais do corpo da planta. Os estudantes foram distribuídos em equipes de três pessoas, onde cada equipe recebeu um copo descartável com papel higiênico umedecido com água, para ser usado como substrato e três sementes de fava rajada preta, para cuidar, acompanhar, registrar, discutir e desenhar os eventos da germinação. A análise de conteúdo do presente estudo consistiu na exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação dos dados coletados provenientes das rodas de conversa, relatos, desenhos, anotações e diário de campo. Os resultados revelaram o envolvimento dos estudantes no método científico, a partir da observação e construção de hipóteses. A metodologia ativa atingiu seu objetivo e sensibilizou os estudantes para um olhar mais afetivo voltado para ciências botânicas. Com a orientação das educadoras, os resultados foram considerados satisfatórios, visto que os estudantes participaram ativamente das aulas, interagiram e partilharam informações com as professoras sobre a temática proposta, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais mais críticos, reflexivos, colaborativos com capacidade de aplicar conteúdos apreendidos em diversas disciplinas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Mostruários paleontológicos como recurso alternativo para o ensino de Geociências no Ensino Fundamental II
    (2023-10-03) FARIAS, Jarlana Ramos; CHIRA OLIVA, Pedro Andrés; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    O Ensino de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental no Brasil tem se tornando cada vez mais desafiador, o documento normativo da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturado em um ensino prático e especifico da área, o mesmo traz consigo desafios para o educador, uma vez que, o sistema de ensino brasileiro possui fortes resquícios da estruturação do século XIX pautado na educação tradicional (modelo de ensino que não resolve as várias precariedades no sistema educacional brasileiro) mesmo após as reformas, este ainda é bastante presente no contexto escolar. Tendo em vista a dificuldade dos alunos no aprendizado de assuntos relacionados as Ciências, com destaque para temas das Geociências, onde o detalhamento da área de competência não é devidamente direcionado ao aluno, buscamos adicionar em um semestre uma metodologia ativa com destaque para a confecção de material didático para contribuir ao conhecimento dos alunos sobre o tema ‘Evolução e Teorias Evolutivas’. O estudo foi realizado na Escola Prof.ª Yolanda Chaves, em Bragança-PA, em uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental II, onde foi confeccionado satisfatoriamente (100%) pelos alunos em uma aula prática o recurso didático de mostruário paleontológico como, metodologia ativa da aprendizagem, voltada para a contextualização do conteúdo das Geociências. Conclui-se que, as atividades práticas com recursos didáticos (e.g. mostruários) e um acompanhamento ao aluno pode levá-lo a desenvolver interesse pelo conteúdo e desenvolver habilidades de comunicação e socialização.