Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387
Compartilhar:
Tipo: Trabalho de Curso - Graduação - Artigo
Data do documento: 2018
Título: O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
Autor(es): OLIVEIRA, Roseli de
Primeiro(a) Orientador(a): DUARTE, Raimunda Dias
Citar como: OLIVEIRA, Roseli de. O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-açu, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo intitulado “O Gênero Conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual” teve como objetivo geral desenvolver, no aluno, habilidade de leitura e produção textual do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, foi necessário compreender as características e a estrutura do gênero conto; desenvolver a compreensão e a interpretação do conto „O primeiro beijo‟, de Clarice Lispector, e desenvolver a produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como referencial teórico-metodológico Moisés (2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) e Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). O trabalho foi desenvolvido por meio de uma sequência didática com18 aulas voltadas para a leitura e a produção do gênero conto.
Abstract: The present article entitled “The Story Genre as a teaching strategy for reading and textual production” had as general objective to develop, in the student, ability of reading and textual production of the tale genre. To achieve this goal, it was necessary understand the characteristics and structure of the short story genre; develop the understanding and interpretation of the short story 'The first kiss', by Clarice Lispector, and develop written production from the study of the short story genre. The work has theoretical-methodological framework Moisés (2000), the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) and Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). The work was developed through a didactic sequence with 18 classes focused on reading and producing the short story genre.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Palavras-chave: Ensino de leitura e escrita
Gênero conto
Sequência didática
Teaching reading and writing
Short story genre
Following teaching
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Artigo_GeneroContoEstrategia.pdf354,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons